Pós-graduação em Alfabetização e Letramento: Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Objetivos do curso

GERAL:

Qualificar e aprimorar docentes no exercício profissional e práticas pedagógicas na alfabetização e letramento na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

ESPECÍFICOS

  • Desenvolver habilidades na análise, síntese e avaliação crítica sobre o desenvolvimento da leitura e escrita;
  • Qualificar profissionais para avaliar a relação da teoria e pesquisa na educação e nas práticas de alfabetização;
  • Capacitar e certificar os professores para atuação em conformidade com as práticas pedagógicas na alfabetização e letramento;

INVESTIMENTO

MATRÍCULA R$59,00 MATRÍCULA R$59,00

 

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Capítulo 1: Abordagem Tradicional

1.1 A Pedagogia Tradicional
1.2 Implicações da abordagem tradicional na prática docente

Capítulo 2: Abordagem Comportamentalistas

2.1 O Behaviorismo
2.2 A Gestalt
2.3 Implicações do comportamentalismo na prática docente

Capítulo 3: Abordagem Humanista

3.1 Carl Rogers
3.2 Paulo Freire e a Pedagogia Libertadora
3.3 Implicações da abordagem humanista na prática docente

Capítulo 4: Abordagem Cognitivista

4.1 Henri Wallon e a afetividade
4.2 Jean Piaget
4.3 Implicações da abordagem cognitivista na prática docente

Capítulo 5: Abordagem Sociocultural

5.1 Vygotsky
5.2 Emília Ferreiro
5.3 Implicações da abordagem sociocultural na prática docente

 

Capítulo 1: Introdução a didática do ensino e avaliação da aprendizagem

1.1 Conceito de Didática
1.2 Principais Correntes da Didática
1.3 Tendências Atuais da Didática do Ensino
1.4 A Relação da Avaliação da Aprendizagem e a Didática do Ensino

Capítulo 2: A didática para formação e prática docente

2.1 A Didática Como Elemento da Formação do Docente
2.2 A Didática Como Ferramenta da Prática Docente no Processo de Ensino/Aprendizagem

Capítulo 3: Planejamento educacional

3.1 Níveis e Funções do Planejamento
3.2 Planejamento Participativo na Escola
3.3 Elaboração e Importância do Plano de Ensino

Capítulo 4: O papel da avaliação como investigação didática

4.1 Para Quê avaliar?
4.2 Uma Contextualização da Avaliação
4.3 Como Avaliar?
4.4 Uso da Avaliação como Ferramenta de Investigação Didática

Capítulo 5: Avaliações no brasil e suas bases legais

5.1 Níveis de Avaliação Educacional
5.2 Base Legal
5.3 Sistemas de Avaliação Educacional no Brasil

 

Capítulo 1: Deficiência intelectual e escolarização

1.1 Reflexões sobre o “normal” e o patológico em educação especial
1.2 Abordagens teóricas sobre o desenvolvimento humano e a aprendizagem
1.3 Concepções históricas sobre a escolarização de estudantes com deficiência intelectual

Capítulo 2: A contribuição das abordagens teóricas para as aprendizagens escolares e sociais

2.1 O papel da escola frente ao processo de aprendizagem dos estudantes com deficiência
2.2 O Plano Educacional Individualizado – PEI e a sua contribuição para as práticas educativas
2.3 Reflexões sobre a relevância da organização didática antecipada para o processo de aprendizagem

Capítulo 3: Práticas curriculares e inclusão

3.1 O que são práticas curriculares?
3.2 Dificuldades e possibilidades em trabalhar os conteúdos escolares referentes ao ano escolar na perspectiva inclusiva
3.3 A relevância da atividade diagnóstica

 

Capítulo 4: O PEI como prática inclusiva

4.1 Os objetivos da individualização como forma de garantir a aprendizagem
4.2 A elaboração do PEI: necessidades e prioridades
4.3 Como avaliar a aprendizagem do estudante com deficiência intelectual

Capítulo 5: A proposta do ensino colaborativo e sua contribuição para as práticas inclusivas

5.1 A colaboração entre os pares
5.2 A inclusão e as estratégias docentes
5.3 Os impactos das práticas docentes frente ao processo educacional dos estudantes com deficiência

 

Unidade 1 – Jogos e Brincadeiras na educação.

1.1 História e origem
1.2 Tipos de brincadeiras e jogos
1.3 Abordagem sobre os jogos e brincadeiras no processo de aprendizagem.

Unidade 2 – Brincadeiras Lúdicas 1 a 6 anos

2.1 Brincadeiras em Roda
2.2 Brincadeiras motoras
2.3 Brincadeiras musicais

Unidade 3 – Jogos competitivos de 7 a 12 anos

3.1 Jogos de estafeta
3.2 Jogos grandes
3.3 Jogos de caça

Unidade 4 – Jogos Cooperativos para crianças, jovens e adultos.

4.1 Jogos de cognição
4.2 Jogos de interação
4.3 Jogos tradicionais

Unidade 5. Profissional do lazer na educação

5.1 Características e funções / campos de atuação para o profissional do lazer VAT
5.2 Perfil do profissional de lazer
5.3 Importância da capacitação do professor para brincadeiras inclusivas
5.4 Brincadeiras e jogos inclusivos

 

Capítulo 1 – O que é Aprendizagem?

1.1 Conceito
1.2 Histórico
1.2.3 Aprendizagem no Século XVII ao início do Século XX

Capítulo 2 – Teorias de Aprendizagem

2.1 Teoria de Piaget
2.2 Teoria de Vygotsky
2.3 Teoria de Ausubel
2.4 Teoria de Skinner

Capítulo 3 – Tipos de Aprendizagem

3.1 Condicionamento Clássico
3.2 Condicionamento Operante
3.3 Aprendizagem Social
3.4 PNL – Programação Neurolinguística

Capítulo 4 – O que são Ambientes de Aprendizagem?

4.1 Ambiente Físico
4.2 Ambiente Virtual
4.3 Espaços Diferenciados

Capítulo 5 – A influência do Ambiente na Aprendizagem

5.1 O Ambiente Influência o Raciocínio
5.2 A Importância de uma estrutura voltada para o Aprendizado
5.3 Como criar um ambiente favorável para a aprendizagem?

 

Capítulo 1: Ler e decodificar

1. Entender símbolos, signos e ícones
2. Variadas formas do signo linguístico
3. Tipos de linguagem

Capítulo 2: Leitura a partir de textos verbais

1. Tipos de textos
2. Gêneros textuais
3. Noções de cronologia textual literária

Capítulo 3: Leitura de textos audiovisuais

1. Motivação do leitor
2. Textos inteligentes – as charges
3. A propaganda e as campanhas publicitárias

Capítulo 4: Leitura crítica contemporânea

1. Leitura crítica de memes
2. Ler e entender nas mídias sociais

Capítulo 5: Intertextualidade na leitura

1. Intertexto
2. Texto-base
3.Multimodalidade

 

Capítulo 1. Ensino de linguagem: dos fundamentos históricos ao cenário atual

1.1. Reflexões histórico-sociais
1.2 Panorama da educação brasileira
1.3 Proposição da educação clássica

Capítulo 2. Ensino de linguagem: compreensão e valorização do ensino sob o viés clássico

2.1 Fundamentos da língua
2.2 Características da educação clássica
2.3 Proposições de métodos de ensino

Capítulo 3. Ensino de linguagem: leituras para formar professores que ensinam língua portuguesa

3.1 Construção lógica da linguagem
3.2 Shakespeare e Santo Agostinho
3.3. Literaturas: Europa e África
3.4 Filosofia de Chesterton
3.5 A obra da irmã Miriam Joseph

Capítulo 4. Ensino de linguagem: produção escrita

4.1 Captação de textos ricos
4.2 Reprodução de textos
4.3 Como desenvolver a escrita do aluno

Capítulo 5. Ensino de linguagem: desenvolvimento da oralidade

5.1 Relação entre símbolo e realidade
5.2 Desafios e trava-línguas
5.3 Projetos e ludicidade

 

Capítulo 1 – A criança, a alfabetização e o letramento.

1.1 A criança e a matemática.
1.2 Ensino e aprendizagem da matemática no ambiente alfabetizador.
1.3 Objetivos e abordagem matemática na Educação Infantil.

Capítulo 2 – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o letramento matemático.

2.1 Papel da intervenção do professor.
2.2 Campo de experiência proposto pela BNCC no letramento matemático.

Capítulo 3 – O número e o sistema de numeração na Educação Infantil.

3.1Conceitos chaves para o trabalho com número e sistema de numeração na Educação Infantil.
3.2 Construção do conceito de número e as regularidades do sistema de numeração.
3.3 Registro Numérico a partir de hipóteses infantis.

Capítulo 4 – Propostas didáticas que fortalecem os processos investigativos das crianças.

4.1 Experiências significativas que considerem o processo de aprendizagem da criança.
4.2 Planejamento e acompanhamento de propostas didáticas norteadas pela BNCC.
4.3 Teoria das situações didáticas.

Capítulo 5 – Letramento Matemático em foco.

5.1 Resolução de problemas.
5.2 Investigação, projetos e modelagem.
5.3 Letramento matemático inclusivo

 

Capítulo 1: A Família:

1.1 Evolução da Família ao longo da história.
1.2 Conceito de Família, segundo vários autores.
1.3 Família e suas funcionalidades na sociedade.

Capítulo 2: A Relação da Família com a escola:

2.1 A importância da integração família-escola.
2.2 O envolvimento dos pais na educação escolar.
2.3 Comunicação Família-Escola.
2.4 Pedagogia da colaboração e o Movimento Humano.

Capítulo 3: A Importância da família em relação ao desempenho da aprendizagem:

3.1 O processo ensino-aprendizagem.
3.2 O desempenho escolar e a família.
3. 3 A escola e a ludicidade.

Capítulo 4: O “(Des)Envolvimento” do Ser família-escola:

4.1 A operacionalização da interação família-escola.
4.2 As necessidades de uma alternativa para integração família-escola.
4.3 As relações contemporâneas escola-família.

Capítulo 5: Família e Educação mudanças atuais e responsabilidades antigas:

5.1 As responsabilidades educacionais no campo familiar.
5.2 A construção dos Valores.
5.3 A presença e atuação dos pais na escola.
5.4 A perspectiva Pedagógica- Cooperativa.

 

Capítulo 1: O sujeito em diálogo com a cultura:

1.1. Definição de sujeito.
1.2. O(s) sujeito(s) e suas relações culturais.
1.3. O(s) sujeito(s) e as diversidades culturais.

Capítulo 2: A inclusão e legislação:

2.1. Legislação e o contexto étnico racial.
2.2. Relações de gênero.
2.3. Religiões e alteridade.

Capítulo 3: As escolas do século XXI em perspectiva (inclusiva?):

3.1. Cotidiano escolar.
3.2. Escola e formação.
3.3. Múltiplos olhares sobre a escola.

Capítulo 4: As fronteiras no âmbito escolar:

4.1. Direitos Humanos e escola.
4.2. Migração e espaço escolar.
4.3. Interdisciplinaridade na escola.

Capítulo 5: Desafios para um mundo inclusivo:

5.1. BNCC e educação inclusiva.
5.2. Tecnologias digitais e inclusão.
5.3. Mundo do trabalho e inclusão.

 

Profissionais graduados e licenciados em cursos voltados ao ensino e práticas pedagógicas que tenham interesse na atuação na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

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