MBA em Desenvolvimento Urbano e Cidades Inteligentes
Objetivos do curso
GERAL:
Formar profissionais especializados em Desenvolvimento Urbano e Cidades Inteligentes, com conhecimento específico para atuar na iniciativa pública.
ESPECÍFICOS
- Conhecer as especificidades do contexto da Desenvolvimento Urbano e Cidades Inteligentes;
- Formar profissionais para enfrentar os desafios inerentes à Gestão pública, com foco no Desenvolvimento Urbano e Cidades Inteligentes;
- Conciliar o conhecimento teórico com a sua aplicação prática, de maneira eficiente e objetiva;
- Oferecer conhecimento verticalizados sobre os temas inerentes aos desafios contemporâneos da gestão pública, de modo que os profissionais possam responder às demandas inerentes a própria sociedade quanto ao Desenvolvimento Urbano e Cidades Inteligentes;
- Pensar o Desenvolvimento Urbano e Cidades Inteligentes, como ferramentas de desenvolvimento e aperfeiçoamento das práticas de gestão púbica.
INVESTIMENTO
-
Carga horária
O curso tem carga
horária de 420h. -
Certificação
Ao final do curso você receberá seu certificado. -
Acessibilidade
Assista as aulas de qualquer dispositivo. -
Disponibilidade
Tempo de acesso é deImediato ao realizar a inscrição.
Capítulo 1: Recursos
1.1 Recursos Materiais
1.2 Recursos Humanos
1.3 Recursos Tecnológicos
1.4 Recursos Financeiros
Capítulo 2: A Gestão dos Recursos nas Organizações
2.1 Funções Organizacionais
2.2 Níveis Organizacionais
Capítulo 3: Planejamento
3.1 Objetivo
3.2 Plano
3.3 Organização
Capítulo 4: Direção
4.1 Liderar
4.2 Coordenar
Capítulo 5: Controle
5.1 Parâmetros de Desempenho
5.2 Medidas Corretivas
Capítulo 1: Noções gerais e contextualização do Direito
1.1 Direito Público x Direito Privado
1.2 Princípios gerais de Direito Público
1.3 A supremacia da Constituição Federal
Capítulo 2: Princípios fundamentais do Estado Democrático de Direito
2.1 Estado Democrático e Social de Direito
2.2 Fundamentos do Estado Brasileiro
2.3 Princípio Republicano
2.4 Princípio da separação dos poderes
2.5 Objetivos fundamentais da república
2.6 Relações internacionais
Capítulo 3: Federalismo brasileiro – República Federativa
3.1 União
3.2 Estados
3.3 Municípios
3.4 Territórios Federais
3.5 Distrito Federal
3.6 Intervenção Federal
Capítulo 4: Divisão do poder
4.1 Os três poderes
4.2 Poder Judiciário
4.3 Poder Legislativo
4.4 Poder Executivo
Capítulo 5: Administração Pública
5.1 Princípios constitucionais da Administração Pública
5.2 Agentes e cargos públicos
5.3 Improbidade Administrativa
Capítulo 1: Conceito e Regime Jurídico da Administração Pública, Conceituação, Processo Administrativo, Modalidades do Processo
Capítulo 2: Princípios constitucionais, Devido Processo Legal, Contraditório, Ampla Defesa
Capítulo 3: Instalação, desenvolvimento e decisão, Partes do processo, Instalação do processo, Atos processuais, Motivação da decisão, Recursos
Capítulo 4: Conceito gerenciamento de processos, Processos e estrutura organizacional, Processos Administrativos e de pessoal, Aspectos organizacionais em gestão de processos
Capítulo 5: Riscos, Monitoramento do desempenho de processos, Fatos e dados para tomada de decisão, Projetos de melhoria
Capítulo 1: Terceiro Setor
1.1 O que é o terceiro setor?
1.2 Abrangência do terceiro setor
1.3 A expansão do terceiro setor
Capítulo 2: Educação Ambiental
2.1 Educação Ambiental
2.2 A evolução histórica da questão ambiental
2.3 A tomada de consciência do problema ambiental
Capítulo 3: A Sustentabilidade
3.1 A sociedade em risco
3.2 Desafios para a educação ambiental
3.3 O desenvolvimento sustentável
Capítulo 4: As Entidades Sem Fins Lucrativos e o Meio Ambiente
4.1 As entidades sem fins lucrativos e o meio ambiente
4.2 O sistema de gestão ambiental nas entidades sem fins lucrativos
4.3 A cidadania, as entidades sem fins lucrativos e o meio ambiente
Capítulo 5: O Terceiro Setor e a Educação Ambiental
5.1 Finalidade e perspectiva das entidades sem fins lucrativos
5.2 Educação ambiental no brasil e defesa do meio ambiente
5.3 A contribuição das entidades para a educação ambiental
Capítulo 1: Sustentabilidade
1.1 Conceitos de sustentabilidade
1.2 Sustentabilidade Imensurável
1.3. Planos de negócios sustentáveis (business model canvas)
Capítulo 2: Meio Ambiente
2.1 Recuperação Florestal
2.2 Conselho genético e o desenvolvimento econômico e ambiental
2.3 Mudanças climáticas e objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS)
Capítulo 3: Meio Ambiente
3.1 Neutralização de carbono
3.2. Conceitos de fazendas verticais
3.3. Mitigação de carbono por florestas
Capítulo 4: Ecologia e Meio Ambiente
4.1. Cálculo do rastro ecológico no ambiente
4.2. Cidades inteligentes e inovação
4.3. Logística reversa
Capítulo 5: Agroecologia
5.1. Técnicas agroecológicas
5.2 Remediação de metais pesados do ambiente
5.3. Manual de etiqueta sustentável
Capítulo 1: Fundamentos da Ética
1.1 Ética e moral segundo Zygmunt Bauman
1.2 Conceito de ética
1.3 Classificação da ética
1.4 Ética e moral no serviço público
1.5 Princípios e bases da ética
1.6 Ética teleológica
Capítulo 2: O Código de Ética Profissional no Serviço Público
2.1 Aspectos gerais do decreto n. 1.171 de 1994 (código de ética profissional no serviço público)
2.2 Das disposições preliminares: do provimento, da vacância, remoção e substituição
2.3 Estágio probatório
Capítulo 3: Disposições Sobre o Enriquecimento Ilícito
3.1 Regime disciplinar, deveres, responsabilidades e proibições
3.2 Lei n. 8.429 de 2 de junho de 1992
3.3 Enriquecimento ilícito no serviço público
Capítulo 4: Improbidade Administrativa
4.1 Conceitos de improbidade administrativa
4.2 Sanções e punições penais
4.3 Sanções civis
Capítulo 5: Responsabilidade Civil no Serviço Público
5.1 Noções de responsabilidade civil
5.2 Responsabilidade civil do servidor público
5.3 Responsabilidade civil do servidor público por equiparação
5.4 Processo administrativo, conforme a lei n. 9.784/1999.
Capítulo 1: Plano, Gestão e Gerenciamento dos Resíduos Sólidos.
1.1 Logística reversa: Responsabilidade Compartilhada e Sustentabilidade Ambiental.
1.2 PEVs, Doações e Compensações Ambientais.
1.3 Política Nacional dos Resíduos Sólidos – PNRS.
1.4 Plano, Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos.
Capítulo 2: Grandes Geradores dos Resíduos Sólidos.
2.1 Resíduos Sólidos Domiciliares Urbanos.
2.2 Cadeia Logística dos Resíduos Sólidos dos rejeitos provenientes dos Grandes Geradores.
2.3 A Organização Empresarial dos Prestadores de Serviços aos Grandes Geradores.
2.4 As responsabilidades dos Grandes Geradores de Resíduos Sólidos não domiciliares.
2.5 As responsabilidades dos titulares dos serviços públicos.
Capítulo 3: Certificações Ambientais.
3.1 Ciclo de vida de um produto, Rastreamento de dados e a Comprovação.
3.2 A importância das Certificações e a logística reversa no tratamento dos resíduos.
3.3 Avaliação dos Impactos Ambientais na Gestão Ambiental dos Resíduos Sólidos: Casos Concretos
Capítulo 4: Desenvolvimento Sustentável: Agenda 2030 – Os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.
4.1 Desafios da Agenda 2030 vinculados aos resíduos sólidos.
4.2 Interface entre o licenciamento ambiental e a certificação ambiental.
Capítulo 5: Certificações Ambientais.
5.1 As certificações ambientais na construção civil.
5.2 As certificações ambientais nos serviços hospitalares.
5.3 As certificações ambientais na realização de eventos.
5.4 As certificações ambientais nos grandes geradores “Fast Food”.
5.2 Análise comparativa das certificações ambientais: Casos de empresas multinacionais
Capítulo 1: Um retrospecto da política no Brasil.
1.1 Governos ditatoriais.
1.2 Liberdade de voto e expressão.
1.3 Constituições e seus avanços para a democratização.
Capítulo 2: Auge democrático e descrédito na democracia.
2.1 Ascensão de movimentos populares.
2.2 Mecanismos de participação do povo na política.
2.3 Descrédito da figura do político e democracia.
2.4 Crise da democracia contemporânea e seus impactos.
Capítulo 3: Política participativa, realidades e utopias.
3.1 Solidificação das ferramentas de participação.
3.2 Quanto de fato o povo é ouvido e representado?
3.4 Formação da agenda pública.
3.5 Conselhos e fiscalização do povo e para o povo.
Capítulo 4: Instrumentos legais de gestão pública e participativa.
4.1 Legislação vigente e seus impactos na participação popular.
4.2 O povo não participa por que não quer ou por que não sabe?
4.2 Como utilizar os instrumentos legais no dia a dia.
4.3 Educação cidadã.
Capítulo 5: Os bons exemplos de gestão compartilhada, participativa e democrática no Brasil.
5.1 O caso da gestão das escolas em parceria com a comunidade.
5.2 Ações feitas por conselhos efetivos para suas regiões.
5.3 Contribuição do terceiro setor para a participação popular.
5.4 Startups com foco na gestão pública compartilhada.
Capitulo 1: Organizações de um Produto Social.
1.1 Novos paradigmas da ação organizacional.
1.2 Capacitação Organizacional e seu desempenho.
1.3 Marketing Institucional e Marketing Social.
Capitulo 2: Projeto Social: Um Processo Logico.
2.1 Politicas, Planos, Programas e Projetos.
2.2 Processo de Comunicação no Projeto Social.
2.3 Processo de Articulação e Cooperação.
Capitulo 3: Avaliação e Monitoramento em Projetos Sociais.
2.1 Estratégia e Dimensões da Avaliação.
2.2 Conceitos da Avaliação.
2.3 Avaliação Participativa: Uma escolha Metodológica.
Capitulo 4: Sustentabilidade dos Projetos Sociais.
4.1 Orçamento e viabilização de recursos.
4.2 Prestação de Contas: Transparência e Equidade.
4.3 Analise de Risco, Resultados e Impactos.
Capitulo 5: Captação de Recursos para o Terceiro Setor.
5.1 Conceituação do Terceiro Setor.
5.2 Captação de Recursos da Iniciativa Privada.
5.3 Terceiro Setor e Poder Público
Capítulo 1: Smart Cities: conceitos e definições.
1.1 O que é uma Smart City?
1.2 O que faz uma cidade ser uma Smart City?
1.3 Principais rankings mundiais.
1.4 Como está o Brasil em relação as Smart cities?
Capítulo 2: Compreendendo as dimensões das Smart Cities.
2.1 Economia.
2.2 Pessoas.
2.3 Mobilidade e Meio Ambiente.
2.4 Governos e governança
Capítulo 3: Desenvolvimento econômico e Smart cities, qual a relação?
3.1 Conceitos tradicionais e contemporâneos do desenvolvimento.
3.2 O papel das cidades no desenvolvimento regional.
3.3 A integração tecnológica e seus efeitos no desenvolvimento.
3.4 Pobreza, desigualdade e desemprego na era da tecnologia urbana
Capítulo 4: Tecnologia, pessoas e sustentabilidade.
4.1 Presente e futuro tecnológico das Smart cities.
4.2 Como a tecnologia influencia na sustentabilidade?
4.3 A cidade é smart e as pessoas? Vamos nos habituar?
4.4 Setores estratégicos para avanço das cities.
Capítulo 5: Smart cities no Brasil e no mundo: um paralelo.
5.1 Principais cities brasileiras.
5.2 Principais cities mundiais.
5.3 Um paralelo.
5.4 Algumas considerações: diferenças e similaridades para visão de futuro.
Profissionais graduados nas áreas de administração, contabilidade, economia, direito, arquitetura, engenharias e demais interessados em Desenvolvimento Urbano e Cidades Inteligentes.