MBA em Inovação, Estratégias e Mercado

Objetivos do curso

GERAL:

Formar profissionais especializados em Inovação, Estratégias e Mercado, com conhecimento específico para atuar tanto na iniciativa privada quanto na pública.

ESPECÍFICOS

  • Conhecer as especificidades do contexto da Inovação, Estratégias e Mercado;
  • Formar profissionais para enfrentar os desafios inerentes à Gestão focado em Inovação, Estratégias e Mercado;
  • Conciliar o conhecimento teórico com a sua aplicação prática, de maneira eficiente e objetiva;
  • Oferecer conhecimento verticalizados sobre os temas inerentes aos desafios contemporâneos da Inovação, Estratégias e Mercado, de modo que os profissionais possam responder às demandas inerentes a própria sociedade;
  • Pensar a Inovação, Estratégias e Mercado, como ferramenta de desenvolvimento e aperfeiçoamento das práticas de gestão.

INVESTIMENTO

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Capítulo 1: Recursos

1.1 Recursos Materiais
1.2 Recursos Humanos
1.3 Recursos Tecnológicos
1.4 Recursos Financeiros

Capítulo 2: A Gestão dos Recursos nas Organizações

2.1 Funções Organizacionais
2.2 Níveis Organizacionais

Capítulo 3: Planejamento

3.1 Objetivo
3.2 Plano
3.3 Organização

Capítulo 4: Direção

4.1 Liderar
4.2 Coordenar

Capítulo 5: Controle

5.1 Parâmetros de Desempenho
5.2 Medidas Corretivas

 

Unidade 1 – Mindset

1.1 – O que não é criatividade
1.2 – O que é criatividade
1.3 – Mitos da criatividade.
1.4 – Cobertor com mangas!

Unidade 2 – A Gestão do Pensamento

2.1 – A relação homem, trabalho e criatividade
2.2 – Transformando pensamentos abstratos em ideias práticas
2.2 – Pensamento difuso
2.3 – Pensamento Objetivo
2.4 – Coma tudo e receba uma geladeira!

Unidade 3 – Os Bloqueios Criativos

3.1 – Tipos de bloqueios criativos
3.2 – Junte duas coisas e as transforme em uma!

Unidade 4 – Fases do Processo Criativo

4.1 – O Explorador
4.2 – O Artista
4.3 – O Juiz
4.4 – O guerreiro

Unidade 5 – Cultura Criativa

5.1 – Criatividade nas organizações
5.2 – O perfil de uma organização Criativa
5.3 – Estabelecendo cultura Criativa na organização
5.4 – Atitudes criativas para uma cultura saldável
5.5 – Resolução Criativa de Problemas
5.6 – A Qualidade das Perguntas que fazemos
5.7 – O Brainstorm
5.8 – Estímulos para uma rotina criativa.

 

Unidade 1 – Da Era Industrial a Era do Conhecimento

1.1 Dados, Informações e Conhecimento.
1.2 Da Era Industrial a Era do Conhecimento – mudanças organizacionais.
1.3 Informação e a Era Digital.

Unidade 2 – O valor da informação

2.1 A informação como valor de produtividade
2.2 Características da Informação
2.3 Ciclo de vida da informação – Operacional, tática e estratégica.
2.4 Definição de custos e benefícios na composição da informação.

Unidade 3 – Sistemas de informação

3.1 Classificação dos sistemas de Informação baseados em computadores.
3.2 Componentes básicos de um sistema de informação
3.3 Os sistemas de informações e a sua carreira

Unidade 4 – Gestão estratégica da informação

4.1 Definição de Gestão estratégica da informação e componentes básicos.
4.2 Gerenciamento dos dados s e políticas de composição da informação.
4.3 Gestão na composição da informação.

Unidade 5 – Segurança da informação

5.1 Princípios fundamentais da segurança das informações
5.2 Políticas e diretivas gerenciais para a segurança da informação
5.3 Ética na sociedade da Informação.
5.4 Segurança da informação nas grandes Redes Sociais.

 

UNIDADE 1 – PROJETO – CONCEITOS BÁSICOS

1.1 – Tipos de projetos
1.2 – Definição e contextualização de projetos
1.3 – Identificando a necessidade da elaboração de um projeto.

UNIDADE 2 – ESTUDO DA VIABILIDADE DO PROJETO

2.1 – Analisando a viabilidade do projeto
2.2 – Sustentabilidade do projeto
2.3 – Elementos básicos de um projeto
2.4 – Estruturando a matriz lógica do projeto (MQL)

UNIDADE 3 – PROJETANDO E DESENVOLVENDO O PROJETO

3.1 – Etapas de construção: Fase de Iniciação/Análise/Concepção e Preparaçãodo Projeto.
3.2 – Estruturando e gerenciando o cronograma.
3.3 – Definindo e analisando o escopo do projeto.
3.4 – Detalhamento do projeto.

UNIDADE 4 – AVALIANDO O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

4.1 – Avaliar, o que e por que?
4.2 – Indicadores de avaliação
4.3 – Padrões de qualidade.
4.4 – Papel do cliente no processo de avaliação.
4.5 – Documentação da avaliação.

UNIDADE 5 – APRESENTAÇÃO DO PROJETO

5.1 – Planejamento da apresentação
5.2 – Definição do roteiro de apresentação.
5.3 – Regras de postura aplicada na apresentação de um projeto.

 

Capítulo 01: Fundamentos e definições de Marketing.

1.1 Definição de marketing.
1.2 Origem do marketing.
1.3 Composto de marketing.
1.4 Plano de marketing.

Capítulo 02: Comportamento do consumidor.

2.1 Marketing e consumo.
2.2 Ambiente de marketing.
2.3 Quem é o consumidor.
2.4 Vender ou atender.

Capítulo 03: Inovação em Marketing.

3.1 Marketing digital.
3.2 Marketing 4.0.
3.3 Tendências em Marketing.
3.4 Profissional do Futuro.

Capítulo 04: Marketing e serviços.

4.1 Branding.
4.2 Ciclo de vida dos produtos.
4.3 Marketing Esportivo.
4.4 Experiência de consumo

Capítulo 05: Inteligência de mercado.

5.1 Análise de mercado.
5.2 Marketing e oportunidades.
5.3 Estratégias comerciais.
5.4 Gestão de negócios

 

UNIDADE 1

1.1 Conceitos e contextualização de planejamento
1.2 Análise de cenários
1.3 Conhecendo o mercado

UNIDADE 2

2.1 Conhecendo e analisando stakeholders
2.2 Diagnóstico e análise do ambiente
2.3 Fundamentos e análises estratégicas

UNIDADE 3

3.1 Contextualizando cenários do mercado
3.2 Aproveitando oportunidades e pontos fortes
3.3 Desafiando ameaças e pontos fracos

UNIDADE 4

4.1 Implementação de sistemas de informação estratégica
4.2 Plano Estratégico
4.3 Compreendendo estratégias para crises

UNIDADE 5

5.1 Concebendo alianças mercadológicas
5.2 Formulando agendas transversais sob a ótica da estratégia
5.3 Inovando com o mercado

 

Capítulo 1. Gestão da mudança: uma visão geral

1.1 Conceitos, Reflexões e Perspectivas;
1.2 Aspectos de cultura organizacional como facilitadores na mudança: um estudo multicaso;
1.3 Motivações para a mudança

Capítulo 2. Planejamento da Mudança

2.1 Preparação e Gerenciamento da Mudança no Plano Empresarial;
2.2 Realizando um Plano de Mudança;
2.3 Reforçando a mudança: O que mudar, por que mudar e como mudar?

Capítulo 3. Gestão de Riscos na Mudança

3.1 Assunção de Riscos;
3.2 Líderes e Facilitadores da Mudança;
3.3 O efeito geracional e suas relações na contemporaneidade

Capítulo 4. Resistência á mudança: Orientação para Resultados ou Desenvolvimento da equipe?

4.1 Análise SWOT no campo pessoal e profissional;
4.2 Variáveis de mudança e sua relação com o clima organizacional;
4.3 Competências e suas caraterísticas

Capítulo 5. Mudança e Inovação: um caminho sem volta

5.1 Mecanismos de Vigilância;
5.2 A Era da re(aprendizagem);
5.3 Desafios Presentes

 

Capítulo 1. Conceitos e Definições Introdutórias

1.1. Definição de Mercado e Conceitos Inerentes ao Economês
1.2. Hipóteses e Modelos de Concorrência
1.3. A Questão da Escassez

Capítulo 2. As Estruturas de Mercado

2.1. Mercado de Bens e Serviços
2.2. Mercado de Fatores de Produção
2.3. Cartel, Truste, Holding e o Equilíbrio de Mercado

Capítulo 3. Hipóteses do Comportamento das Empresas e Precificação

3.1. Hipótese de Homogeneidade
3.2. Hipótese da Racionalidade dos Agentes
3.3. Mark-up e Custos de Produção

Capítulo 4. Questões de Monopólio

4.1. Externalidades
4.2. Princípios de Regulação
4.3. Ética e Competitividade das Empresas

Capítulo 5. Reflexões sobre Poder e Mercado

5.1. Mercados e a Globalização
5.2. O Estado e o Mercado
5.3. Poder de Mercado

 

Capítulo 1. Teoria e Prática do Design

1.1 Pra que serve o Design
1.2 História do Design
1.3 Design como ferramenta de Inovação

Capítulo 2. Consumo e Análise de Tendências

2.1 Antropologia do Consumo
2.2 Consumo de Experiência vs. Experiência de Consumo
2.3 Ferramentas investigação do comportamento

Capítulo 3. Design Thinking

3.1 Fundamentos da ferramenta
3.2 Métodos e processos de criação
3.3 Ideação e Prototipagem de ideias

Capítulo 4. Metodologia de Pesquisa em Design

4.1 Ferramentas de Pesquisa em Design
4.2 Metodologia Científica da ferramenta Design como gerador de soluções inovadoras
4.3 Geração de Alternativas

Capítulo 5. Processos de Criação em Design

5.1 Conceito de Criatividade
5.2 Análise e desenvolvimento do partido adotado
5.3 Detalhamento do projeto
5.3 Prototipagem e validação

 

Capítulo 1: Introdução à Gestão da Inovação e Tecnologia

1.1 Conceitos e Definições; Tecnologia, Técnica.
1.2 Capacitação Tecnológica e Inovação Tecnológica.
1.3 Tipos e formas de Inovação Tecnológica;

Capítulo 2: O Processo de Inovação e Difusão Tecnológica.

2.1 Aspectos da Organização para Inovar.
2.2 Os Facilitadores e as Barreiras para a Inovação nas Empresas.
2.3 Características de Um Modelo Organizacional Inovador.
2.4 Cultura Organizacional próinovação.
2.5 Capacidade para interpretar cenários tecnológicos e de mercado.
2.6 Estrutura com flexibilidade à Mudanças: Reposicionamento e Realinhamento Estratégico.

Capítulo 3: Aspectos Legais da inovação

3.1 Propriedade Intelectual, direitos autorais, marcas e patentes.
3.2 Lei de Patentes.
3.3 Transferência de tecnologia
3.4 A importância e o Papel do INPI.

Capítulo 4: Planejamento e Inovação.

4.1 A inovação como fator de Competitividade Tecnológica e VantagemCompetitiva.
4.2 Conceitos de Estratégia na Inovação.
4.3 Tipologia das Estratégias Tecnológicas
4.4 Estratégia Competitiva baseada na Inovação.
4.5 Planejamento Estratégico Tecnológico (PET)

Capítulo 5: Prospecção Tecnológica.

5.1 Análise Estratégica, Escolha Estratégica e Monitoramento Estratégico da Inovação.
5.2 Componentes e Recursos da Gestão Estratégica da Inovação.
5.3 Análise das Decisões: postura tecnológica da empresa (build or buy).
5.4 O Caminho do Desenvolvimento Tecnológico (riscos técnicos e de mercado).
5.5 Variáveis / Indicadores: econômicos e tecnológicos
5.6 Estratégias de viabilização de projetos inovadores: Gestão das Relações com os públicos (parcerias /cooperação /joint ventures).

 

Profissionais graduados nas áreas de administração e afins (Administradores, Contadores, Tecnólogos em Logística) e demais interessados em Inovação, Estratégias e Mercado.

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