Problema mundial deve ser tratado como uma questão de saúde pública, diz organização.
De problemas que vão desde dietas pobres em nutrientes de populações menos favorecidas até obesidade e produtos industrializados em excesso, custam 3,5 trilhões de dólares por ano, diz ONU por meio da FAO (Food and Agriculture Organization)
A causa do prejuízo: uma de cada três pessoas no mundo não possui uma alimentação adequada, gerando ciclos de pobreza e problemas de saúde generalizadas causadas pela má nutrição.
“Nenhum país está imune à má nutrição”, disse José Graziano da Silva, diretor-geral da FAO. Graziano ainda afirmou que o problema de saúde pública é uma responsabilidade do Estado. Também Francesco Branca, diretor da área de nutrição da Organização Mundial da Saúde, enfatizou que a alimentação inadequada causa problemas por todo o globo. “Seja o nanismo, o desperdício, a anemia ou obesidade.”
“Com a liderança dos países-membros, da sociedade civil e a aliança com o setor privado, nós podemos coletivamente, em um curto espaço de tempo, provocar mudanças que vão melhorar a nutrição de todos”, disse Margaret Chan, diretora da OMS (Organização Mundial de Saúde) na conferência da FAO.
Fonte: Brasileiros.com.br