Farmacêuticas caem após Trump prometer no Twitter baixar preços dos medicamentos

As ações das fabricantes de medicamentos caíram após ameaça de Donald Trump de baixar os preços.

O presidente dos Estados Unidos voltou a recorrer à rede social Twitter para fazer promessas. A que foi efectuada esta terça-feira, 7 de Março, também mexeu nos mercados, já que Donald Trump assegurou que vai tomar medidas para aumentar a concorrência no sector farmacêutico e assim baixar os preços dos medicamentos para os norte-americanos.

twitter trump

 

A mensagem do presidente norte-americano, publicada por altura da abertura de Wall Street, teve impacto imediato nas acções das farmacêuticas, que reagiram em queda à promessa de Trump.

A Mylan desvaloriza 2,4%, a Perrigo recua 3% e a Allergan desvaloriza 2%.

Esta não foi a primeira vez que Trump fez a promessa de baixar os preços de venda ao público dos medicamentos. Chegou mesmo a ameaçar usar o poder de compra do governo norte-americano para forçar a descida dos preços, mas até agora não especificou nenhuma das medidas que pretende implementar.

Na mensagem que deixou no Twitter, Trump volta a não especificar o que irá fazer, mas deixa a garantia que vai conseguir descer os preços dos medicamentos.

Têm sido frequentes os tweets de Trump com impacto significativo nos mercados bolsistas, com destaque para os que ameaçaram as fabricantes de automóveis de tarifas adicionais caso cortassem o investimento nos EUA.

Fonte: Jornal de Negócios