Pós-graduação em Políticas Sociais, Desigualdade, Universalização e Saúde da Família

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Capítulo 1: Cenário Colonial do Brasil

1.1 Contexto histórico social do Brasil

Capítulo 2: Influências Socioculturais no Brasil

2.1 Escravidão e os aspectos sociais
2.2 A mulher conforme os aspectos sociais
2.3 Indígena e os aspectos sociais

Capítulo 3: O Brasil na Contemporaneidade Sob a Ótica Sociocultural

3.1 Composição familiar: aspectos legais e sociais

Capítulo 4: Direitos e Deveres Sociais

4.1 Fundamentos da ética e da moral
4.2 Formação e exercício da cidadania
4.3 Neoliberalismo e globalização no Brasil

Capítulo 5: A Criança e o Adolescente Face à Modernidade

5.1 A educação enquanto ferramenta de transformação social
5.2 Cultura brasileira

 

Capítulo 1: Organização dos Atores Sociais

1.1 Movimentos sociais e educação
1.2 A origem dos movimentos sociais e a educação
1.3 Associações, cooperativas e sindicatos

Capítulo 2: Panorama da Educação Ambiental e Educação no Campo

2.1 Educação Ambiental – história e polícia
2.2 A questão agrária e os movimentos sociais do campo no Brasil
2.3 A educação na perspectiva das realidades no campo
2.4 A Educação Ambiental na escola no campo

Capítulo 3: Os Movimentos Sociais

3.1 Conceitos e definições de movimentos sociais
3.2 História dos movimentos sociais no campo

Capítulo 4: Educação no Campo nas Diversas Possibilidades

4.1 Educação no campo nas comunidades quilombolas
4.2 Educação no campo em colônias sulistas
4.3 Educação no campo no sertão
4.4 Educação no campo no pantanal

Capítulo 5: Questão Agrária e Ambiental: Recortes Históricos dos Movimentos no Brasil

5.1 Meio ambiente e o campo

 

Capítulo 1: Conceitos de Políticas Públicas

1.1 Formulação das Políticas
1.2 Políticas em saúde no Brasil

Capítulo 2: Sistema Único de Saúde (SUS)

2.1 Princípio da Integralidade em Saúde
2.2 Princípio da Universalidade em Saúde

Capítulo 3: Princípio da Equidade em Saúde

3.1 Princípio da Regionalização no SUS
3.2 Princípio da Participação Particular em Saúde

Capítulo 4: Descentralização da Administração do Sistema de Saúde

4.1 Subsistema de Atenção ao Indígena (silvícola)
4.2 Teoria da capacidade aplicada ao índio
4.3 Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas
4.4 Sistema de Bancos de Sangue
4.5 Regulamentação da saúde no Brasil

Capítulo 5: Direito à Saúde na Constituição Federal de 1988

5.1 Política Nacional de Medicamentos do SUS
5.2 Responsabilidade do Estado e direito à saúde no Brasil
5.3 Responsabilidade civil
5.4 Excludentes de responsabilidade civil
5.5 Responsabilidade Civil do Sistema de Saúde

 

Capítulo 1: O comportamento humano em uma perspectiva filogenética

Capítulo 2: O comportamento humano em uma perspectiva antropológica

2.1 Determinismo Biológico
2.2 Determinismo Mesológico
2.3 Determinismo Cultural

Capítulo 3: O comportamento humano em uma perspectiva sociológica

3.1 O Comportamento Desviante
3.2 O Homem a Sociedade

Capítulo 4: O comportamento humano em uma perspectiva psicanalista

4.1 O Complexo de Édipo
4.1 O mal-Estar da Civilização

Capítulo 5: O comportamento humano em uma perspectiva filosófica

5.1 As correntes éticas
5.2 A Ética e o Estudo do Comportamento Humano

 

Capítulo 1: PSF – Conceituando a Estratégia.

1.1. Composição de Equipe e Atribuições.
1.2. Objetivos do Programa Saúde da Família.
1.3. PSF: Modelo Assistencial e Benefícios para o Sistema Único e Sociedade.

Capítulo 2: A prevenção da gravidez e ISTS na Estratégia da Saúde da Família.

2.1. Oferta de Métodos Contraceptivos Pelo SUS.
2.2. Saúde do Homem.
2.3. Planejamento Familiar, Pré-Natal, Testes Rápidos e Rede Cegonha.

Capítulo 3: PSF: Saúde Mental e Psiquiatria.

3.1. Principais Doenças de Ordem Mental e Psiquiátrica.
3.2. Setembro Amarelo: Prevenção do Suicídio.
3.3. CAPS – Centro de Atenção Psicossocial.

Capítulo 4: Imunização e Epidemiologia.

4.1. Imunização no SUS.
4.2. Conservação de Vacinas e Aplicação Para Acamados, Detentos e Controle de Epidemias.
4.3. Controle de Zoonoses: CCZ.

Capítulo 5: Saúde da Mulher, Criança e Idoso.

5.1. Obstetrícia e Ginecologia.
5.2. Saúde da Criança: Atendimento na Primeira Infância.
5.3. Prevenção e Promoção da Saúde Integral do Idoso.

 

Capítulo 1: Ascenção histórica da Epidemiologia

1.1 Conceitos de Epidemiologia
1.2 Modelos Assistenciais

Capítulo 2: Indicadores de Saúde

2.1 Morbidade
2.2 Mortalidade
2.3 Determinantes e Condicionantes
2.4 Processos endêmicos e epidêmicos

Capítulo 3: Pesquisas epidemiológica

3.1 Tipos de estudos epidemiológicos
3.2 Associações Causais e Não Causais
3.3 Aplicação na pesquisa
3.4 Construção dos perfis epidemiológicos

Capítulo 4: Cenário Epidemiológico Nacional

4.1 Doenças Transmissíveis
4.2 Doenças Sexualmente Transmissíveis
4.3 Doenças endêmicas
4.4 Doenças crônicas não transmissíveis (DCNT)
4.5 Boletins Epidemiológicos

Capítulo 5: Vigilância Epidemiológica

5.1 Coleta e fontes de dados
5.2 Fontes de Dados
5.3 Sistemas de Informações do SUS

 

Capítulo 1: O sujeito em diálogo com a cultura:

1.1. Definição de sujeito.
1.2. O(s) sujeito(s) e suas relações culturais.
1.3. O(s) sujeito(s) e as diversidades culturais.

Capítulo 2: A inclusão e legislação:

2.1. Legislação e o contexto étnico racial.
2.2. Relações de gênero.
2.3. Religiões e alteridade.

Capítulo 3: As escolas do século XXI em perspectiva (inclusiva?):

3.1. Cotidiano escolar.
3.2. Escola e formação.
3.3. Múltiplos olhares sobre a escola.

Capítulo 4: As fronteiras no âmbito escolar:

4.1. Direitos Humanos e escola.
4.2. Migração e espaço escolar.
4.3. Interdisciplinaridade na escola.

Capítulo 5: Desafios para um mundo inclusivo:

5.1. BNCC e educação inclusiva.
5.2. Tecnologias digitais e inclusão.
5.3. Mundo do trabalho e inclusão.

 

Capítulo 1: A Família:

1.1 Evolução da Família ao longo da história.
1.2 Conceito de Família, segundo vários autores.
1.3 Família e suas funcionalidades na sociedade.

Capítulo 2: A Relação da Família com a escola:

2.1 A importância da integração família-escola.
2.2 O envolvimento dos pais na educação escolar.
2.3 Comunicação Família-Escola.
2.4 Pedagogia da colaboração e o Movimento Humano.

Capítulo 3: A Importância da família em relação ao desempenho da aprendizagem:

3.1 Oprocesso ensino-aprendizagem.
3.2 O desempenho escolar e a família.
3. 3 A escola e a ludicidade.

Capítulo 4: O “(Des)Envolvimento” do Ser família-escola:

4.1 A operacionalização da interação família-escola.
4.2 As necessidades de uma alternativa para integração família-escola.
4.3 As relações contemporâneas escola-família.

Capítulo 5: Família e Educação mudanças atuais e responsabilidades antigas:

5.1 As responsabilidades educacionais no campo familiar.
5.2 A construção dos Valores.
5.3 A presença e atuação dos pais na escola.
5.4 A perspectiva Pedagógica- Cooperativa.

 

 

Capitulo 1: Organizações de um Produto Social.

1.1  Novos paradigmas da ação organizacional.
1.2  Capacitação Organizacional e seu desempenho.
1.3  Marketing Institucional e Marketing Social.

Capitulo 2: Projeto Social: Um Processo Logico.

2.1  Politicas, Planos, Programas e Projetos.
2.2  Processo de Comunicação no Projeto Social.
2.3  Processo de Articulação e Cooperação.

Capitulo 3: Avaliação e Monitoramento em Projetos Sociais.

3.1  Estratégia e Dimensões da Avaliação.
3.2  Conceitos da Avaliação.
3.3  Avaliação Participativa: Uma escolha Metodológica.

Capitulo 4: Sustentabilidade dos Projetos Sociais.

4.1  Orçamento e viabilização de recursos.
4.2  Prestação de Contas: Transparência e Equidade.
4.3  Analise de Risco, Resultados e Impactos.

Capitulo 5: Captação de Recursos para o Terceiro Setor.

5.1  Conceituação do Terceiro Setor.
5.2  Captação de Recursos da Iniciativa Privada.
5.3  Terceiro Setor e Poder Público

 

Capítulo 1: Breve análise dos aspectos históricos da pessoa com deficiência.

1.1 Pessoa com Deficiência: conceito.
1.2 Pré – História.
1.3 Antiguidade.
1.4 Idade Média.
1.5 Idade Moderna.
1.6 Idade Contemporânea

Capítulo 2: Direitos e garantias da pessoa com deficiência e a hierarquia normativa.

2.1 Distinção entre direitos fundamentais e direitos humanos.
2.2 Direitos individuais.
2.2.1 Direitos Sociais.
2.3 Hierarquia normativa dos tratados internacionais.

Capítulo 3: Documentos internacionais que norteiam a política de proteção integral
à criança, adolescente e pessoas com deficiências.

3.1 Declaração Universal dos Direitos Humanos.
3.1.1 Declaração dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
3.2 Convenção sobre os Direitos da Pessoas com Deficiências.
3.3 Declaração de Salamanca.
3.4 Declaração de Guatemala.
3.5 Declaração de Saporro.
3.6 Declaração de Incheon.

Capítulo 4: Dispositivos legais nacionais: políticas públicas para pessoa com deficiência no Brasil.

4.1 Constituição Federal – 1988.
4.2 Estatuto da Criança e do Adolescente.
4.3 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
4.4 Lei de Acessibilidade.
4.5 Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Plano Viver sem Limite.
4.6 Estatuto da Pessoa com Deficiência – Lei Brasileira de Inclusão.
4.6.1 Saúde.
4.6.2 Educação.
4.6.3 Lazer.
4.6.4 Habitação.
4.6.5 Acessibilidade.
4.6.6 Previdência Social.

Capítulo 5: Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho.

5.1 Lei de Cotas.
5.2 Eficácia dos Dispositivos Legais.
5.2.1 Barreiras Arquitetônicas.
5.2.2 Barreiras nas Comunicações.
5.2.3 Barreiras Atitudinais

 

Profissionais graduados nas áreas de saúde, enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e
demais interessados nas Políticas Sociais, questões de Desigualdade e Universalização, e da Saúde da Família.

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