Entenda melhor como é o curso de farmacologia e quais são as áreas de atuação do profissional da área para decidir se essa é a carreira para você.
A Farmacologia é uma área diretamente ligada ao mercado farmacêutico, e é um mercado que só tende a crescer com o envelhecimento da população. Se você gostava de química na escola, essa talvez seja uma boa área de atuação para você.
TRABALHANDO COM FARMACOLOGIA
O farmacêutico ou farmacologista é o responsável pelo estudo da composição e produção de medicamentos, bem como do efeito que as substâncias químicas ao interagir com o organismo dos seres vivos. Ele trabalha na preparação de remédios, cosméticos, produtos de higiene pessoal, análise e realização de exames laboratoriais, controle de qualidade dos alimentos, podendo atuar em laboratórios, farmácias e indústrias farmacêuticas, por exemplo.
Quem opta pela área pode trabalhar como orientador de pacientes nas farmácias, controlar a qualidade da produção de alimentos, atuar na detecção de doenças, analisar exames, atuar na formulação de cosméticos, fazer o controle de remédios, fiscalizar e controlar a qualidade da água e do ar, analisar materiais para detectar e combater doenças infecciosas, fazer análise ambiental, entre outras atividades.
O mercado de trabalho farmacêutico é bastante aquecido e oferece muitas oportunidades nas farmácias e nas drogarias, já que a presença desse profissional é obrigatória nos estabelecimentos. Também é possível seguir carreira em indústrias, com a produção de remédios, no setor de cosméticos e até alimentação. Há também a possibilidade de seguir carreira na área de pesquisa científica e em áreas mais específicas, como toxicologia clínica e forense.
O CURSO DE FARMACOLOGIA
O aluno do curso de graduação em Farmácia estará bastante envolvido com matérias como Biologia e Química, além de Matemática Aplicada e Legislação Farmacêutica. Também fazem parte da grade as disciplinas mais focadas na atuação profissional, como Toxicologia e Tecnologia de Cosmético.
Clique aqui e conheça o nosso curso intensivo “Farmacologia Clínica Aplicada“:
Fonte: Universia