Tratamento odontológico em casa? Sim, isso é possível!

Serviço de Home Care Odontológico oferece tratamento a domicílio para pessoas que por algum motivo não podem ou não querem ir ao consultório.

Healthy woman teeth and a dentist mouth mirror

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 10% da população mundial apresenta alguma deficiência (intelectual, visual, auditiva ou física) e 1 em cada 9 pessoas no mundo tem 60 anos ou mais. Esses dados fazem a assistência domiciliar surgir como uma modalidade que visa otimizar custos e proporcionar qualidade de vida a esse público. E pasmem, hoje em dia existe inclusive Home Care Odontológico. Vamos conhecer melhor esse serviço?

O Home Care Odontológico nada mais é do que alguns procedimentos odontológicos que vão desde simples avaliação ou acompanhamento até restaurações e extrações dentariam em domicílio sem que o paciente precise se deslocar, enfrentar o estresse do trânsito ou o inconveniente da sala de espera, além de evitar hospitalizações desnecessárias.

“O público-alvo desse tipo serviço são pacientes com restrições de locomoção, pessoas que tenham medo de frequentar o consultório odontológico ou que, por comodidade, preferiram ser atendidas em casa. Beneficia, especialmente, idosos, pessoas com deficiências física e mental, pacientes com sequelas neurológicas e em situações de cuidados paliativos”, diz Maria Cecília Aguiar, cirurgiã-dentista especialista em Odontogeriatria, atuante há 9 anos em Odontologia Domiciliar e Hospitalar (ODH).

Trabalho em equipe
Normalmente as visitas têm o objetivo de prevenção, tratamento e acompanhamento do estado clínico do paciente. “Porém, nessas sessões devem ser inclusos orientação, treinamento e qualificação da equipe de apoio, que inclui cuidadores e profissionais da enfermagem, uma vez que os cuidados diários de higiene são realizados por estes”, diz a dentista.

Mas Maria Cecília faz questão separar bem as funções de cada profissional da saúde. “Nesse sentido, o papel da Odontologia não é delegar a rotina de cuidados bucais, muito menos sobrecarregar cuidadores ou profissionais de enfermagem. Na verdade, é um trabalho de parceria, onde o cirurgião-dentista vai realizar a higiene junto com esses profissionais, avaliando as principais dificuldades e demonstrando estratégias, técnicas, produtos e instrumentos para superá-las. Essa atuação proporciona, acima de tudo, qualidade de vida e humanização no atendimento”, diz a especialista.

Consultório na mala
Para que tudo isso funcione muito bem, hoje há equipamentos portáteis, de fácil transporte, com os mesmos itens presentes em um consultório convencional, como refletor, motor de alta e baixa rotação, sugador etc. “Conforme o caso, é possível selecionar quais itens levar no dia para otimizar o procedimento. Essa é uma escolha de cada profissional. Eu, particularmente, prefiro ir equipada de forma o mais completa possível, para evitar imprevistos durante o atendimento”, diz Maria Cecília.

Financeiramente acessível?
A maior parte desses serviços é particular e o custo é mais alto do que o de um atendimento em ambiente de consultório. Porém, hoje há alguns planos de saúde que já incluem esse tipo de atendimento e, em alguns locais, é uma realidade via Sistema Único de Saúde (SUS). “No SUS, há dentistas em várias equipes do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) que prestam assistência em domicílio a pessoas com dificuldade de locomoção e pacientes crônicos”, diz a especialista.

Fonte: Terra