Pós-graduação em Docência e Didática no Ensino Superior
Objetivos do curso
GERAL:
Qualificar e aprimorar docentes no exercício profissional e práticas pedagógicas no ensino superior.
ESPECÍFICOS
- Promover reflexões sobre as práticas pedagógicas no ensino superior;
- Qualificar profissionais para atuarem em instituições de Ensino Superior;
- Capacitar e certificar os professores das Instituições de Ensino Superior;
- Formar corpo docente para atuar nas Instituições de Ensino Superior;
- Propiciar conhecimento das principais leis, regulamentos e políticas públicas, que regem o ensino superior.
INVESTIMENTO
-
Carga horária
O curso tem carga
horária de 420h. -
Certificação
Ao final do curso você receberá seu certificado. -
Acessibilidade
Assista as aulas de qualquer dispositivo. -
Disponibilidade
Tempo de acesso é deImediato ao realizar a inscrição.
Capítulo 1: Concepções de Educação e Cultura
1.1 A cultura como uma teia de significados
1.2 A educação como algo subjacente à cultura
1.3 O lugar da cultura nas políticas educacionais
Capítulo 2: A Educação Como Um Direito Social e Com Uma Função Social
2.1 A evolução dos direitos dos/as cidadãos/ãs
2.2 A educação como um direito social
2.3 A função social da educação na contemporaneidade
Capítulo 3: Tendências Teóricas na Educação
3.1 Das teorias tradicionais às teorias críticas
3.2 As teorias pós-críticas
3.3 Rompendo com as fronteiras culturais na educação
Capítulo 4: Diversidades Culturais e Suas Relações Com o Espaço Escolar e Não Escolar
4.1 Superando a ideia de um único saber
4.2 A complexidade e riqueza cultural da sociedade brasileira
4.3 Implicações das diversidades culturais nos espaços escolares e não escolares
Capítulo 5: Relações Entre Cultura, Diversidades e Práticas Educativas
5.1 As culturas negadas e silenciadas na sala de aula
5.2 A escola pode ser um espaço de resistência
5.3 A diversidade como um potente conteúdo curricular
Capítulo 1 – A política educacional Brasileira no nível da legislação.
1.1 Uma visão histórica da educação brasileira na Constituição Federal.
1.2 A nova LDB No 9394/96 e suas atualizações.
1.3 ECA: Estatuto da Criança e do Adolescente.
1.4 As reformas educacionais e os planos de educação (PNE/PEE e PME).
1.5 Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). 1.6 O novo FUNDEB.
Capítulo 2 – Organização Política e Administrativa da Educação Brasileira.
2.1 Princípios da Filosofia da Educação
2.2 Constituição dos Sistemas de ensino: níveis Administrativos e Competências.
2.3 Gestão Democrática e Autonomia da Escola Básica Pública.
2.4 Os Conselhos de educação: fundamentos e funções.
Capítulo 3 – Organização Didática da Educação no Brasil.
3.1 Educação Básica.
3.2 Educação Profissional técnica de nível médio.
3.3 Educação Superior Presencial e EaD.
3.4 Educação Superior Tecnológica.
Capítulo 4 – Profissionais da Educação Brasileira.
4.1 Lei 9.394/96 – Dos Profissionais da Educação.
4.2 A valorização dos profissionais da educação nas Conferências Nacionais de Educação.
4.3 A valorização dos profissionais da educação no Plano Nacional de Educação.
4.4 A formação de professores para a Educação Básica.
Capítulo 5 – Direito Educacional e o Direito à Educação.
5.1 Direito Educacional: legislação e princípios educacionais.
5.2 Direito a Educação e a Estrutura do Sistema Educacional Brasileiro.
5.3 Políticas Públicas Educacionais.
5.4 Direito a cotas no Sistema de Ensino Brasileiro.
Capítulo 1: Abordagem Tradicional
1.1 A Pedagogia Tradicional
1.2 Implicações da abordagem tradicional na prática docente
Capítulo 2: Abordagem Comportamentalistas
2.1 O Behaviorismo
2.2 A Gestalt
2.3 Implicações do comportamentalismo na prática docente
Capítulo 3: Abordagem Humanista
3.1 Carl Rogers
3.2 Paulo Freire e a Pedagogia Libertadora
3.3 Implicações da abordagem humanista na prática docente
Capítulo 4: Abordagem Cognitivista
4.1 Henri Wallon e a afetividade
4.2 Jean Piaget
4.3 Implicações da abordagem cognitivista na prática docente
Capítulo 5: Abordagem Sociocultural
5.1 Vygotsky
5.2 Emília Ferreiro
5.3 Implicações da abordagem sociocultural na prática docente
Capítulo 1: História da Educação
Introdução à História da Educação
A Educação no mundo antigo
A Educação na Idade Média
Capítulo 2: História da Educação no Brasil
História da Educação no Brasil; do descobrimento ao século XVIII
As reformas Pombalinas
Educação no Brasil do século XIX
Capítulo 3: A Educação na Idade Moderna
A Educação pós-Revolução Industrial
A Educação pós-Revolução Francesa
Capítulo 4: A Educação no Brasil no século XX
A Educação no Brasil durante a Ditadura Militar
A implantação das Leis de Diretrizes e Bases
Capítulo 5: A Educação na contemporaneidade
Os novos caminhos da Educação
A Educação e sociedade contemporânea
Capítulo 1: Introdução a didática do ensino e avaliação da aprendizagem
1.1 Conceito de Didática
1.2 Principais Correntes da Didática
1.3 Tendências Atuais da Didática do Ensino
1.4 A Relação da Avaliação da Aprendizagem e a Didática do Ensino
Capítulo 2: A didática para formação e prática docente
2.1 A Didática Como Elemento da Formação do Docente
2.2 A Didática Como Ferramenta da Prática Docente no Processo de Ensino/Aprendizagem
Capítulo 3: Planejamento educacional
3.1 Níveis e Funções do Planejamento
3.2 Planejamento Participativo na Escola
3.3 Elaboração e Importância do Plano de Ensino
Capítulo 4: O papel da avaliação como investigação didática
4.1 Para Quê avaliar?
4.2 Uma Contextualização da Avaliação
4.3 Como Avaliar?
4.4 Uso da Avaliação como Ferramenta de Investigação Didática
Capítulo 5: Avaliações no brasil e suas bases legais
5.1 Níveis de Avaliação Educacional
5.2 Base Legal
5.3 Sistemas de Avaliação Educacional no Brasil
Unidade 1 – O comportamento humano em uma perspectiva filogenética
Unidade 2 – O comportamento humano em uma perspectiva antropológica
2.1 Determinismo Biológico
2.2 Determinismo Mesológico
2.3 Determinismo Cultural
Unidade 3 – O comportamento humano em uma perspectiva sociológica
3.1 O Comportamento Desviante
3.2 O Homem a Sociedade
Unidade 4 – O comportamento humano em uma perspectiva psicanalista
4.1 O Complexo de Édipo
4.1 O mal-Estar da Civilização
Unidade 5 – O comportamento humano em uma perspectiva filosófica
5.1 As correntes éticas
5.2 A Ética e o Estudo do Comportamento Humano
Unidade 1 – Ensino Superior no Brasil
1.1 O Ensino Superior Brasileiro na atualidade
1.2 Organização do Ensino Superior
1.2.1 Níveis de Ensino e Tipologia das Instituições de Ensino Superior
1.3 Educação a Distância
UNIDADE 2 – Regulação e Supervisão das Instituições do Ensino Superior
2.1 Principais órgãos e suas responsabilidades frente ao Ensino Superior
2.2 Procedimentos de regulação e supervisão das IES
UNIDADE 3 – Avaliação de Instituições do Ensino Superior
3.1 Avaliação e qualidade do ensino
3.2 Instrumentos de Avaliação
UNIDADE 4 – Atos autorizativos e suas articulações com PDI, PPI e PPC
4.1 Credenciamento e recredenciamento de IES Autorização e reconhecimento de curso
4.3 PDI, PPI e PPC
UNIDADE 5 – Educação Superior Inclusiva: uma temática necessária
5.1 Políticas Públicas Educacionais para a Inclusão na Educação Superior
5.1.1 Educação em/para os Direitos Humanos
5.1.2 Educação para as Relações Étnico-Raciais
5.1.3 Educação para a acessibilidade da pessoa com deficiência
Capítulo 1: Prática Educativa na IES
1.1 Docência e aula
1.2 A aula: possibilidades de inovação
1.3 Desafios atuais na aula na educação superior
Capítulo 2: A prática educacional e a gestão da sala de aula
2.1 A prática educacional e o currículo
2.2 Vínculo entre ensino, pesquisa e extensão
Capítulo 3: Inclusão e diversidade no Ensino Superior
3.1 Diversidade Étnico-racial e Acessibilidade no Ensino Superior
3.2 Professor reflexivo ou/pesquisador
Capítulo 4: Processo metodológico no Ensino Superior
4.1 Didática e Metodologia no Ensino Superior
4.2 Planejamento no Ensino Superior
Capítulo 5: Novas Tecnologias no Ensino Superior
5.1 Inclusão e inovação pedagógica
5.2 Metodologias ativas no Ensino Superior
Capítulo 1 Prática educativa no ES;
1.1 Docência e aula;
1.2 A aula: possibilidades de inovação;
1.3 Desafios atuais na aula na educação superior
Capítulo 2 A prática educacional e a gestão da sala de aula;
2.1 A prática educacional e o currículo;
2.2 Vínculo entre Ensino, Pesquisa e Extensão
Capítulo 3 Inclusão e diversidade no Ensino Superior;
3.1 Diversidade Étnico-racial e Acessibilidade no Ensino Superior;
3.2 Professor reflexivo ou/pesquisador
Capítulo 4 Processo metodológico no Ensino Superior;
4.1 Didática e Metodologia no Ensino Superior;
4.2 Planejamento no Ensino Superior
Capítulo 5 Novas Tecnologias o Ensino Superior;
5.1 Inclusão e inovação pedagógica;
5.2 Metodologias ativas no Ensino Superior
Capítulo 1:
1. A História do Ensino Superior brasileiro.
1.2 Panorama da História da Educação no Brasil.
1.3 A institucionalização da Ensino superior no Brasil.
1.4 A Universidade do Brasil: contexto atual.
Capítulo 2:
1.A docência no Ensino Superior.
1.2 A didática e a prática no Ensino Superior.
1.3 A organização do trabalho docente
1.4 A Metodologia no Ensino Superior.
Capítulo 3:
1.Legislação do Ensino Superior brasileiro.
1.2 A situação atual do ensino superior no Brasil.
1.3 A Formulação das leis educacionais para o Ensino Superior.
1.4 Diretrizes Curriculares e Parâmetros Curriculares para o Ensino Superior.
1.5 Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).
Capítulo 4:
1. A formação de professores para o Ensino Superior.
1.2 O professor do ensino superior: pré-requisitos, formação e prática docente.
1.3 O perfil do professor do Ensino superior.
1.4 As dimensões da competência e os saberes docente do professor do Ensino Superior.
Capítulo 5:
1 Avaliação no Ensino Superior
1.2 Métodos e Estratégias de avaliação no Ensino Superior
1.3 Avaliação da aprendizagem no ensino superior
1.4 .Projetos e Pesquisas no Ensino Superior
Profissionais graduados em todas as áreas do conhecimento, que tenham interesse e necessidades da prática docente em instituições de ensino superior.