A primeira regra de marketing é escolher um nicho para se dedicar, para garantir um crescimento mais sólido. Quando você escolhe uma área de atuação que você ama trabalhar, você se aprofunda mais e se torna especialista. A escolha do nicho é fundamental para sua comunicação ser atrativa e ganhar visibilidade.
O que é um nicho?
Nicho de mercado é um recorte dentro de um determinado segmento, formado por um grupo de pessoas com interesses, necessidades e preferências similares. Dentro da nutrição são exemplos de nicho:
- Emagrecimento Estético;
- Grandes Emagrecimentos;
- Atletas de Elite;
- Bariátrica;
- Crianças e Adolescentes;
- Fitness e Wellness;
- Vegetarianismo;
- Diabetes;
- Doenças Renais;
- Tentantes e Gestantes;
- DCNT;
- Saúde da Mulher;
- Alergia e Intolerância Alimentar;
- Gerontologia entre outros;
Basicamente os nichos têm particularidades próprias e podem ser amplos, como Materno Infantil, ou específicos, gestantes ou tentantes.
Nicho x abordagem
Muita gente confunde nicho com abordagem e é importante frisar a diferença entre eles. Nicho é o grupo de pessoas com um problema ou objetivo em comum que você irá ajudar a solucionar. A abordagem é a forma como você irá atendê-las.
Portanto, Nutrição clínica tradicional, funcional, ortomolecular e comportamental são abordagens e não nichos.
Ao escolher uma dessas abordagens, é como se colocássemos um óculos e atendêssemos nossos pacientes sob essa ótica.
Dentro de cada uma dessas abordagens é possível atender diversos nichos. Por exemplo, é possível atender mulheres com transtornos alimentares sob a ótica comportamental, assim como emagrecimento para adolescentes, por exemplo.
Reeducação Alimentar não é nicho
Outro ponto polêmico deste tema!
Vejo muitas nutris usando esse título para definir seu público. Na minha visão, reeducação alimentar e educação nutricional devem ser feitas com todos os pacientes. Independente do objetivo final, essa é a nossa missão.
Por que escolher um nicho?
Quando você trabalha em apenas um nicho, você passa a se dedicar totalmente a entender profundamente aquela persona, a estudar somente coisas relacionadas àquele problema, você se especializa. Então, além de se tornar um profissional mais qualificado naquele nicho, você se torna especialista e referência na área.
Ao se posicionar para um público específico, falando diretamente com ele, você estabelece um canal de comunicação sólido e as chances de você criar uma conexão real e forte aumentam consideravelmente. O que faz toda a diferença na captação de pacientes.
Como escolher um nicho
Essa é a grande questão para muitos nutricionistas. Recebemos centenas de mensagens com a mesma dúvida: “Não consigo escolher meu nicho”
E está tudo bem, você não está sozinho. Isso é normal. É uma decisão importante. Mas a boa notícia é: ela não precisa ser uma escolha definitiva, ela pode mudar.
Em geral, para escolher um nicho devemos considerar nossas experiências, desejos e afinidades. A oportunidade, por si só, não é um fato que pode ser levado em conta.
Recomendo sempre listar os nichos, pessoas ou problemas que você quer ajudar. Anote em um papel os primeiros que vierem a sua cabeça. Depois pontue cada um deles com uma nota de 0 a 10. Para essa avaliação considere todas as variáveis e particularidades e cada nicho. É válido fazer uma pesquisa para entender mais sobre esse público e a demanda na sua região. Elenque todos os pontos positivos e negativos de cada um deles e faça uma análise.
Um deles vai fazer seu coração bater mais forte, esse será o seu escolhido.
Posso ter dois nichos?
Existem exceções. Ter dois nichos é melhor do que ter todos. Se você está bem no início da carreira e realmente não sabe qual escolher, pode, mas escolha nichos que sejam complementares ou próximos, exemplo: wellness e fitness + emagrecimento.
Como por exemplo em oncologia e atletas de alta performance, dois nichos extremamente complexos e distantes. Pensando como seria a divulgação, as redes sociais e o tipo de conteúdo que essa pessoa teria que estudar tanto de um nicho quanto de outro, para ser excelente nos dois.
Como mudar de público-alvo?
Nicho não é uma sentença de morte. Vivências pessoais, experiências ou até surgimento de novos segmentos, por exemplo um esporte como Crossfit, podem te levar a nichar ainda mais o seu público ou até a mudar seu nicho.
Essa transição não precisa ser radical. Ela pode acontecer de forma gradativa, finalizando o tratamento dos pacientes que você atende, enquanto, paralelamente, você muda seu posicionamento nas redes sociais: deixando claro sua nova missão, introduzindo conteúdos específicos para esse novo público na sua agenda editorial e, por fim, direcionando sua PUV (Proposta Única de Valor) para essa persona.
Se a mudança for extremamente radical, você pode considerar arquivar os posts antigos, mudar identidade visual e filtrar seus seguidores.
E o que fazer quando um paciente não é do meu nicho?
Se você identificar que o objetivo da pessoa difere do que você trabalha, o ideal é que encaminhe o paciente para outro profissional especializado.
Como qualquer escolha, mudar de nicho tem seus desafios e consequências. Nesse caso, é totalmente normal ao passar a aceitar somente esse novo tipo de paciente, o faturamento cair. Aos poucos, colocando em prática as ações de marketing, você irá começar a atrair o público certo e restabelecendo sua captação e faturamento.
FONTE: https://amoremnutrir.com.br/nicho-na-nutricao-por-que-voce-deve-ter-um-e-como-escolher/