Graduado em Ciências Biomédicas pela Escola Paulista de Medicina. Pós-graduado em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e MBA Executivo pelo Ibmec. 29 anos de experiência profissional na indústria farmacêutica, sendo 25 anos em marketing, em 7 diferentes empresas de diferentes nacionalidades e culturas: Bayer (alemã), Biosintética (brasileira), Asta Medica (alemã), Astra (sueca), Pfizer (americana), Sanofi-Synthelabó (francesa), Torrent (indiana), Hypermarcas e Nova Química (brasileiras). Atividades acadêmicas no curso de Biologia pela Universidade Santa Cecília dos Bandeirantes. Atividades acadêmicas no curso de Gestão de Marketing e produtos pela BSP. Atividades acadêmicas no curso de Gestão de Marketing e Produtos Farmacêuticos pela Fundação Osvaldo Cruz.
Veja nesta aula grátis o docente do Portal EaDPLUS Dr. Sergio Perelman falando sobre o escopo da função do gerente de produtos.
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O curso irá mostrar qual o papel estratégico do marketing nas empresas farmacêuticas, exibindo a importância da gerência de produtos na elaboração e implementação de planos de marketing e relacionamento ético com as demais áreas das empresas e com a classe médica.
Traremos um melhor relacionamento com força de vendas e classe médica, baseado nas regulamentações da Anvisa.
Neste módulo você entenderá o papel do departamento de marketing e do gerente de produtos na organização e como obter compromisso das demais áreas de empresa, principalmente a área de vendas, para o adequado planejamento e execução dos planos anuais de marketing.
Você entenderá também o papel das empresas na sociedade moderna.
Você conhecerá como o marketing evoluiu ao longo da história moderna.
Você entenderá o escopo da função de gerente de produtos e de serviços, área que cresce muito no Brasil.
Por fim, você saberá quais são as competências essenciais para o executivo de marketing farmacêutico atender as expectativas da empresa.
Neste modulo você conhecerá o conceito de ciclo de vida de produtos, com foco em medicamentos.
Você aprenderá como estender ao máximo a vida de um medicamento, executando ações de marketing farmacêutico eficazes para cada etapa.
Você aprenderá a manejar preços, lucros, investimentos, etc. em cada etapa do ciclo de vida de um medicamento.
Você conhecerá o conceito de difusão e adoção de medicamentos.
Você aprenderá a executar diferentes estratégias em cada etapa do ciclo de vida de um medicamento.
Por fim, você entenderá a importância do conceito da matriz de BCG e sua relação com o ciclo de vida de um medicamento.
Nestes módulos você conhecerá em detalhes o famoso conceito dos 4 P´s de marketing e como o gerente de produtos deve manejar preço, praça, produto e promoção/propaganda para obter o melhor retorno sobre investimentos de marketing.
Você aprenderá que o gerente de produtos pode influenciar os níveis, velocidade e composição da demanda.
Você saberá que existem 8 estados de demanda e como avalia-los.
Você entenderá o conceito de marketing mix ou composto de marketing.
Você também conhecerá o conceito dos 5 C´s de Marketing.
Você terá conhecido também o importante conceito das 5 forças competitivas de Porter, que regulam a relação de nossa empresa com a concorrência.
Ao fim deste módulo você aprenderá o valor da marca e quais as vantagens de se ter uma marca reconhecida.
Este módulo é especialmente interessante para aqueles profissionais que gostam de dados e informações de mercado, visando saber onde seus produtos se inserem e qual o caminho mais rápido para se alcançar as metas estabelecidas pela empresa.
Você conhecerá a diferença entre dados primários e secundários.
Você saberá quando e como realizar uma pesquisa de mercado; se qualitativa ou quantitativa?
Você conhecerá as diferentes fontes de informações de mercado.
Você conhecerá também o importante conceito de segmentação de mercado, de forma a otimizar os investimentos de marketing e como uma boa pesquisa de mercado confirma o processo de segmentação de mercado.
Por fim, você saberá qual a melhor estratégia indicada pelas pesquisas de mercado executadas.
Neste módulo você entenderá porque uma empresa precisa constantemente lançar novos produtos.
Você conhecerá o conceito de inovação, fortemente relacionado a lançamentos de novos produtos.
Você também conhecerá todos os estágios desde a idéia até o lançamento efetivo de um novo produto.
Finalmente, você aprenderá a redigir, executar e controlar um efetivo plano anual de marketing, passando pelo sumário executivo, situação atual de marketing, análise SWOT, definição de objetivos qualitativos e quantitativos, estratégias, posicionamento e táticas promocionais, até o demonstrativo de resultados.
Farmacêuticos, Químicos, Engenheiros químicos e Estudantes de graduação.