Pós-graduação em Educação Especial, Inclusiva e as Múltiplas Deficiências
Objetivos do curso
GERAL:
Qualificar e aprimorar docentes no exercício profissional e práticas pedagógicas na Educação Especial, Inclusiva e as Múltiplas Deficiências, para atuação no apoio nas unidades educacionais.
ESPECÍFICOS
- Possibilitar aos estudantes atualização e aprofundamento de conteúdos relacionados à Educação Especial, Inclusiva e as Múltiplas Deficiências;
- Qualificar profissionais para trabalhar com questões sociais e inclusivas, visando uma nova política de atuação e inclusão dos alunos na comunidade escolar;
- Embasar o conhecimento sobre a Educação Especial, Inclusiva e as Múltiplas Deficiências.
INVESTIMENTO
-
Carga horária
O curso tem carga
horária de 420h. -
Certificação
Ao final do curso você receberá seu certificado. -
Acessibilidade
Assista as aulas de qualquer dispositivo. -
Disponibilidade
Tempo de acesso é deImediato ao realizar a inscrição.
Capítulo 1: Abordagem Tradicional
1.1 A Pedagogia Tradicional
1.2 Implicações da abordagem tradicional na prática docente
Capítulo 2: Abordagem Comportamentalistas
2.1 O Behaviorismo
2.2 A Gestalt
2.3 Implicações do comportamentalismo na prática docente
Capítulo 3: Abordagem Humanista
3.1 Carl Rogers
3.2 Paulo Freire e a Pedagogia Libertadora
3.3 Implicações da abordagem humanista na prática docente
Capítulo 4: Abordagem Cognitivista
4.1 Henri Wallon e a afetividade
4.2 Jean Piaget
4.3 Implicações da abordagem cognitivista na prática docente
Capítulo 5: Abordagem Sociocultural
5.1 Vygotsky
5.2 Emília Ferreiro
5.3 Implicações da abordagem sociocultural na prática docente
Unidade 1 – Bases da Neuroanatomia e da Neuroquímica relacionadas ao processo de aprendizagem.
1.1 O Neurobiomecanismo do aprender.
1.2 Organização das áreas: da fala, memória, raciocínio na estrutura cerebral, lobos cerebrais e neurotransmissores responsáveis pela aprendizagem.
1.3 Funcionamento geral do sistema nervoso e sua conexão com a aprendizagem.
Unidade 2 – Funcionamento dos Sentidos biológicos versus Percepção e Aprendizagem.
2.1 Participação do Sistema límbico junto à aprendizagem.
2.2 Importância das imagens para um equilíbrio sistêmico dos hemisférios direito e esquerdo do cérebro.
2.3 Memória “motora” versus memória “verbal”.
Unidade 3 – Neurociência.
3.1 Cérebro Triuno e sua relação com a aprendizagem.
3.2 A importância da plasticidade neural para a aprendizagem.
3.3 Memória e Motivação
Unidade 4 – Fatores que interferem na aprendizagem
4.1 O desenvolvimento motor X aprendizagem.
4.2 Diferença entre dificuldades, distúrbios e transtornos na aprendizagem.
4.3 Fatores de risco associado as dificuldades na aprendizagem.
Unidade 5 – Aprendizagem frente aos transtornos.
5.1 Aprendizagem X transtornos: auditivo, surdez e surdo cegueira.
5.2 Principais distúrbios da aprendizagem (Dislexia, Disgrafia, Discalculia, Dislalia).
5.3 Disortografia Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
Capítulo 1: Definição e Conceito do Atendimento Educacional Especializado – AEE
1.1 Conceito e definição do AEE
1.2 Contexto Histórico para o AEE
1.3 Políticas Públicas para o AEE
1.4 A função do AEE nas escolas
Capítulo 2: O (AEE) na Deficiência Auditiva/ Surdez
2.1 Definições de Deficiência Auditiva/ Surdez
2.2 A deficiência auditiva/surdez na Educação
2.3 Recursos físicos e pedagógicos para o aluno com Deficiência Auditiva/ Surdez
Capítulo 3: O (AEE ) na Deficiência Física
3.1 A Deficiência Física nas escolas
3.2 O papel do AEE na Deficiência Física
3.3 Recursos Pedagógicos e físicos para o atendimento ao aluno com Deficiência Física
Capítulo 4: O (AEE) na Deficiência Visual
4.1 A Deficiência Visual no contexto escolar
4.2 Atuação do AEE na Deficiência Visual
4.3 Instrumentos utilizados para o atendimento ao aluno com Deficiência Visual
Capítulo 5: O (AEE ) na Deficiência Intelectual
5.1 A Deficiência Intelectual na perspectiva escolar
5.2 Procedimentos Pedagógicos do AEE na Deficiência Intelectual
5.3 Recursos Humanos e Pedagógicos para o aluno com Deficiência Intelectual
Capítulo 1: Deficiência intelectual e escolarização
1.1 Reflexões sobre o “normal” e o patológico em educação especial
1.2 Abordagens teóricas sobre o desenvolvimento humano e a aprendizagem
1.3 Concepções históricas sobre a escolarização de estudantes com deficiência intelectual
Capítulo 2: A contribuição das abordagens teóricas para as aprendizagens escolares e sociais
2.1 O papel da escola frente ao processo de aprendizagem dos estudantes com deficiência
2.2 O Plano Educacional Individualizado – PEI e a sua contribuição para as práticas educativas
2.3 Reflexões sobre a relevância da organização didática antecipada para o processo de aprendizagem
Capítulo 3: Práticas curriculares e inclusão
3.1 O que são práticas curriculares?
3.2 Dificuldades e possibilidades em trabalhar os conteúdos escolares referentes ao ano escolar na perspectiva inclusiva
3.3 A relevância da atividade diagnóstica
Capítulo 4: O PEI como prática inclusiva
4.1 Os objetivos da individualização como forma de garantir a aprendizagem
4.2 A elaboração do PEI: necessidades e prioridades
4.3 Como avaliar a aprendizagem do estudante com deficiência intelectual
Capítulo 5: A proposta do ensino colaborativo e sua contribuição para as práticas inclusivas
5.1 A colaboração entre os pares
5.2 A inclusão e as estratégias docentes
5.3 Os impactos das práticas docentes frente ao processo educacional dos estudantes com deficiência
Capítulo 1: O sujeito em diálogo com a cultura:
1.1. Definição de sujeito.
1.2. O(s) sujeito(s) e suas relações culturais.
1.3. O(s) sujeito(s) e as diversidades culturais.
Capítulo 2: A inclusão e legislação:
2.1. Legislação e o contexto étnico racial.
2.2. Relações de gênero.
2.3. Religiões e alteridade.
Capítulo 3: As escolas do século XXI em perspectiva (inclusiva?):
3.1. Cotidiano escolar.
3.2. Escola e formação.
3.3. Múltiplos olhares sobre a escola.
Capítulo 4: As fronteiras no âmbito escolar:
4.1. Direitos Humanos e escola.
4.2. Migração e espaço escolar.
4.3. Interdisciplinaridade na escola.
Capítulo 5: Desafios para um mundo inclusivo:
5.1. BNCC e educação inclusiva.
5.2. Tecnologias digitais e inclusão.
5.3. Mundo do trabalho e inclusão.
DIVERSIDADE NO ÂMBITO ESCOLAR
1.1 – Direitos Humanos e o contexto histórico social
1.2 – Educação e a Diversidade
1.3 – Diversidade Cultural Brasileira e as Políticas Escolares
MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
2.1 Conceitos de Movimentos Sociais
2.2 Movimentos Sociais e os Princípios da Educação
2.3. Movimentos Sociais e seu caráter educativo
Educação Inclusiva e seus Desafios
3.1 – Espaço Escolar e a Inclusão
3.2 – Família e a Educação: Processo Inclusivo.
3.3 – Educação Ambiental, Inclusiva no contexto social
Diversidade na Aprendizagem de Pessoas com Deficiência
4.1 – Diversidade Inclusiva: Teoria X Pratica
4.2 – Instituição Escolar: Integração e Inclusão
4.3 – Educação Especial e as diferentes necessidades
RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
5.1 Preconceito e Discriminação Racial no espaço escolar
5.2 Lei 10.639/03 e a prática pedagógica
5.3 Relações Étnico-Raciais na Educação
Unidade 1 – Atendimento Educacional Especial
1.1 AEE em Libras
1.2 Legislações que garantem atendimento especializado a pessoas com surdez
1.3 Políticas Nacionais de Educação especial no Brasil
Unidade 2 – Deficiência Auditiva/Surdez
2.1 Pessoas Com Deficiência Auditiva/Surdez
2.1.1 Linguagem
2.1.2 Língua
2.1.3 Fala
2.2 Anatomias da Audição
2.2.1 Divisões do Ouvido: Externo, Médio e Interno.
2.3 Perdas e Causas
2.3.1 Sintomas de Perda da Audição
Unidade 3 – Educação Especial: aspectos relativos a pessoas com deficiência auditiva e surdez
3.1 Métodos na Educação dos Surdos Oralismo
3.1.1 Oralismo
3.2 Comunicação Total
3.3 Bilinguismo
Unidade 4 – AEE: Atendimento Educacional Especializado em Surdez
4.1 AEE – Atendimento Educacional Especial – em LIBRAS
4.2 AEE – Atendimento Educacional Especial – Para o Ensino de LIBRAS
4.3 AEE – Atendimento Educacional Especial – em Língua Portuguesa
Unidade 5 – A Família da Pessoa com Surdez
5.1 A Família e o Trabalho na Vida da Pessoa com Surdez
5.1- Do Luto à Luta Frente à Surdez5.3- O Surdo e a Sexualidade
1. Educação Especial
1.1 Fundamentos Pedagógicos na Perspectiva Inclusiva
1.2 Marco Legal: Documentos Nacionais e Internacionais
1.3 Aspectos sociais e inclusão: Multiculturalismo
2. Desenvolvimento Humano e Aprendizagem
2.1 Didática na Educação Inclusiva
2.2 Projeto Pedagógico e Currículo na Educação Inclusiva
3. Deficiência Física
3.1 Principais causas da deficiência física
3.2 Deficiências múltiplas na perspectiva da deficiência motora
3.3 Alterações sensoriais e motoras
4. Educação e Acessibilidade
4.1 Acessibilidade física e pedagógica
4.2 Métodos, Técnicas e recursos para atendimento
4.3 Legislação e normas específicas
5. Inclusão Social
5.1 O papel do Estado e da Escola na Inclusão
5.2 A sociedade e a família
Capítulo 1: Deficiência: um olhar para além de suas características cognitivas.
1.1 Caracterização de alguns tipos de deficiência e a sua relação com a escolarização.
1.2 Deficiência e escolarização: uma reflexão mais adiante da metáfora normal/ patológico.
1.3 Implicações na busca de promover a participação social e cultural do sujeito com deficiência.
Capítulo 2: Teorias cognitivas de aprendizagem.
2.1 A teoria cognitiva da aprendizagem e suas contribuições.
2.2 A contribuição de Vygotsky para o processo de ensino e aprendizagem.
2.3 A contribuição de Piaget para o processo de ensino e aprendizagem.
Capítulo 3: O currículo no processo de inclusão.
3.1 Dilemas e desafios na organização curricular dos estudantes com deficiência.
3.2 Os direitos de aprendizagem na educação inclusiva.
3.3 Adequação curricular e suas contribuições.
Capítulo 4: Redimensionando o papel da escola no desenvolvimento cognitivo e social do estudante com deficiência.
4.1 O papel do professor na constituição do conhecimento para o estudante com deficiência.
4.2 A viabilização do conhecimento acadêmico e social por meio do ensino colaborativo.
4.3 O papel do estudante com deficiência na constituição do conhecimento.
Capítulo 5: Estratégias e organização didática para o ensino inclusivo.
5.1 A importância da construção do conhecimento integrado na educação inclusiva.
5.2 Jogos pedagógicos para promover a inclusão social e cultural.
5.3 A relevância do letramento: foco na educação inclusiva.
Capítulo 1: Trajetória da Deficiência Visual.
1.1: Deficiência Visual no âmbito Mundial.
1.2: Deficiência Visual no Brasil.
1.3: Relações Contemporâneas acerca da Deficiência Visual.
Capítulo 2: Deficiência visual.
2.1: Principais Patologias do Sistema Visual Humano.
2.2: Cegueira.
2.3: Baixa Visão ou Visão Subnormal.
Capítulo 3: Aparato Legal e Educacional.
3.1: Marcos Legais Internacionais.
3.2: Marcos Legais Brasileiros.
3.3: Marcos Educacionais.
Capítulo 4: INTERVENÇÕES, RECURSOS E REABILITAÇÃO.
4.1: Braile, Dosvox e Sorobã.
4.2: Recursos Ópticos e não Ópticos.
4.3: Orientação e Mobilidade.
4.4: AVD- Atividade de Vida Diária.
Capítulo 5: Educação, Acessibilidade e Inclusão.
5.1: Adaptações Curriculares.
5.2: Acessibilidade Social.
5.3: União de Estado e Família.
Profissionais graduados e licenciados em cursos voltados ao ensino e práticas pedagógicas que tenham interesse na atuação na Educação Especial, Inclusiva e as Múltiplas Deficiências.