Um estudo realizado por nutricionistas ingleses afirma ser possível diminuir até 2,5 centímetros de circunferência de barriga por mês seguindo uma dieta balanceada. O experimento feito por especialistas do programa “Confie em mim, sou médico”, da emissora inglesa BBC, diz que o segredo é consumir 500 calorias a menos por dia que o indicado (veja como calcular no quadro ao lado), mas seguindo uma alimentação específica e controlada. Em sete dias, dá para emagrecer 500 gramas.
— Essa diminuição ainda é considerada saudável, mas quanto mais restritiva for a dieta, mais problemas para a saúde ela pode causar — diz Gabriela Pizzi, nutricionista do hospital Quinta D’or.
Já Gisele de Paiva, da Clínica DrummonDermato, considera a redução muito drástica:
— Geralmente quando são feitas dietas de restrição calórica são usados medicamentos para redução de apetite. E para ter melhores resultados é melhor que se faça uma dieta personalizada para cada paciente.
A formação dos pneuzinhos também pode ser resultado de alterações hormonais que, por sua vez, também podem ser provocadas por uma alimentação muito restrita.
— Quando há alterações na tireoide ou deficiência de outro hormônio como testosterona, isso pode favorecer o ganho de peso. Enquanto acumular gordura abdominal também pode contribuir para que haja tais alterações — explica Francisco Tostes, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e diretor da clínica Tostes.
Fonte: Extra