Usando dados do Google Trends, Nestlé criou a nova linha Gerber voltada à nutrição infantil.
No México, Nestlé usa buscas relacionadas à nutrição feitas no Google por mães e pais para criar produtos da nova linha Gerber. Percebendo que muitos pais estavam buscando receitas de alimentos infantis, que iam desde os melhores ingredientes para uma alimentação balanceada até o modo de preparo.
O projeto começou em 2015, época em que houve uma crescente busca por alimentos saudáveis. Um dos perfis de usuários que faziam esse tipo de busca era de mulheres jovens com filhos pequenos.
Porém, o projeto não surgiu do zero, pois no México existe uma nova tendência generalizada na busca de alimentos com alto poder nutritivo, sem processamento e aditivos. Foi usada também como base uma projeção que diz que a procura por produtos orgânicos irá crescer 70% nos próximos cinco anos.
A Nestlé analisou mais de 500 mil buscas no famoso buscador online e investiu cerca de quatro milhões de dólares. O projeto empreendedor é um exemplo de Marketing Cognitivo, onde o desenvolvimento do mesmo é feito a partir do comportamento do consumidor.
Fonte: Exame