Pós-graduação em Cinesiologia, Biomecânica, Fisiologia e Treinamento Físico

Objetivos do curso

GERAL:

Proporcionar aos profissionais o estudo e discussão dos princípios teórico-práticos que norteiam a Cinesiologia, Biomecânica, Fisiologia e Treinamento Físico.

ESPECÍFICOS

  • Conhecer os aspectos e as relações entre a Cinesiologia, Biomecânica, Fisiologia e o Treinamento Físico.
  • Estabelecer a importância da Cinesiologia, Biomecânica, Fisiologia e Treinamento Físico no desenvolvimento motor do indivíduo.
  • Entender a intervenção multidisciplinar da Cinesiologia, Biomecânica, Fisiologia e Treinamento Físico.

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Capítulo 1: Metabolismo celular e bioenergética.

1.1 Estruturas celulares: adaptação celular ao exercício físico.
1.2 Macronutrientes: fonte de energia para o exercício físico.
1.3 Vias metabólicas: “atores” envolvidos na produção de energia.

Capítulo 2: Interação do sistema nervoso central (SNC) e sistema músculo esquelético (SME).

2.1 SNC: adaptações e controle do movimento humano.
2.2 SME: componentes e funcionamento.
2.3 Treinamento resistido: síntese proteica, hipertrofia e organização.

Capítulo 3: Respostas dos sistemas fisiológicos durante os exercícios físicos.

3.1 Fisiologia cardiorrespiratória/cardiovascular e exercício físico.
3.2 Fisiologia endócrina e exercício físico.
3.3 Transição metabólica: limiares aeróbios e anaeróbios.

Capítulo 4: Condições ambientais e público especial.

4.1 Respostas fisiológicas para exercício físico no frio e no calor e altitude.
4.2 Patologias exercício físico.
4.3 Envelhecimento, gestação exercício físico.

Capítulo 5: Treinamento físico e avaliações de aptidões físicas.

5.1 Treinamento de força/aeróbio: adaptações fisiológicas e prescrições.
5.2 Avaliação força e potência.
5.3 Avaliação cardiorrespiratória.

 

Capítulo 1: Introdução ao treinamento desportivo.

1.1 Definição.
1.2 Objetivos e princípios.
1.3 Histórico e evolução.
1.4 A evolução do treinamento desportivo no Brasil.
1.5 Acompanhamento e evolução dos atletas.

Capítulo 2: Princípios do treinamento desportivo.

2.1 Princípio da individualidade biológica.
2.2 Princípio da especificidade.
2.3 Princípio da adaptação.
2.4 Princípio da sobrecarga.
2.5 Princípio da supercompensação.
2.6 Princípio da continuidade.
2.7 Princípio da reversibilidade.

Capítulo 3: Métodos didáticos da preparação desportiva.

3.1 Método de influência prática.
3.2 Método de ensino da técnica de ações motoras.
3.2.1 Método de exercício de carga contínua.
3.2.2 Método de exercício de carga intervalada.
3.2.3 Método de exercício de carga mista.
3.3 Método competitivo. 3.4 Método de Jogo.
3.5 Método de influência verbal.
3.6 Método de influência competitiva.

Capítulo 4: Meios didáticos da preparação desportiva.

4.1 Classificação dos exercícios.
4.2 Exercício competitivo.
4.3 Exercício preparatório geral.
4.4 Exercício preparatório especial.

Capítulo 5:Capacidades físicas e periodização do Treinamento desportivo.

5.1 Treinamento das sete capacidades físicas.
5.2 Periodização.

 

Capítulo 1: Sistema energético.

1.1 Energia para a atividade celular.
1.2 Bioenergética: síntese de ATP.
1.3 Sistemas energéticos e exercício.

Capítulo 2: Regulação e neurofisiologia.

2.1 Substâncias transmissoras excitatórias e inibitórias.
2.2 Sistema Nervoso e Habilidades Motoras.

Capítulo 3: Neuromuscular

3.1 Efeito do exercício sobre o músculo esquelético: equilíbrio térmico e regulação da temperatura.
3.2 Adaptações músculo esqueléticas ao treinamento físico aeróbico contínuo e intermitente.

Capítulo 4: Impacto da regulação hormonal no exercício.

4.1 Adrenalina.
4.2 Endorfina.
4.3 Noradrenalina.
4.4 Hormônio do crescimento.
4.5 Serotonina.

Capítulo 5: Impacto na resposta cardiovascular.

5.1. Respostas cardiovasculares ao exercício físico agudo dinâmico e estático.
5.2. Efeito do treinamento físico no sistema cardiovascular.

 

Capítulo 1: Educação Especial

1.1 Fundamentos Pedagógicos na Perspectiva Inclusiva
1.2 Marco Legal: Documentos Nacionais e Internacionais
1.3 Aspectos sociais e inclusão: Multiculturalismo

Capítulo 2: Desenvolvimento Humano e Aprendizagem

2.1 Didática na Educação Inclusiva
2.2 Projeto Pedagógico e Currículo na Educação Inclusiva

Capítulo 3: Deficiência Física

3.1 Principais causas da deficiência física
3.2 Deficiências múltiplas na perspectiva da deficiência motora
3.3 Alterações sensoriais e motoras

Capítulo 4: Educação e Acessibilidade

4.1 Acessibilidade física e pedagógica
4.2 Métodos, Técnicas e recursos para atendimento
4.3 Legislação e normas específicas

Capítulo 5: Inclusão Social

5.1 O papel do Estado e da Escola na Inclusão
5.2 A sociedade e a família

 

Capítulo 1: EDUCAÇÃO FÍSICA – CONCEITOS, OBJETIVOS E ATUAL SITUAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA.

1.1 Estado da arte: Das reformas de Couto Ferraz e Leôncio de Carvalho à educação física da ordem e progresso.
1.2 O presente da prática – qualidade de vida, saúde e inclusão.
1.3 Uma linha do tempo da prática.

Capítulo 2: O PENSAMENTO INCLUSIVO – A EDUCAÇÃO FÍSICA E SUAS ADAPTAÇÕES.

2.1 Deficiências, exclusão e história.
2.2 O pensamento inclusivo e as adaptações necessárias.
2.3 O corpo e os sentidos no conceito inclusivo.

Capítulo 3: PSICOMOTRICIDADE E CULTURA DO MOVIMENTO.

3.1 Os cinco sentidos, movimento e aprendizagem: a psicomotricidade e suas contribuições.
3.2 As conexões entre educação física adaptada e o desenvolvimento global do aluno com deficiência.

Capítulo 4: EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA E SUA AMPLITUDE INTERDISCIPLINAR.

4.1 Educação Física Adaptada e suas práticas alternativas.
4.2 Ciência do movimento principais deficiências.

Capítulo 5: APLICABILIDADE: EXPERIÊNCIAS, CASOS E VIVÊNCIAS.

5.1 Práticas e possibilidades.
5.2 Percepções docentes e alunos.
5.3 Habilidades inerentes ao profissional de educação física para as práticas inclusivas.

 

Capítulo 1: Fisiologia Celular.

1.1 Membrana Plasmática, Citoplasma E Organelas.
1.2 Bioenergética.
1.3 Respiração Celular.

Capítulo 2: Fisiologia Do Sistema Locomotor.

2.1 Sistema Nervoso.
2.2 Sistemas Esquelético.
2.3 Sistemas Muscular.

Capítulo 3: Sistema Cardiorrespiratório.

3.1 Sangue E Seus Componentes.
3.2 Fisiologias Cardíaca.
3.3 Fisiologias Pulmonar.

Capítulo 4: Sistema Endócrino E Reprodutor.

4.1 Glândulas E Metabolismo Dos Hormônios.
4.2 Sistemas Reprodutor Feminino.
4.3 Sistemas Reprodutor Masculino.

Capítulo 5: Sistema Digestório E Renal.

5.1 Esôfago, Estômago, Intestino Delgado E Intestino Grosso.
5.2 Fígados, Vesícula Biliar E Pâncreas.
5.3 Estruturas Dos Rins E Reabsorção De Sal E Água.

 

Capítulo 1: ASPECTOS, CONCEITOS E CONTEXTO DO CONDICIONAMENTO FÍSICO E MOTOR.

1.1 Origem do Condicionamento físico e motor.
1.2 Conceitos do condicionamento físico e motor.

Capítulo 2: PRINCÍPIOS PARA ADMINISTRAÇÃO E APLICABILIDADE DE PROGRAMAS DE CONDICIONAMENTO FÍSICO.

2.1 Duração: Conceito e aplicabilidade.
2.2 Intensidade: Conceito e aplicabilidade.
2.3 Frequência: Conceito e aplicabilidade.
2.4 Variáveis e periodização.

Capítulo 3: CONDICIONAMENTO FÍSICO, MOTOR E SUAS CAPACIDADES.

3.1 Potência e Força.
3.2 Velocidade e Agilidade.
3.3 Coordenação e Precisão.
3.4 Equilíbrio. 3.5 Flexibilidade.
3.6 Resistência muscular localizada e endurance.
3.7 Aplicabilidade das capacidades.

Capítulo 4: MÉTODOS AVALIATIVOS DO CONDICIONAMENTO FÍSICO E MOTOR.

4.1 Aspectos gerais: Idade, sexo, composição corporal e diferenças metabólicas.
4.2 Teste de Flexibilidade.
4.3 Teste de Capacidade Aeróbica.
4.4 Teste de Capacidade Muscular.

Capítulo 5: BENEFÍCIOS DO CONDICIONAMENTO FÍSICO E MOTOR.

5.1 Fatores motivacionais e biológicos.
5.2 Impactos na qualidade de vida.
5.3 Promoção da saúde.

 

Capítulo 1: Aspectos gerais sobre atividade física e lesões.

1.1 Definição de lesão e quais fatores envolvidos.
1.2 Atividade física x exercício físico.
1.2.1 Características.
1.2.2 Quais modalidades mais susceptíveis a lesões.
1.3 Diferenças entre lesões crônicas e agudas.
1.4 Classificações das lesões desportivas.

Capítulo 2: Prevenção das lesões.

2.1 Características primordiais para a prevenção de lesões durante as práticas esportivas.
2.1.2 Fatores intrínsecos e fatores extrínsecos.
2.1.3 Aquecimento.
2.1.4 Resfriamento.
2.1.5 Frequência, intensidade, tempo e tipo.
2.2 Síndrome do supertreinamento e as lesões.
2.3 Fatores ambientais para a prevenção de lesões.

Capítulo 3: Lesões da coluna e pelve.

3.1 Contusão, distensão muscular e fratura da coluna cervical.
3.2 Hérnia de disco cervical.
3.3 Artrose da coluna cervical.
3.4 Distensão muscular da coluna torácica e lombar.
3.5 Lesão ligamentar da coluna torácica e lombar.
3.6 Protrusão discal.
3.7 Fratura por estresse (espondilólise).
3.8 Distensão dos músculos da virilha.
3.9 Síndrome do piriforme.
3.10 Osteíte púbica.
3.11 Bursite trocantérica.

Capítulo 4: Lesões de membros superiores.

4.1 Entorse e fratura dos dedos.
4.2 Fraturas, entorse e luxação de punhos.
4.3 Síndrome do túnel do carpo.
4.4 Tendinite no punho.
4.5 Fraturas, entorse e luxação de cotovelos.
4.6 Cotovelo de tenista, golfista e arremessador.
4.7 Luxação e subluxação de ombro.
4.8 Contusão e distensão muscular.
4.9 Síndrome do impacto.
4.10 Caspsulite adesiva.

Capítulo 5: Lesões de membros inferiores.

5.1 Distensão e contusão da coxa.
5.2 Síndrome do trato iliotibial.
5.3 Tendinite de quadríceps.
5.4 Distensões e ruptura de ligamentos do joelho.
5. 5 Lacerações de menisco.
5.6 Bursite e plica sinovial do joelho.
5.7 Síndrome de Osgood- Schlatter.
5.8 Síndrome patelo femoral.
5.9 Condromalácia patelar.
5.10 Tendinite de calcâneo e fascite plantar.
5.11 Entorse e fratura de tornozelo.
5.12 Neuroma de Morton.
5.13 Esporão de calcâneo.

 

Capítulo 1: AVALIAÇÃO EM BIOMECÂNICA – CONCEITOS, OBJETIVOS, MÉTODOS E ANÁLISE.

1.1 Origem e importância da avaliação em biomecânica.
1.2 Evolução e principais métodos utilizados em avaliação biomecânica.
1.3 Principais autores, seus estudos e objetivos.

Capítulo 2: A IMPORTÂNCIA DAS AVALIAÇÕES EM BIOMECÂNICA PARA EVITAR LESÕES.

2.1 Principais metodologias utilizadas em avaliação biomecânica.
2.2 Tipos de análise: qualitativa e quantitativa.
2.3 Principais divisões da biomecânica e seus estudos.

Capítulo 3: AVALIAÇÕES E SUAS APLICABILIDADES.

3.1 A importância da avaliação em biomecânica na saúde multidisciplinar para a promoção da saúde.
3.2 Principais aplicabilidades da avaliação em biomecânica.
3.3 Métodos de avaliação do aparelho locomotor.

Capítulo 4: AVALIAÇÃO EM BIOMECÂNICA E SUA AMPLITUDE MULTIDISCIPLINAR.

4.1 Avaliação em biomecânica e suas práticas alternativas.
4.2 A ciência da biomecânica e suas contribuições para o alto rendimento.
4.3 Ferramentas de avaliação: Antropometria, Dinamometria, Cinemetria e Eletromiografia.

Capítulo 5: EXPERIÊNCIAS, CASOS E VIVÊNCIAS.

5.1 Principais instrumentos e métodos.
5.2 Práticas e suas possibilidades.
5.3 Habilidades inerentes ao profissional da saúde multidisciplinar.

 

Capítulo 1: Introdução à biomecânica e cinesiologia.

1.1 Conceitos e elementos básicos da biomecânica.
1.2 Conceitos e elementos básicos da cinesiologia.
1.3 Biomecânica VS cinesiologia: diferenciação dos aspectos.

Capítulo 2: Biomecânica e Cinesiologia aplicadas ao movimento humano.

2.1 Conceitos cinemáticos para a análise do movimento.
2.2 Conceitos cinéticos para a análise do movimento.
2.3 As Leis de Newton.

Capítulo 3: Análise biomecânica do movimento humano.

3.1 Biomecânica e suas aplicações na marcha.
3.2 Sistemas de alavancas.

Capítulo 4: Cinesiologia nos movimentos articulares.

4.1 Planos e eixos de movimento.
4.2 A cinesiologia dos movimentos da coluna vertebral.
4.3 A cinesiologia dos movimentos dos membros superiores.
4.4 A cinesiologia dos movimentos dos membros inferiores.
4.5 Abordagens cinesiológicas sobre o sistema muscular.

Capítulo 5: Noções básicas de hidrostática e hidrodinâmica.

5.1 Densidade e densidade relativa.
5.2 Empuxo, flutuação e viscosidade.
5.3 Tensão superficial e propulsão.

 

Profissionais graduados na área de fisioterapia, educação física, terapia funcional, entre outros.

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