Pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva Com Libras

Objetivos do curso

GERAL:

Qualificar e aprimorar docentes no exercício profissional e práticas pedagógicas na Educação Especial e Inclusiva com Libras, para atuação no apoio ao surdo nas unidades educacionais.

ESPECÍFICOS

  • Possibilitar aos estudantes atualização e aprofundamento de conteúdos relacionados à educação especial e inclusiva com enfoque no aluno surdo;
  • Qualificar profissionais para trabalhar com questões sociais e inclusivas, visando uma nova política de atuação e inclusão dos alunos surdos na comunidade escolar;
  • Embasar o conhecimento sobre a Língua Brasileira de Sinais e sua aplicação no apoio aos alunos surdos.

INVESTIMENTO

MATRÍCULA R$59,00 MATRÍCULA R$59,00

 

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Capítulo 1: Abordagem Tradicional

1.1 A Pedagogia Tradicional
1.2 Implicações da abordagem tradicional na prática docente

Capítulo 2: Abordagem Comportamentalistas

2.1 O Behaviorismo
2.2 A Gestalt
2.3 Implicações do comportamentalismo na prática docente

Capítulo 3: Abordagem Humanista

3.1 Carl Rogers
3.2 Paulo Freire e a Pedagogia Libertadora
3.3 Implicações da abordagem humanista na prática docente

Capítulo 4: Abordagem Cognitivista

4.1 Henri Wallon e a afetividade
4.2 Jean Piaget
4.3 Implicações da abordagem cognitivista na prática docente

Capítulo 5: Abordagem Sociocultural

5.1 Vygotsky
5.2 Emília Ferreiro
5.3 Implicações da abordagem sociocultural na prática docente

 

Unidade 1 – Atendimento Educacional Especial

1.1 AEE em Libras
1.2 Legislações que garantem atendimento especializado a pessoas com surdez
1.3 Políticas Nacionais de Educação especial no Brasil

Unidade 2 – Deficiência Auditiva/Surdez

2.1 Pessoas Com Deficiência Auditiva/Surdez
2.1.1 Linguagem
2.1.2 Língua
2.1.3 Fala
2.2 Anatomias da Audição
2.2.1 Divisões do Ouvido: Externo, Médio e Interno.
2.3 Perdas e Causas
2.3.1 Sintomas de Perda da Audição

Unidade 3 – Educação Especial: aspectos relativos a pessoas com deficiência auditiva e surdez

3.1 Métodos na Educação dos Surdos Oralismo
3.1.1 Oralismo
3.2 Comunicação Total
3.3 Bilinguismo

Unidade 4 – AEE: Atendimento Educacional Especializado em Surdez

4.1 AEE – Atendimento Educacional Especial – em LIBRAS
4.2 AEE – Atendimento Educacional Especial – Para o Ensino de LIBRAS
4.3 AEE – Atendimento Educacional Especial – em Língua Portuguesa

Unidade 5 – A Família da Pessoa com Surdez

5.1 A Família e o Trabalho na Vida da Pessoa com Surdez
5.1- Do Luto à Luta Frente à Surdez5.3- O Surdo e a Sexualidade

 

Capítulo 1: Deficiência intelectual e escolarização

1.1 Reflexões sobre o “normal” e o patológico em educação especial
1.2 Abordagens teóricas sobre o desenvolvimento humano e a aprendizagem
1.3 Concepções históricas sobre a escolarização de estudantes com deficiência intelectual

Capítulo 2: A contribuição das abordagens teóricas para as aprendizagens escolares e sociais

2.1 O papel da escola frente ao processo de aprendizagem dos estudantes com deficiência
2.2 O Plano Educacional Individualizado – PEI e a sua contribuição para as práticas educativas
2.3 Reflexões sobre a relevância da organização didática antecipada para o processo de aprendizagem

Capítulo 3: Práticas curriculares e inclusão

3.1 O que são práticas curriculares?
3.2 Dificuldades e possibilidades em trabalhar os conteúdos escolares referentes ao ano escolar na perspectiva inclusiva
3.3 A relevância da atividade diagnóstica

 

Capítulo 4: O PEI como prática inclusiva

4.1 Os objetivos da individualização como forma de garantir a aprendizagem
4.2 A elaboração do PEI: necessidades e prioridades
4.3 Como avaliar a aprendizagem do estudante com deficiência intelectual

Capítulo 5: A proposta do ensino colaborativo e sua contribuição para as práticas inclusivas

5.1 A colaboração entre os pares
5.2 A inclusão e as estratégias docentes
5.3 Os impactos das práticas docentes frente ao processo educacional dos estudantes com deficiência

 

Capítulo 1: Definição e Conceito do Atendimento Educacional Especializado – AEE

1.1 Conceito e definição do AEE
1.2 Contexto Histórico para o AEE
1.3 Políticas Públicas para o AEE
1.4 A função do AEE nas escolas

Capítulo 2: O (AEE) na Deficiência Auditiva/ Surdez

2.1 Definições de Deficiência Auditiva/ Surdez
2.2 A deficiência auditiva/surdez na Educação
2.3 Recursos físicos e pedagógicos para o aluno com Deficiência Auditiva/ Surdez

Capítulo 3: O (AEE ) na Deficiência Física

3.1 A Deficiência Física nas escolas
3.2 O papel do AEE na Deficiência Física
3.3 Recursos Pedagógicos e físicos para o atendimento ao aluno com Deficiência Física

Capítulo 4: O (AEE) na Deficiência Visual

4.1 A Deficiência Visual no contexto escolar
4.2 Atuação do AEE na Deficiência Visual
4.3 Instrumentos utilizados para o atendimento ao aluno com Deficiência Visual

Capítulo 5: O (AEE ) na Deficiência Intelectual

5.1 A Deficiência Intelectual na perspectiva escolar
5.2 Procedimentos Pedagógicos do AEE na Deficiência Intelectual
5.3 Recursos Humanos e Pedagógicos para o aluno com Deficiência Intelectual

 

Capítulo 1 – Conceito sobre surdez

Capítulo 2 – Educação de surdos

Capítulo 3 – Sinais

Alfabeto Manual
Numeral
Cumprimentos
Família
Casa
Comidas / Bebidas / Frutas
Tempo
Cores
Meios de Locomoção
Natureza/ Animais
Pronomes
Adjetivos/ Antônimos
Localidades
Sinais Bíblicos
Diversos
Verbos
Frases para Exercícios e Fixação

 

Unidade 1 – Bases da Neuroanatomia e da Neuroquímica relacionadas ao processo de aprendizagem.

1.1 O Neurobiomecanismo do aprender.
1.2 Organização das áreas: da fala, memória, raciocínio na estrutura cerebral, lobos cerebrais e neurotransmissores responsáveis pela aprendizagem.
1.3 Funcionamento geral do sistema nervoso e sua conexão com a aprendizagem.

Unidade 2 – Funcionamento dos Sentidos biológicos versus Percepção e Aprendizagem.

2.1 Participação do Sistema límbico junto à aprendizagem.
2.2 Importância das imagens para um equilíbrio sistêmico dos hemisférios direito e esquerdo do cérebro.
2.3 Memória “motora” versus memória “verbal”.

Unidade 3 – Neurociência.

3.1 Cérebro Triuno e sua relação com a aprendizagem.
3.2 A importância da plasticidade neural para a aprendizagem.
3.3 Memória e Motivação

Unidade 4 – Fatores que interferem na aprendizagem

4.1 O desenvolvimento motor X aprendizagem.
4.2 Diferença entre dificuldades, distúrbios e transtornos na aprendizagem.
4.3 Fatores de risco associado as dificuldades na aprendizagem.

Unidade 5 – Aprendizagem frente aos transtornos.

5.1 Aprendizagem X transtornos: auditivo, surdez e surdo cegueira.
5.2 Principais distúrbios da aprendizagem (Dislexia, Disgrafia, Discalculia, Dislalia).
5.3 Disortografia Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

 

Escolar
Séries
Disciplinas
Faculdades/cursos
Corpo humano
Higiene
Doenças
Sexo
Política
Países
Estados brasileiros

 

Capítulo 1: O sujeito em diálogo com a cultura:

1.1. Definição de sujeito.
1.2. O(s) sujeito(s) e suas relações culturais.
1.3. O(s) sujeito(s) e as diversidades culturais.

Capítulo 2: A inclusão e legislação:

2.1. Legislação e o contexto étnico racial.
2.2. Relações de gênero.
2.3. Religiões e alteridade.

Capítulo 3: As escolas do século XXI em perspectiva (inclusiva?):

3.1. Cotidiano escolar.
3.2. Escola e formação.
3.3. Múltiplos olhares sobre a escola.

Capítulo 4: As fronteiras no âmbito escolar:

4.1. Direitos Humanos e escola.
4.2. Migração e espaço escolar.
4.3. Interdisciplinaridade na escola.

Capítulo 5: Desafios para um mundo inclusivo:

5.1. BNCC e educação inclusiva.
5.2. Tecnologias digitais e inclusão.
5.3. Mundo do trabalho e inclusão.

 

Capítulo 1: A Família:

1.1 Evolução da Família ao longo da história.
1.2 Conceito de Família, segundo vários autores.
1.3 Família e suas funcionalidades na sociedade.

Capítulo 2: A Relação da Família com a escola:

2.1 A importância da integração família-escola.
2.2 O envolvimento dos pais na educação escolar.
2.3 Comunicação Família-Escola.
2.4 Pedagogia da colaboração e o Movimento Humano.

Capítulo 3: A Importância da família em relação ao desempenho da aprendizagem:

3.1 O processo ensino-aprendizagem.
3.2 O desempenho escolar e a família.
3. 3 A escola e a ludicidade.

Capítulo 4: O “(Des)Envolvimento” do Ser família-escola:

4.1 A operacionalização da interação família-escola.
4.2 As necessidades de uma alternativa para integração família-escola.
4.3 As relações contemporâneas escola-família.

Capítulo 5: Família e Educação mudanças atuais e responsabilidades antigas:

5.1 As responsabilidades educacionais no campo familiar.
5.2 A construção dos Valores.
5.3 A presença e atuação dos pais na escola.
5.4 A perspectiva Pedagógica- Cooperativa.

 

Capítulo 1: Breve análise dos aspectos históricos da pessoa com deficiência.

1.1 Pessoa com Deficiência: conceito.
1.2 Pré – História.
1.3 Antiguidade.
1.4 Idade Média.
1.5 Idade Moderna.
1.6 Idade Contemporânea

Capítulo 2: Direitos e garantias da pessoa com deficiência e a hierarquia normativa.

2.1 Distinção entre direitos fundamentais e direitos humanos.
2.2 Direitos individuais.
2.2.1 Direitos Sociais.
2.3 Hierarquia normativa dos tratados internacionais.

Capítulo 3: Documentos internacionais que norteiam a política de proteção integral à criança, adolescente e pessoas com deficiências.

3.1 Declaração Universal dos Direitos Humanos.
3.1.1 Declaração dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
3.2 Convenção sobre os Direitos da Pessoas com Deficiências.
3.3 Declaração de Salamanca.
3.4 Declaração de Guatemala.
3.5 Declaração de Saporro.
3.6 Declaração de Incheon.

Capítulo 4: Dispositivos legais nacionais: políticas públicas para pessoa com deficiência no Brasil.

4.1 Constituição Federal – 1988.
4.2 Estatuto da Criança e do Adolescente.
4.3 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
4.4 Lei de Acessibilidade.
4.5 Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Plano Viver sem Limite.
4.6 Estatuto da Pessoa com Deficiência – Lei Brasileira de Inclusão.
4.6.1 Saúde.
4.6.2 Educação.
4.6.3 Lazer.
4.6.4 Habitação.
4.6.5 Acessibilidade.
4.6.6 Previdência Social.

Capítulo 5: Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho.

5.1 Lei de Cotas.
5.2 Eficácia dos Dispositivos Legais.
5.2.1 Barreiras Arquitetônicas.
5.2.2 Barreiras nas Comunicações.
5.2.3 Barreiras Atitudinais

 

Profissionais graduados e licenciados em cursos voltados ao ensino e práticas pedagógicas que tenham interesse na atuação na Educação Especial e Inclusiva com uso da Língua Brasileira de Sinais.

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