Técnico em Enfermagem: entenda a profissão

Técnico em Enfermagem: entenda a profissão

Especialista explica as funções e oportunidades de atuação do profissional

 

Apesar da taxa de desemprego no Brasil chegar a 14,1%, a procura por Técnico de Enfermagem no mercado de trabalho aumentou em 708% devido à pandemia, conforme pesquisa realizada em 2020 pelo site de empregos Catho. Os profissionais de saúde são aqueles que estão na linha de frente não só no combate à Covid-19, mas em muitas atividades assistenciais.

Por causa dessa demanda, o setor de saúde exige cada vez mais pessoas de diversos níveis e áreas. Segundo dados do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) para cada enfermeiro com graduação empregado no Brasil, existem aproximadamente três profissionais de nível técnico empregado, sendo uma das profissões mais procuradas no ano passado e em 2021.

 

As funções desempenhadas pelo técnico em enfermagem são regulamentadas pela Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, que dispões sobre o exercício da enfermagem, sendo em geral, suas atribuições: prestar assistência de enfermagem segura, humanizada e individualizada aos pacientes, sob supervisão do enfermeiro, auxiliar o superior na prevenção e controle das doenças transmissíveis em geral, preparar pacientes para consultas e exames, colher e ou auxiliar o paciente na coleta de material para exames de laboratório, realizar exames de eletrodiagnósticos, orientar e auxiliar pacientes, prestando informações relativas a higiene, alimentação, utilização de medicamentos e cuidados específicos em tratamento de saúde; verificar os sinais vitais e as condições gerais do paciente, preparar e administrar medicações segundo prescrição médica, sob supervisão do enfermeiro; cumprir prescrições de assistência médica e de enfermagem; realizar a movimentação e o transporte de pacientes auxiliar nos atendimentos de urgência e emergência; realizar controles e registros das atividades circular e instrumentar em salas cirúrgicas e obstétricas, efetuar o controle diário do material utilizado, executar atividades de limpeza, desinfecção, esterilização de materiais e equipamentos, bem como seu armazenamento e distribuição; realizar atividades na promoção de campanha do aleitamento materno, entre muitas outras.

De acordo com a docente da área da Saúde do Senac Saúde Roberta Tavares, o campo de atuação do técnico em enfermagem é extremamente amplo: “Esse profissional está presente em ambulatórios, hospitais, atenção primária, clínicas especializadas como hemodiálise, spas, creches, home care, indústrias etc.”. Além das diversas atividades realizadas pelo profissional, é de sua responsabilidade: aplicação de vacinas, realizar medidas de higiene e conforto do paciente, assim como administração de medicamentos.

Segundo a docente, a profissão está em evidência, passando por uma valorização maior e, assim, sendo destaque entre as carreiras do presente e futuro. “Mais do que nunca, a área da saúde esteve em alta, sendo compreendida e reconhecida mundialmente como atividade essencial, e em alguns países chegou a faltar mão de obra. No Brasil, além do cenário pandêmico, somos um dos países com a maior taxa de elevação da expectativa de vida, trazendo a expectativa de uma futura demanda pela mão de obra”, afirma.

FONTE: https://www.portaldecamaqua.com.br/noticias/32263/tecnico-em-enfermagem-entenda-a-profissao.html