O curso de técnico de Enfermagem dura 2 anos e ensina o aluno a auxiliar médicos e enfermeiros graduados nos cuidados com os pacientes. Desse modo, com essa formação, você consegue emprego em consultórios, postos de saúde, hospitais, laboratórios, ambulatórios, home care e cuidados com idosos.
O técnico de Enfermagem é capacitado para cuidar de pacientes em casos de média e alta complexidade. Sob a supervisão do enfermeiro, o profissional atende pessoas em pré e pós-operatório, trabalha em centros cirúrgicos, garante a higiene e segurança do local de trabalho, entre outras atividades.
Após concluir o curso e ter em mãos o certificado de Técnico em Enfermagem, o profissional está apto para inserir-se no mercado de trabalho e atender às necessidades dos pacientes. Em suma, as áreas de atuação para o Técnico em Enfermagem são:
- Clínicas;
- Hospitais;
- Laboratórios;
- Serviços em domicílio.
Independentemente do local, cidade, região ou estado, há muita procura no mercado por Técnicos em Enfermagem, o que faz com que esse profissional dificilmente fique desempregado. Todavia, mesmo com o mercado de trabalho aquecido, ainda é uma ramo altamente competitivo, reservando os melhores salários aos profissionais mais bem qualificados.
Primeiramente, saiba que a maior vantagem do técnico em Enfermagem é ingressar mais rápido no mercado de trabalho. Desse modo, como já explicamos, você em apenas 24 meses já consegue obter um certificado para a atuação nesse campo profissional.
Além disso, a remuneração é mais alta do que a maioria das vagas que exige a escolaridade de ensino médio. Por outro lado, os salários são bem menores do que os de um bacharel em Enfermagem. Aliás, o técnico sempre trabalha sob a supervisão de um graduado na área, conforme exigência do Cofen (Conselho Federal de Enfermagem).