Especialistas descobrem relação entre periodontite e doenças arteriais coronárias

ESTUDO REALIZADO NA FINLÂNDIA TRAÇA RELAÇÃO ENTRE DOENÇAS DO CORAÇÃO E PERIODONTITE APICAL. 

Estudos caminham para uma grande descoberta no meio odontológico: doenças arteriais coronárias podem ter relação com infecções da raiz dental. Uma das evidências é a de que a Síndrome de Coronária Aguda é duas vezes mais comum em pacientes que precisam de tratamento de canal.

O estudo teve o voluntariado de 500 pacientes que padeciam de sintomas cardíacos. Os pacientes tinham média de 60 anos de idade. Nesses voluntários, apenas em 30% não houve a constatação de problemas coronários. Os outros 70% foram então submetidos a um exame de tomografia que verificaria áreas dentárias. Desse que possuíam doenças coronárias, 60% apresentaram inflamações nos dentes.

A explicação é simples: o alto nível do soro de anticorpos encontrado nas infecções dentárias pode afetar também outras partes do corpo, como o coração, por exemplo.

Com uma dieta balanceada e exercícios físicos regulares são bons modos de prevenir doenças cardíacas. Mas agora, será necessário botar nesta lista também, cuidados com bucais. Já se sabe que a periodontite está relacionada à diabetes, agora com essa descoberta o trabalho do profissional em odontologia nunca foi tão necessário.

Fonte: Sorridere