MBA em Gestão Financeira e Contabilidade em Serviços de Saúde
Objetivos do curso
GERAL:
Formar profissionais aptos ao exercício da Gestão Financeira e Contabilidade nas empresas e serviços da saúde, por meio de conhecimentos específicos para a atividade laboral.
ESPECÍFICOS
- Proporcionar aos estudantes estudo e discussão dos princípios teórico-práticos que norteiam a Gestão
Financeira e Contabilidade nas empresas e serviços da saúde. - Formar profissionais para conhecer e identificar as demandas de Gestão Financeira e Contabilidade nas empresas e serviços da saúde.
- Compreender o compromisso do especialista como agente da mudança, através da aplicabilidade prática da Gestão Financeira e Contabilidade nas empresas e serviços da saúde.
- Conciliar o conhecimento teórico com a sua aplicação prática, de maneira eficiente e objetiva.
- Oferecer conhecimento mais aprofundado sobre os temas de afinidade do setor, de modo que os profissionais possam responder às demandas.
INVESTIMENTO
-
Carga horária
O curso tem carga
horária de 500h. -
Certificação
Ao final do curso você receberá seu certificado. -
Acessibilidade
Assista as aulas de qualquer dispositivo. -
Disponibilidade
Tempo de acesso é deImediato ao realizar a inscrição.
Capítulo 1: A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA COMO ESTRUTURA
1. Os princípios da Administração Pública
2. A Gestão de Políticas Públicas
3. Gestão Estratégica
4. Gestão de Pessoas na Gestão Pública
Capítulo 2: O TCU E A ATUAÇÃO DO CONTROLE EXTERNO
1. O controle externo
2. Eficiência na gestão pública
3. A governança institucional
4. A prestação de contas
Capítulo 3: GESTÃO DE RISCOS
1. A estrutura da gestão de riscos
2. Metodologia da gestão de riscos
3. O processo de gerenciamento de riscos
4. Plano de tratamento e avaliação contínua
Capítulo 4: AS CONTRATAÇÕES E AQUISIÇÕES PÚBLICAS
1. Licitações públicas
2. A contratação de serviços e os Instrumentos de Medição de Resultado
3. Referencial e formação de preços
4. A gestão e eficiência dosestoques
Capítulo 5: PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA
1. Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público (NBASP)
2. Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP)
3. Procedimentos e técnicas de auditoria
4. Análise, fiscalização e relatório de auditoria
Capítulo 1: Fundamentos da Contabilidade – Introdução e Conceitos Básicos
1.1 Conceitos básicos – Contabilidade como ciência
1.2 Objeto, campo, finalidade e aplicação
1.3 Técnicas contábeis (VAC)
Capítulo 2: Fundamentos da Contabilidade – O método das Partidas Dobradas e as Contas Contábeis
2.1 Contas Contábeis
2.2 Mecanismo de Débito e Crédito (VAI)
2.3 Atos e Fatos Contábeis
Capítulo 3: Fundamentos da Contabilidade – Os Elementos Patrimoniais
3.1 Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido
3.2 Equação Fundamental do Patrimônio (VAP)
3.3 Situações ou Estados Patrimoniais
Capítulo 4: Fundamentos da Contabilidade – As contas de resultado e regimes de contabilização
4.1 Conceito de Receita e Despesa
4.2 Regime de Competência e Regime de Caixa
4.3 Encerramento das contas de receitas e despesas (VAP)
Capítulo 5: Fundamentos da Contabilidade – As Demonstrações Contábeis
5.1 Balancete de Verificação
5.2 Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício
5.3 As Demonstrações obrigatórias pelas Leis das S.A. (VAT)
Capítulo 1: DEFINIÇÃO DE CENÁRIOS
1.1 Introdução
1.2 O que define um cenário
1.3 Maneiras de identificar um cenário
Capítulo 2: CENÁRIOS E O AMBIENTE EXTERNO
2.1 Introdução
2.2 Elementos do ambiente externo
2.3 Posicionamento da organização no mercado
Capítulo 3: TIPOS DE CENÁRIOS
3.1 Introdução
3.2 Identificação dos cenários e suas características
3.3 Relação entre os tipos de cenários
3.4 Variáveis que influenciam nos cenários
Capítulo 4: CENÁRIOS FINANCEIROS E SUAS IMPLICAÇÕES
4.1 Introdução
4.2 Funções financeiras
4.3 Mercado financeiro no Brasil
Capítulo 5: UTILIZAÇÃO DO CENÁRIO FINANCEIRO COMO VANTAGEM COMPETITIVA
5.1 Introdução
5.2 Decisões sobre os resultados
5.3 Administração financeira com ética
Capítulo 1: Normas Profissionais E Técnica Direcionadas Ao Auditor Na Regulamentação Do Exercício Profissional
1.1 Normas Relacionadas À Auditoria
1.2 Definição Do Termo Auditoria
1.3 Ética Profissional
1.4 NBC TA 240 Planejamento E A Responsabilidade Do Auditor Em Relação À Fraude
Capítulo 2: Avaliação De Riscos
1.1 Procedimentos De Auditoria
1.2 Respostas Aos Riscos Identificados De Distorção Relevante
1.3 Riscos Identificados Decorrentes De Distorção
Capítulo 3: Riscos Nas Estimativas Do Planejamento De Auditoria
3.1 3.1 NBC TA 540 Auditoria De Estimativas Contábeis,Inclusive Do Valor Justo E Divulgações
Relacionadas
3.2 Definições Relevantes Para O Entendimento Da Norma
3.3 NBC TA 550 – Partes Relacionadas
3.4 NBC TA 570 Continuidade Operacional
Capítulo 4: Execução Dos Trabalhos De Auditoria
4.1 Materialidade E Amostra Da População A Ser Auditada
4.2 NBC TA 600 – Auditorias De Demonstrações Contábeis De Grupos, Incluindo Otrabalho Dos Auditores Dos Componentes
Capítulo 5: Modelo De Avaliação De Risco
5.1 Proceso De Avaliação
5.2 Monitoramento E Análise Crítica
Capítulo 1: Recursos
1.1 Recursos Materiais
1.2 Recursos Humanos
1.3 Recursos Tecnológicos
1.4 Recursos Financeiros
Capítulo 2: A Gestão dos Recursos nas Organizações
2.1 Funções Organizacionais
2.2 Níveis Organizacionais
Capítulo 3: Planejamento
3.1 Objetivo
3.2 Plano
3.3 Organização
Capítulo 4: Direção
4.1 Liderar
4.2 Coordenar
Capítulo 5: Controle
5.1 Parâmetros de Desempenho
5.2 Medidas Corretivas
Capítulo 1: A relação existente entre dinheiro e tempo
1.1 Valor temporal
1.2 Os equalizadores da relação dinheiro x tempo
1.3 Terminologia da matemática financeira
Capítulo 2: Aplicação prática dos juros
2.1 Juros simples
2.2 Juros Compostos
2.3 Taxa de juros – Equalizando a relação dinheiro x tempo
Capítulo 3: Calculando o valor do dinheiro no tempo
3.1 Valor presente
3.2 Valor futuro
3.3 Vantagens e desvantagens no cálculo do fluxo de caixa
3.4 Processo decisório em finanças
Capítulo 4: Sistemas de amortização
4.1 Coeficiente de financiamento
4.2 Amortização pelo sistema Price
4.3 Amortização pelo sistema SAC
4.4 Comparação entre Price e SAC
4.5 Casos especiais de amortização
Capítulo 5: Operações financeiras de mercado
5.1 Indicadores financeiros
5.2 Descontos
Capitulo 1: Avaliação em Saúde e Qualidade.
1.1 Avaliação em Saúde.
1.2 Sistemas de Informação em Saúde: indicadores em saúde.
1.3 Introdução à qualidade: conceituação e objetivos.
1.3.1 Fluxos e processos.
1.4 Programas de Acreditação.
Capítulo 2: Auditoria em Saúde (contexto do prestador e da operadora/gestor).
2.1 Auditoria em saúde.
2.2 Tipos de auditoria: Aspectos conceituais e metodológicos.
2.3 O papel do auditor na organização: monitoramento e avaliação da auditoria hospitalar.
2.4 Estrutura e atribuições dos auditores.
2.5 Instrumentos e ferramentas de trabalho do auditor.
Capítulo 3: Auditoria – Operacional e Gerencial.
3.1 Instrumentos de credenciamento de serviços em saúde.
3.2 Principais diferenças entre Auditoria em Sistemas Públicos e Privados de Saúde.
3.3. Sistema de Saúde Suplementar – Agência Nacional de Saúde Suplementar.
Capítulo 4: Custos da assistência em saúde.
4.1 Prontuário do paciente: aspectos éticos e legais.
4.2 Auditoria de contas médica: hospitalar e ambulatorial.
4.3 Custos e classificação das órteses e próteses.
Capítulo 5: Contratualização e regras de negócio.
5.1 Compliance em Saúde.
5.2 Contratos e negociações hospitalares.
Capítulo 1: Introdução à Auditoria.
1.1.Fundamentos de auditoria na saúde suplementar: aspectos históricos e conceituais.
1.2.Ética e legislação aplicada no processo de auditoria.
1.3.Auditoria em procedimentos ambulatoriais e contas hospitalares na saúde suplementar: processo de trabalho e rotinas.
1.4.Tipos e técnicas de auditoria em saúde.
1.5.Auditoria interna e auto avaliação dos Processos nas Instituições de Saúde.
1.6.Competências do auditor em saúde
Capítulo 2: Manual de auditoria em saúde, credenciamento e contratos.
1.1.O manual de auditoria em saúde: regras técnicas e sua importância.
1.2. Terminologias e tabelas em auditoria – tabela CBHPM: instruções gerais, forma de remuneração: portes de procedimentos, portes anestésicos e UCO.
1.3.Apresentação e manuseio das tabelas de remuneração mais utilizadas: tabelas próprias, Brasíndice e Simpro.
1.4. Principais insumos que compõem a conta: diárias e taxas (sala – equipamentos – serviços), gasoterapia, materiais e medicamentos e pacotes.
1.5.Credenciamento e negociação de contratos.
Capítulo 3: ANS: Agencia Nacional de Saúde Suplementar.
1.1.Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS): atribuições e competências – leis no 9.656/98 e 9.961/2000.
1.2.Rol da ANS vigente.
1.3.Resoluções Normativas (RN) e Diretrizes de Utilização (DUT).
1.4.Aplicação prática do padrão TISS e preenchimento das guias.
1.5.Judicialização na saúde.
Capítulo 4: Auditoria para Assistência – teoria e pratica.
1.1.Auditoria e faturamento hospitalar.
1.2.Auditoria em operadoras de planos de saúde.
1.3.Autorização de procedimentos.
1.4.Estratégias para redução de glosa: notificação à parte contrária para ações corretivas.
1.5.Contra auditoria e recursos de glosas.
Capítulo 5: Praticas Avançadas em Auditoria.
1.1.Auditoria em OPME e DMI.
1.2.Auditoria em Home Care.
1.3.Fraudes em serviços de saúde.
1.4.Relatórios e indicadores na auditoria em saúde.
1.5.Saúde e auditoria baseada em evidências.
1.6.Auditoria gerencial e compliance.
Capítulo 1: CONTABILIDADE DE CUSTOS.
1.1. Classificação da Contabilidade.
1.1.1. Contabilidade financeira.
1.1.2. Contabilidade gerencial.
1.1.3. Contabilidade de custos.
1.2. Distintas abordagens da Contabilidade de Custos.
1.2.1. Custos no Setor público – Fundamentação legal e objetivo.
1.2.2. Custo no setor privado – custo para maximizar lucro x público – custos para atendimento bem estar social).
1.3. Princípios contábeis aplicados à Contabilidade de Custos.
1.3.1. Da realização da receita.
1.3.2. Dos custos históricos. e. Consistência.
1.3.3. Prudência.
1.3.4. materialidade.
1.4. Custos no setor saúde –
1.4.1. O uso da informação de custos no setor saúde.
1.4.2. Fundamentações legais na exigência de custos na saúde.
1.4.3. Lei 8080/90. Lei de responsabilidade fiscal, Carta do Usuário do SUS).
1.5. Sistemas de Informação em Saúde.
1.5.1. Programa Nacional da Gestão de Custos (PNGC).
1.5.2. Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS).
Capítulo 2: GESTÃO DE CUSTOS.
2.1. Principais Conceitos.
2.1.1. Gastos, investimento, custo, despesas, depreciação, perdas, desembolso, recebimento.
2.1.2. Classificação dos Custos e Despesas.
2.1.3. Quanto ao comportamento – Custos fixos, custos variáveis.
2.1.4. Quanto à aplicabilidade – custos diretos, custos indiretos.
2.2. Métodos Tradicionais de apuração de custeio.
2.2.1. Custeio Direto.
2.2.2. Custeio por Absorção.
2.3. Métodos Contemporâneos de Gestão de Custos.
2.3.1. Custeio ABC.
2.3.2. Teoria das restrições (TOC).
2.3.3. Teoria dos Custos de Transação.
Capítulo 3: ESTRATÉGIA E A IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE CUSTOS EM ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE.
3.1. A implantação de sistema de custos em organizações de saúde.
3.1.1. Considerações para implantação.
3.2. Ações necessárias para implementação de um sistema de custos.
3.2.1. Ações Estratégicas.
3.2.2. Ações Táticas.
3.2.3. Ações Operacionais.
3.3. Etapas da implementação do sistema de custeio por absorção em organizações de saúde.
3.4. Roteiro para elaboração de estudos de custos em saúde.
Capítulo 4: USO DA INFORMAÇÃO DE CUSTOS NO SETOR SAÚDE.
4.1. Custo como instrumento de gestão na saúde.
4.2. Fundamento de Avaliação econômica em saúde.
4.2.1. Microcusteio.
4.2.2. Avaliação Econômica em Saúde.
4.2.3. Avaliação Impacto Orçamentário.
4.3. Custos como metainformação – custo para decisão.
4.3.1. Gestão estratégica de custos.
4.3.2. Conceitos de custos para a tomada de decisão, avaliação e controle.
4.4. Gestão Estratégica de Custos.
4.4.1. Análise de relatórios gerenciais.
Capítulo 5: ECONOMIA DA SAÚDE E O USO DAS INFORMAÇÕES DE CUSTOS.
5.1. Fundamentos de Economia da Saúde.
5.2. O SUS: Fundamentos, Legislação.
5.3. Financiamento da Saúde.
5.3.1. Abordagem macroeconômica – entrada de recursos.
5.3.2. Abordagem microeconômica – Gestão de recursos financeiros. nos sistemas e serviços de saúde. 5.3.3. Judicialização da saúde e seus impactos.
5.4. SUS e a gestão financeira dos recursos.
Capítulo 1: Auditoria em procedimentos ambulatoriais e contas hospitalares.
1.1 Fase analítica e operativa. Sistema de Captação, Processamento e Relatórios dos Sistemas de Informação Ambulatorial (SIA/SUS) e Hospitalar (SIH/SUS).
Capítulo 2: CMD – Conjunto Mínimo de Dados.
2.1 Etapas de implantação CMD
2.2 Mudanças no processo.
2.3 Estrutura do CNES e SIGTAP/ RTS.
2.4 Importância do Sistema de Regulação/ SISREG.
2.5 Instrumentos de registro do SIA/SUS – BPA-C; BPA-I; RASS e APAC.
2.6 Instrumentos de registro do SIH/SUS: AIH (principal, especial e secundário).
Capítulo 3: Especificidades dos Manuais Operacionais.
3.1 Mudança de procedimento, emissão de nova AIH na mesma internação, procedimentos múltiplos, sequências e politraumatizados, registro de diárias, CID x procedimento e procedimento x quantidade máxima, compatibilidades, validade da APAC, entre outros.
Capítulo 4: Profissional solicitante, autorizador, executante e auditor.
4.1 Fluxo, rotinas e principais dilemas.
4.2 Fluxo do processamento (sistemática e relatório de consistência) e pagamentos: rejeições e bloqueios. Desafios do faturamento.
Contra-auditoria. Capítulo 5: Análise de contas hospitalares do SUS e sua relação com as glosas (rejeições e bloqueios) e recursos de glosas/contra-auditoria.
5.1 Processo/fluxo prático de auditoria e faturamento de contas hospitalares (assistências ambulatorial e hospitalar no SUS).
5.2 Contexto prático da utilização dos Sistemas de Informação em Saúde relacionados à temática.
5.3 Simulação realística.
Profissionais graduados nas áreas de saúde, enfermeiros, nutricionistas e demais profissionais da área da saúde, bem como administradores, contadores e outros profissionais da área de gestão financeira, controladoria e contábil, com interesse em atuar na Gestão Financeira e Contabilidade nas empresas e serviços da saúde.