RADIOLOGISTA LOCAL E A TELERRADIOLOGIA TRABALHANDO JUNTOS PARA UM MELHOR ATENDIMENTO AOS PACIENTES

Muitos gestores de clínicas e hospitais, atentos às novidades da área radiológica, buscam informações de como atender melhor o paciente em um cenário cada vez mais competitivo.

 

A definição de ações para o setor de radiologia é essencial e incluem desde eficiência na gestão de pessoas até modernização dos processos radiológicos, como entrega de laudos e agendamentos.

 

Pensando nisso, a seguir apresentamos como a telerradiologia está alinhada com o objetivo de atender melhor os pacientes.

 

 

COMO ATENDER MELHOR O PACIENTE UNINDO SUA EQUIPE DE  RADIOLOGISTAS E A TELERRADIOLOGIA?

 

Uma das principais ações para aumentar a produtividade do setor de radiologia é a telerradiologia, prática da telemedicina que visa a emissão de laudos médicos a distância.

 

Uma das vantagens da solução é que ela pode ser incorporada para complementar os serviços desenvolvidos pela equipe interna de radiologia, tornando a operação mais ágil e eficiente.

 

Para adoção da telerradiologia, a clínica ou hospital deve contar com equipamentos radiológicos digitais, de forma que a imagem captada é gerada diretamente no computador.

 

Em seguida, usando um sistema seguro, o técnico de radiologia envia as imagens e informações adicionais à plataforma de radiologia, onde fica disponível ao médico radiologista remoto para laudar, assinar digitalmente e devolver pelo mesmo sistema.

 

Considerando esses processos para execução da solução de telerradiologia na clínica ou hospital, conheça algumas das vantagens de alinhar essa prática com as atividades da equipe interna de radiologia.

 

 

FÉRIAS

 

A organização das férias da equipe de radiologia é um dos desafios dos gestores, pois em muitos casos as demandas menos urgentes ficam em aberto até o retorno do profissional e as atividades ficam acumuladas.

 

Outra possibilidade é a contratação de um profissional especialmente para cobrir as férias dos colegas, mas essa opção também é trabalhosa, pois ela/ele também precisará entrar na divisão dos plantões e ter férias.

 

Com a telerradiologia esse problema é solucionado, pois os especialistas externos atendem a demanda do período, o que torna a solução mais atrativa e a operação mais eficaz.

 

Também há vantagem à equipe interna, que pode tirar férias sem comprometimento dos períodos de descanso e sem acúmulo de atividades quando retornar.

 

SEGUNDA OPINIÃO MÉDICA

 

A segunda opinião médica é uma das indicações de como melhorar o atendimento para o paciente, pois muitos sentem mais confiança e conforto com uma clínica que disponibilize essa opção de serviço.

 

Destaca-se ainda que essa possibilidade facilitada com a telerradiologia também é vantajosa à equipe, pois os radiologistas internos tem a possibilidade de usar o recurso, caso precisem conversar sobre casos específicos.

 

 

 

 

 

AGILIDADE

 

Os serviços de telerradiologia fazem a entrega dos laudos dentro do período acordado em contrato, o que garante a agilidade e previsibilidade das entregas que estão alinhadas aos ideais de como atender melhor o paciente.

 

No caso de laudos emergenciais, a entrega costuma ser feita em até 60 minutos, enquanto solicitações rotineiras são atendidas, em média, em até 16 horas. No entanto, esses prazos podem oscilar e serem maiores no contrato.

 

Ainda assim, o serviço é considerado ágil por garantir as entregas dentro do prazo previsto, evitando o acúmulo de demandas mesmo em finais de semana, plantões e outros período difíceis, como feriados.

 

ESPECIALIDADES

 

Em geral, o serviço de telerradiologia conta com radiologista especializado nos diferentes tipos de exame, o que é benéfico se a clínica ou hospital não dispor de especialistas a todo o momento internamente.

 

Dessa forma, se o radiologista local não é especializado em determinado exame ele pode encaminhar o laudo ao parceiro ou mesmo solicitar uma segunda opinião médica.

 

Esse recurso garante um atendimento especializado que se reflete na qualidade e confiabilidade dos laudos emitidos.

 

Portanto, a telerradiologia deve ser considerada uma forma de complementar o serviço interno de radiologia, agregando à equipe e promovendo benefícios para os atuais colaboradores e gestores e também como proposta de como atender melhor o paciente.

 

A ideia do serviço de telerradiologia é que todos os envolvidos na prestação de serviços radiológicos de clínicas e hospitais sejam beneficiados com a solução.

 

 

FONTE: https://www.telelaudo.com.br/blog/como-atender-melhor-o-paciente/