Pós-graduação em Arte Educação, Regionalismo e Cultura
Objetivos do curso
GERAL: Qualificar e aprimorar docentes no exercício profissional relacionado a Arte Educação, Regionalismo e Cultura.
ESPECÍFICOS
- Desenvolver habilidades na análise, síntese e avaliação crítica sobre Arte Educação;
- Compreender os aspectos do regionalismo e cultura;
- Qualificar profissionais para avaliar a relação da teoria e pesquisa na arte educação;
- Orientar profissionais quanto às implicações regionalistas e a relação com a cultura na arte educação.
INVESTIMENTO
-
Carga horária
O curso tem carga
horária de 420 horas. -
Certificação
Ao final do curso você receberá seu certificado. -
Acessibilidade
Assista as aulas de qualquer dispositivo. -
Disponibilidade
Tempo de acesso é deImediato ao realizar a inscrição.
Capítulo 1: Concepções de Educação e Cultura
1.1 A cultura como uma teia de significados
1.2 A educação como algo subjacente à cultura
1.3 O lugar da cultura nas políticas educacionais
Capítulo 2: A Educação Como Um Direito Social e Com Uma Função Social
2.1 A evolução dos direitos dos/as cidadãos/ãs
2.2 A educação como um direito social
2.3 A função social da educação na contemporaneidade
Capítulo 3: Tendências Teóricas na Educação
3.1 Das teorias tradicionais às teorias críticas
3.2 As teorias pós-críticas
3.3 Rompendo com as fronteiras culturais na educação
Capítulo 4: Diversidades Culturais e Suas Relações Com o Espaço Escolar e Não Escolar
4.1 Superando a ideia de um único saber
4.2 A complexidade e riqueza cultural da sociedade brasileira
4.3 Implicações das diversidades culturais nos espaços escolares e não escolares
Capítulo 5: Relações Entre Cultura, Diversidades e Práticas Educativas
5.1 As culturas negadas e silenciadas na sala de aula
5.2 A escola pode ser um espaço de resistência
5.3 A diversidade como um potente conteúdo curricular
Capítulo 1: Estudo Sociológico
1.1 Introdução ao estudo sociológico
1.2 A Revolução Científica
1.3 O modelo de análise sociológico
Capítulo 2: Sociologia Positivista
2.1 Fundamentos da Sociologia Positivista
2.2 O Positivismo e as sociedades
2.3 O espírito da humanidade
2.4 O modelo eurocêntrico
Capítulo 3: Sociologia Funcionalista
3.1 Fundamentos da Sociologia Funcionalista
3.2 A questão do objeto sociológico
3.3 A perspectiva funcionalista e os problemas sociais
Capítulo 4: Sociologia Marxiana
4.1 Fundamentos da Sociologia Marxiana
4.2 A expansão do capital
4.3 A perspectiva marxiana e a desigualdade social e econômica
Capítulo 5: Sociologia Weberiana
5.1 Fundamentos da Sociologia Weberiana
5.2 Ética e capitalismo
5.3 A perspectiva weberiana e o Estado
Capítulo 1: Estudo Sociológico
1.1 Introdução ao estudo sociológico
1.2 A Revolução Científica
1.3 O modelo de análise sociológico
Capítulo 2: Sociologia Positivista
2.1 Fundamentos da Sociologia Positivista
2.2 O Positivismo e as sociedades
2.3 O espírito da humanidade
2.4 O modelo eurocêntrico
Capítulo 3: Sociologia Funcionalista
3.1 Fundamentos da Sociologia Funcionalista
3.2 A questão do objeto sociológico
3.3 A perspectiva funcionalista e os problemas sociais
Capítulo 4: Sociologia Marxiana
4.1 Fundamentos da Sociologia Marxiana
4.2 A expansão do capital
4.3 A perspectiva marxiana e a desigualdade social e econômica
Capítulo 5: Sociologia Weberiana
5.1 Fundamentos da Sociologia Weberiana
5.2 Ética e capitalismo
5.3 A perspectiva weberiana e o Estado
Capítulo 1: Cenário Colonial do Brasil
1.1 Contexto histórico social do Brasil
Capítulo 2: Influências Socioculturais no Brasil
2.1 Escravidão e os aspectos sociais
2.2 A mulher conforme os aspectos sociais
2.3 Indígena e os aspectos sociais
Capítulo 3: O Brasil na Contemporaneidade Sob a Ótica Sociocultural
3.1 Composição familiar: aspectos legais e sociais
Capítulo 4: Direitos e Deveres Sociais
4.1 Fundamentos da ética e da moral
4.2 Formação e exercício da cidadania
4.3 Neoliberalismo e globalização no Brasil
Capítulo 5: A Criança e o Adolescente Face à Modernidade
5.1 A educação enquanto ferramenta de transformação social
5.2 Cultura brasileira
Capítulo 1: Abordagem Tradicional
1.1 A Pedagogia Tradicional
1.2 Implicações da abordagem tradicional na prática docente
Capítulo 2: Abordagem Comportamentalistas
2.1 O Behaviorismo
2.2 A Gestalt
2.3 Implicações do comportamentalismo na prática docente
Capítulo 3: Abordagem Humanista
3.1 Carl Rogers
3.2 Paulo Freire e a Pedagogia Libertadora
3.3 Implicações da abordagem humanista na prática docente
Capítulo 4: Abordagem Cognitivista
4.1 Henri Wallon e a afetividade
4.2 Jean Piaget
4.3 Implicações da abordagem cognitivista na prática docente
Capítulo 5: Abordagem Sociocultural
5.1 Vygotsky
5.2 Emília Ferreiro
5.3 Implicações da abordagem sociocultural na prática docente
Capítulo 1: História da Educação
Introdução à História da Educação
A Educação no mundo antigo
A Educação na Idade Média
Capítulo 2: História da Educação no Brasil
História da Educação no Brasil; do descobrimento ao século XVIII
As reformas Pombalinas
Educação no Brasil do século XIX
Capítulo 3: A Educação na Idade Moderna
A Educação pós-Revolução Industrial
A Educação pós-Revolução Francesa
Capítulo 4: A Educação no Brasil no século XX
A Educação no Brasil durante a Ditadura Militar
A implantação das Leis de Diretrizes e Bases
Capítulo 5: A Educação na contemporaneidade
Os novos caminhos da Educação
A Educação e sociedade contemporânea
1. O Papel do Professor e as Novas Configurações do Projeto Educativo – Modelos de Ensino o que são Modelos de Ensino?
2. O Significado da Ação Educativa ao longo da Trajetória Escolar – Os Desafios do Professor em face da Complexidade da Vida Escola
3. Práticas Pedagógicas e a Relação Professor-Aluno
4. Aspectos Condicionantes da Aprendizagem e do Comportamento do aluno na Escola
5. Como Construir uma Escola inclusiva e de um Ensino de Qualidade
Capítulo 1: Diversidade no Âmbito Escolar
1.1 Direitos Humanos e o contexto histórico social
1.2 Educação e a Diversidade
1.3 Diversidade Cultural Brasileira e as Políticas Escolares
Capítulo 2: Movimentos Sociais e Educação
2.1 Conceitos de Movimentos Sociais
2.2 Movimentos Sociais e os Princípios da Educação
2.3. Movimentos Sociais e seu caráter educativo
Capítulo 3: Educação Inclusiva e seus Desafios
3.1 Espaço Escolar e a Inclusão
3.2 Família e a Educação: Processo Inclusivo.
3.3 Educação Ambiental, Inclusiva no contexto social
Capítulo 4: Diversidade na Aprendizagem de Pessoas com Deficiência
4.1 Diversidade Inclusiva: Teoria X Pratica
4.2 Instituição Escolar: Integração e Inclusão
4.3 Educação Especial e as diferentes necessidades
Capítulo 5: Relações Étnico-Raciais
5.1 Preconceito e Discriminação Racial no espaço escolar
5.2 Lei 10.639/03 e a prática pedagógica
5.3 Relações Étnico-Raciais na Educação
Capítulo 1: O sujeito em diálogo com a cultura:
1.1. Definição de sujeito.
1.2. O(s) sujeito(s) e suas relações culturais.
1.3. O(s) sujeito(s) e as diversidades culturais.
Capítulo 2: A inclusão e legislação:
2.1. Legislação e o contexto étnico racial.
2.2. Relações de gênero.
2.3. Religiões e alteridade.
Capítulo 3: As escolas do século XXI em perspectiva (inclusiva?):
3.1. Cotidiano escolar.
3.2. Escola e formação.
3.3. Múltiplos olhares sobre a escola.
Capítulo 4: As fronteiras no âmbito escolar:
4.1. Direitos Humanos e escola.
4.2. Migração e espaço escolar.
4.3. Interdisciplinaridade na escola.
Capítulo 5: Desafios para um mundo inclusivo:
5.1. BNCC e educação inclusiva.
5.2. Tecnologias digitais e inclusão.
5.3. Mundo do trabalho e inclusão.
Introdução – A formação do povo brasileiro; Conceito de cultura; As regionalizações do Brasil segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Capítulo 1: Região Nordeste: povoamento, influências e manifestações culturais
Capítulo 2: Região Sudeste: povoamento, influências e manifestações culturais
Capítulo 3: Região Norte: povoamento, influências e manifestações culturais
Capítulo 4: Região Sul: povoamento, influências e manifestações culturais
Capítulo 5: Região Centro-Oeste: povoamento, influências e manifestaçõesculturais
Capítulo 1: O ensino da arte
1.1 O ensino de artes no processo histórico da educação brasileira
1.2 Características da Arte e Educação
1.3 Parâmetros curriculares nacionais e referencial curricular nacional no ensino de artes
1.4 Escola e a instituição cultural
Capítulo 2: O ensino da arte e o conhecimento sensível
2.1 Eventos de arte como processo educativo
2.2 Estereótipos e o ensino de artes
2.3 Aprendizagem e desenvolvimento no fazer artístico
2.4 Leitura de objetos artísticos e a mediação do educador
2.5 Artes e tipologia de conteúdos
Capítulo 3: Arte e Cultura
3.1 Influência das culturas no ensino de artes
3.2 Interdisciplinaridade e o ensino da Arte
3.3 Temas transversais e o ensino da Arte
3.4 Arte contemporânea na sala de aula
Capítulo 4: Práticas do docente em artes
4.1 Aprendizagem, unidades didáticas e projetos em Artes
4.2 Planejamento curricular de conteúdos em artes
4.3 Materiais didáticos para o ensino de artes
4.4 O professor propositor e pesquisador em artes
Capítulo 5: Processos avaliativos em artes
5.1 Gênese das aprendizagens em Arte
5.2 Técnicas e modelos avaliativos
5.3 Elaboração de portifólios
5.4 Eventos culturais escolares
Profissionais graduados e licenciados em cursos voltados ao ensino e práticas pedagógicas, sociólogos,
antropólogos, e demais profissionais interessados em Arte Educação, Regionalismo e Cultura.