Todos os recém-nascidos, crianças e adolescentes que necessitam de cuidados constantes como casos de alta complexidade, pós-operatórios ou situações de doenças que acometem mais de um órgão e necessitam de tratamentos simultâneos, recebem assistência nas Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Pediátrica e Neonatal.
No Brasil, aproximadamente 10% dos bebês nascem prematuros, ou seja antes de completar 37 semanas de gestação e/ou com baixo peso (menor que 2.500gr).
Qual a importância da UTI para bebês prematuros?
Em casos delicados como esses, onde a saúde do bebê ainda é muito frágil, a única maneira de sobreviver é com monitoramento o tempo todo.
Na UTI Neonatal esse bebê recebe os cuidados certos, na hora certa, no local certo e com os profissionais certos, a grande maioria dos pequenos pacientes consegue se desenvolver e crescer com saúde.
Preparo do enfermeiro neonatologista:
É um trabalho intenso e muito delicado, exige dos enfermeiros preparo técnico com especialização, juntamente com treinamentos e atualizações específicas da área.
Emocional do enfermeiro para cuidar de prematuros:
Acompanhar a luta e sofrimento dos pequenos pacientes e de seus familiares exige preparo emocional. Se por um lado o enfermeiro vivencia o prazer de cuidar ver a melhora de um caso grave. Por outro, convive com angústias intensas por realizar um grande número de procedimentos complexos, manipular equipamentos e realizar suas tarefas num ritmo bastante intenso.
Importância do enfermeiro para os pais de bebês internados:
Os pais de um bebê prematuro vivem um momento diferente do planejado e esperado. Além do cansaço físico e emocional, precisam entender toda a situação.
Muitas vezes os pais não tem tempo nem de pegar seu filho no colo, e o enfermeiro passa a ser o elo de ligação entre pais e bebê.
Por isso, transmitir confiança e confortar esses pais é essencial e pode ser feito com atitudes simples, como explicar com paciência que a UTI Neonatal é um ambiente totalmente preparado para favorecer o desenvolvimento do bebê e ver com otimismo cada pequeno ganho.
FONTE: https://enfermagemdeconteudo.com.br/uti-pediatrica-e-neonatal-o-cuidado-certo-faz-diferenca/