Pós-graduação em Serviço Social Educacional

Objetivos do curso

GERAL: Formar profissionais especializados em políticas públicas e sociais, com enfoque nos
agentes e ambientes educacionais, com conhecimento multidisciplinar para atuar na iniciativa
pública e privada.

ESPECÍFICOS

  • Conhecer as especificidades do Serviço Social Educacional.
  • Formar profissionais para enfrentar os desafios inerentes à saúde da família, sobretudo no que diz respeito ao cenário da educação brasileira.
  • Conciliar o conhecimento teórico com a sua aplicação prática, de maneira eficiente e objetiva.
  • Oferecer conhecimento mais aprofundado sobre os temas de afinidade do setor, de modo que os profissionais possam responder às demandas.
  • Pensar as políticas sociais, como ferramenta de desenvolvimento e sustentabilidade para a universalização da educação.

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Capítulo 1: Cenário Colonial do Brasil

1.1 Contexto histórico social do Brasil

Capítulo 2: Influências Socioculturais no Brasil

2.1 Escravidão e os aspectos sociais
2.2 A mulher conforme os aspectos sociais
2.3 Indígena e os aspectos sociais

Capítulo 3: O Brasil na Contemporaneidade Sob a Ótica Sociocultural

3.1 Composição familiar: aspectos legais e sociais

Capítulo 4: Direitos e Deveres Sociais

4.1 Fundamentos da ética e da moral
4.2 Formação e exercício da cidadania
4.3 Neoliberalismo e globalização no Brasil

Capítulo 5: A Criança e o Adolescente Face à Modernidade

5.1 A educação enquanto ferramenta de transformação social
5.2 Cultura brasileira

 

Capítulo 1: O comportamento humano em uma perspectiva filogenética

Capítulo 2: O comportamento humano em uma perspectiva antropológica

2.1 Determinismo Biológico
2.2 Determinismo Mesológico
2.3 Determinismo Cultural

Capítulo 3: O comportamento humano em uma perspectiva sociológica

3.1 O Comportamento Desviante
3.2 O Homem a Sociedade

Capítulo 4: O comportamento humano em uma perspectiva psicanalista

4.1 O Complexo de Édipo
4.1 O mal-Estar da Civilização

Capítulo 5: O comportamento humano em uma perspectiva filosófica

5.1 As correntes éticas
5.2 A Ética e o Estudo do Comportamento Humano

 

Capítulo 1: Estudo Sociológico

1.1 Introdução ao estudo sociológico
1.2 A Revolução Científica
1.3 O modelo de análise sociológico

Capítulo 2: Sociologia Positivista

2.1 Fundamentos da Sociologia Positivista
2.2 O Positivismo e as sociedades
2.3 O espírito da humanidade
2.4 O modelo eurocêntrico

Capítulo 3: Sociologia Funcionalista

3.1 Fundamentos da Sociologia Funcionalista
3.2 A questão do objeto sociológico
3.3 A perspectiva funcionalista e os problemas sociais

Capítulo 4: Sociologia Marxiana

4.1 Fundamentos da Sociologia Marxiana
4.2 A expansão do capital
4.3 A perspectiva marxiana e a desigualdade social e econômica

Capítulo 5: Sociologia Weberiana

5.1 Fundamentos da Sociologia Weberiana
5.2 Ética e capitalismo
5.3 A perspectiva weberiana e o Estado

 

Capítulo 1: Direitos Humanos: aspectos introdutórios.

1.1 O fundamento axiológico dos direitos humanos e a sua vigência universal.
1.2 Direitos humanos e fundamentais.
1.3 Dimensões, hierarquia, força vinculante e titularidade dos direitos humanos.

Capítulo 2: A perspectiva internacional dos Direitos Humanos.

2.1 Emergência do Direito Internacional dos Direitos Humanos.
2.2 A estruturação dos sistemas globais e regionais de proteção dos direitos humanos.
2.3 Sistema de monitoramento multilateral de violação dos direitos humanos.

Capítulo 3:Declarações e Pactos Internacionais de Direitos Humanos

3.1 Declaração Universal dos Direitos Humanos.
3.2 Pactos Internacionais sobre Direitos Civis e Políticos, e sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais.
3.3 Convenção Americana de Direitos Humanos (Pacto de São José da Costa Rica).

Capítulo 4: A incorporação dos Direitos Humanos no Brasil

4.1 Posição hierárquica dos tratados internacionais no direito brasileiro.
4.2 Procedimento de incorporação dos tratados internacionais de direitos humanos no ordenamento jurídico brasileiro.
4.3 Tutela constitucional dos direitos humanos.

Capítulo 5: Temas Especiais de Direitos Humanos.

5.1 Gênero e Direitos Humanos.
5.2 Direitos humanos dos Refugiados.
5.3 A interseccionalidade das opressões nas sociedades atuais

 

Capítulo 1: A Família:

1.1 Evolução da Família ao longo da história.
1.2 Conceito de Família, segundo vários autores.
1.3 Família e suas funcionalidades na sociedade.

Capítulo 2: A Relação da Família com a escola:

2.1 A importância da integração família-escola.
2.2 O envolvimento dos pais na educação escolar.
2.3 Comunicação Família-Escola.
2.4 Pedagogia da colaboração e o Movimento Humano.

Capítulo 3: A Importância da família em relação ao desempenho da aprendizagem:

3.1 O processo ensino-aprendizagem.
3.2 O desempenho escolar e a família.
3.3 A escola e a ludicidade.

Capítulo 4: O “(Des)Envolvimento” do Ser família-escola:

4.1 A operacionalização da interação família-escola.
4.2 As necessidades de uma alternativa para integração família-escola.
4.3 As relações contemporâneas escola-família.

Capítulo 5: Família e Educação mudanças atuais e responsabilidades antigas:

5.1 As responsabilidades educacionais no campo familiar.
5.2 A construção dos Valores.
5.3 A presença e atuação dos pais na escola.
5.4 A perspectiva Pedagógica- Cooperativa.

 

Capítulo 1: Diversidade no Âmbito Escolar

1.1 – Direitos Humanos e o contexto histórico social
1.2 – Educação e a Diversidade
1.3 – Diversidade Cultural Brasileira e as Políticas Escolares

Capítulo 2: Movimentos Sociais e Educação

2.1 Conceitos de Movimentos Sociais2.2 Movimentos Sociais e os Princípios da Educação
2.3. Movimentos Sociais e seu caráter educativo

Capítulo 3: Educação Inclusiva e seus Desafios

3.1 – Espaço Escolar e a Inclusão
3.2 – Família e a Educação: Processo Inclusivo.
3.3 – Educação Ambiental, Inclusiva no contexto social

Capítulo 4: Diversidade na Aprendizagem de Pessoas com Deficiência

4.1 – Diversidade Inclusiva: Teoria X Pratica
4.2 – Instituição Escolar: Integração e Inclusão
4.3 – Educação Especial e as diferentes necessidades

Capítulo 5: Relações Étnico-Raciais

5.1 Preconceito e Discriminação Racial no espaço escolar
5.2 Lei 10.639/03 e a prática pedagógica
5.3 Relações Étnico-Raciais na Educação

 

Capítulo 1: O sujeito em diálogo com a cultura:

1.1. Definição de sujeito.
1.2. O(s) sujeito(s) e suas relações culturais.
1.3. O(s) sujeito(s) e as diversidades culturais.

Capítulo 2: A inclusão e legislação:

2.1. Legislação e o contexto étnico racial.
2.2. Relações de gênero.
2.3. Religiões e alteridade.

Capítulo 3: As escolas do século XXI em perspectiva (inclusiva?):

3.1. Cotidiano escolar.
3.2. Escola e formação.
3.3. Múltiplos olhares sobre a escola.

Capítulo 4: As fronteiras no âmbito escolar:

4.1. Direitos Humanos e escola.
4.2. Migração e espaço escolar.
4.3. Interdisciplinaridade na escola.

Capítulo 5: Desafios para um mundo inclusivo:

5.1. BNCC e educação inclusiva.
5.2. Tecnologias digitais e inclusão. 5.3. Mundo do trabalho e inclusão.

 

Capítulo 1: A política educacional Brasileira no nível da legislação.

1.1 Uma visão histórica da educação brasileira na Constituição Federal.
1.2 A nova LDB No 9394/96 e suas atualizações.
1.3 ECA: Estatuto da Criança e do Adolescente.
1.4 As reformas educacionais e os planos de educação (PNE/PEE e PME).
1.5 Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). 1.6 O novo FUNDEB.

Capítulo 2: Organização Política e Administrativa da Educação Brasileira.

2.1 Princípios da Filosofia da Educação.
2.2 Constituição dos Sistemas de ensino: níveis Administrativos e Competências.
2.3 Gestão Democrática e Autonomia da Escola Básica Pública.
2.4 Os Conselhos de educação: fundamentos e funções.

Capítulo 3: Organização Didática da Educação no Brasil.

3.1 Educação Básica.
3.2 Educação Profissional técnica de nível médio.
3.3 Educação Superior Presencial e EaD.
3.4 Educação Superior Tecnológica.

Capítulo 4: Profissionais da Educação Brasileira.

4.1 Lei 9.394/96 – Dos Profissionais da Educação.
4.2 A valorização dos profissionais da educação nas Conferências Nacionais de Educação.
4.3 A valorização dos profissionais da educação no Plano Nacional de Educação.
4.4 A formação de professores para a Educação Básica.

Capítulo 5: Direito Educacional e o Direito à Educação.

5.1 Direito Educacional: legislação e princípios educacionais.
5.2 Direito a Educação e a Estrutura do Sistema Educacional Brasileiro.
5.3 Políticas Públicas Educacionais.
5.4 Direito a cotas no Sistema de Ensino Brasileiro.

 

Capítulo 1: Breve análise dos aspectos históricos da pessoa com deficiência.

1.1 Pessoa com Deficiência: conceito.
1.2 Pré – História.
1.3 Antiguidade.
1.4 Idade Média.
1.5 Idade Moderna. 1.6 Idade Contemporânea

Capítulo 2: Direitos e garantias da pessoa com deficiência e a hierarquia normativa.

2.1 Distinção entre direitos fundamentais e direitos humanos.
2.2 Direitos individuais.
2.2.1 Direitos Sociais.
2.3 Hierarquia normativa dos tratados internacionais.

Capítulo 3: Documentos internacionais que norteiam a política de proteção integral à criança, adolescente e pessoas com deficiências.

3.1 Declaração Universal dos Direitos Humanos.
3.1.1 Declaração dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
3.2 Convenção sobre os Direitos da Pessoas com Deficiências.
3.3 Declaração de Salamanca.
3.4 Declaração de Guatemala.
3.5 Declaração de Saporro.
3.6 Declaração de Incheon.

Capítulo 4: Dispositivos legais nacionais: políticas públicas para pessoa com deficiência no Brasil.

4.1 Constituição Federal – 1988.
4.2 Estatuto da Criança e do Adolescente.
4.3 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
4.4 Lei de Acessibilidade.
4.5 Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Plano Viver sem Limite.
4.6 Estatuto da Pessoa com Deficiência – Lei Brasileira de Inclusão.
4.6.1 Saúde.
4.6.2 Educação.
4.6.3 Lazer.
4.6.4 Habitação.
4.6.5 Acessibilidade.
4.6.6 Previdência Social.

Capítulo 5: Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho.

5.1 Lei de Cotas.
5.2 Eficácia dos Dispositivos Legais.
5.2.1 Barreiras Arquitetônicas.
5.2.2 Barreiras nas Comunicações.
5.2.3 Barreiras Atitudinais

 

 

Capítulo 1: Serviço Social na Educação: competências e atribuições

Capítulo 2: Políticas Sociais no Brasil

Capítulo 3: O assistente social e a articulação com a rede Intersetorial

Capítulo 4: A inserção de equipes multiprofissionais no âmbito escolar

Capítulo 5: Elaboração, planejamento e gestão de programa e projetos sociais educativos

 

Profissionais graduados na área de serviço social e correlacionados à educação.

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