Como melhorar o atendimento na nutrição

A cada dia, a exigência dos pacientes aumenta. Afinal de contas, eles estão cada vez mais antenados e isso é normal. Mas, o que você pode fazer para estar sempre um passo à frente e superar as expectativas?  Veja como tornar o atendimento dos seus pacientes ainda mais incrível.

 

Dicas para melhorar o atendimento na nutrição

 O encantamento começa antes da consulta: 

Tudo começa já no primeiro ponto de contato, seja redes sociais, seu site profissional ou a recomendação de um conhecido. E um dos momentos mais importantes é quando o paciente te procura para saber mais sobre os seus serviços e de fato agendar a consulta. Como é feito o atendimento? Como são as orientações? Caso não seja você, a pessoa está treinada para fornecer todas as informações e benefícios do seu trabalho de forma profissional e acolhedora?

 Escuta empática e atenciosa:

No momento da consulta, você sabe, o nutri precisa ser também um pouco psicólogo.  Ouvir as dores e necessidades do paciente é fundamental para poder entregar o melhor plano alimentar possível, que atenda suas demandas e seja totalmente personalizado.

Graças à tecnologia, esse preparo pode começar muito antes do momento no consultório. Afinal, existem ferramentas, como o Questionário Pré Consulta, que permitem que o nutri otimize o tempo e deixa a anamnese mais objetiva.  Ele nada mais é que um formulário em que o nutricionista envia perguntas como histórico, patologias, objetivos, comportamentos alimentares e necessidades para que o paciente preencha antes da visita.

 

 

 

Assim, o nutri já terá riqueza de informações no momento da consulta, que será muito mais proveitosa com tudo isso em mãos.

Em alguns softwares, como o Dietbox, o rastreamento metabólico também pode ser feito antes da consulta, enviando o mesmo por e-mail para o paciente. Com essas funcionalidades, você já poupa tempo e pode dedicar o momento da consulta somente para aquilo que for mais estratégico.

Entregáveis já na primeira consulta:

Com certeza você já teve pacientes que chegam no consultório desesperados para começar a dieta ontem, não é? A experiência do seu cliente é muito mágica quando ele já sai da consulta com algo em mãos, mesmo que seja simbólico (como o aplicativo de acompanhamento instalado no smartphone) ou temporário (como uma lista qualitativa de alimentos).

O sonho de muitos profissionais é conseguir finalizar a consulta já com o plano alimentar em mãos. E com a ajuda do Dietbox, isso é possível. Afinal, você conta com:

  • Modelos de cardápios, refeições e receitas;
  • Cálculos automáticos e precisos;
  • Alimentos Equivalentes e busca de alimentos por nutrientes;
  • Lista de compras automática;
  • E muitos mais…

Aplicativo para o paciente:

Optar por um software que oferece um aplicativo para que o paciente possa ter um acompanhamento nutricional mais próximo e duradouro tem diversas vantagens. Isso, tanto para o próprio paciente quanto para o nutricionista. Assim, o paciente sai já com um material da consulta e conta com diversos benefícios como acesso ao plano alimentar, chat com o nutri, lista de compras, entre outros.

Mostre uma visão geral do acompanhamento:

Depois da maratona que inclui anamnese completa, exame físico, avaliação antropométrica e, muitas vezes, o próprio plano alimentar, não deixe de comentar com o seu paciente que este é apenas o primeiro passo. É importante que você deixe claro que serão necessárias mais X consultas e, de preferência, já deixar agendado o próximo retorno. Isso porque, muitas vezes, o paciente não tem consciência de que se trata de um acompanhamento a longo prazo.

A transparência é fundamental para engajar seu cliente. Afinal, em tempos de imediatismo e ansiedade é comum que as pessoas achem que uma única consulta com o nutricionista possa resolver — magicamente — os seus problemas.

 

FONTE: https://blog.dietbox.me/como-melhorar-o-atendimento-na-nutricao/