

Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável, Educação e Gestão Ambiental
Objetivos do curso
GERAL:
Formar profissionais especializados em Desenvolvimento Sustentável, Educação e Gestão Ambiental com conhecimento multidisciplinar para atuar tanto na iniciativa privada quanto na pública.
ESPECÍFICOS
- Conhecer as especificidades do mundo do Desenvolvimento Sustentável, da Educação e da Gestão Ambiental.
- Formar profissionais para enfrentar os desafios inerente à do Desenvolvimento Sustentável, da Educação e da Gestão Ambiental.
- Conciliar o conhecimento teórico com a sua aplicação prática, de maneira eficiente e objetiva.
- Oferecer conhecimento mais aprofundado sobre os temas de afinidade dos setores organizacionais, de modo que os profissionais possam responder às demandas.
- Pensar o Desenvolvimento Sustentável, a Educação e a Gestão Ambiental como ferramenta de desenvolvimento e sustentabilidade;
- Utilizar a legislação como instrumento de gestão e competitividade.
INVESTIMENTO


-
Carga horária
O curso tem carga
horária de 420h. -
Certificação
Ao final do curso você receberá seu certificado. -
Acessibilidade
Assista as aulas de qualquer dispositivo. -
Disponibilidade
Tempo de acesso é deImediato ao realizar a inscrição.
Unidade 1 – CARACTERÍSTICAS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
1.1 Introdução
1.2 Origens do pensamento sobre o social
1.3 Formação da sociologia
Unidade 2 – O HOMEM NA SOCIEDADE
2.1 Introdução
2.2 Transformações sociais
2.3 O sentido das ações sociais
Unidade 3 – INFLUÊNCIA DA MÍDIA SOCIAL NO AMBIENTE PROFISSIONAL
3.1 Introdução
3.2 A globalização como nova ordem mundial
3.3 Movimentos e redes de relacionamento
Unidade 4 – REDE SOCIAL NO BRASIL
4.1 Introdução
4.2 A sociedade em rede
4.3 Novos formatos de comunicação
Unidade 5 – DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NO SÉCULO ATUAL
5.1 Introdução
5.2 Busca pelo diferencial de mercado
5.3 Crescimento pessoal para o sucesso profissional
Unidade 1 – Comunicação
1.1 Meios de comunicação
1.2 Estrutura da comunicação
1.3 Desenvolvimento da comunicação
Unidade 2 – Percepção da Comunicação
2.1 Comunicação pessoal e profissional
2.2 Comunicação 2.0, 3.0 e 4.0
Unidade 3 – Princípio Estratégico
3.1 Missão
3.2 Visão
3.3 Valores
3.4 Estratégia e Tática
Unidade 4 – Comportamento Estratégico
4.1 Tipos de comportamento estratégicos
4.2 Decisões estratégicas
4.3 Estratégias pessoais e profissionais
Unidade 5 – Estratégias Corporativas
5.1 Estratégias de crescimento
5.2 Estratégia de concentração
5.3 Estratégia de estabilidade
5.4 Estratégia de redução de despesas
5.5 Estratégias combinadas
5.6 Planejamento estratégico
5.7 Análise de SWOT (FOFA)
Unidade 1 – O saber ambiental: produção de conhecimentos e profissionais
1.1 Educação Ambiental Formal e Não Formal
1.2 Relações disciplinares na Educação Ambiental: multi, pluri, inter e transdisciplinaridade
Unidade 2 – Políticas públicas em Educação Ambiental
2.1 Stakeholders como agentes de pressão ambiental
2.2 A contribuição das ONGs para a educação ambiental
Unidade 3 – Sistema de Gestão Ambiental nas empresas
3.1 Responsabilidade Socioambiental nas empresas públicas e privadas
3.2 Crimes ambientais: Prevenção pelas empresas
Unidade 4 – Ética e Gestão ambiental nas empresas
4.1 Normas da série ISO 14000 e ISO 14001
4.2 Obrigações legais ambientais nas industriais: Gestão de resíduos
Unidade 5 – Os desafios da Educação Ambiental na Educação
5.1 O Consumismo e seus Impactos ambientais
5.2 Sociedade Sustentável: Equilíbrio e conservação do Meio Ambiente
Unidade 1 – Terceiro Setor
1.1 O que é o terceiro setor?
1.2 Abrangência do terceiro setor
1.3 A expansão do terceiro setor
Unidade 2 – Educação Ambiental
2.1 Educação Ambiental
2.2 A evolução histórica da questão ambiental
2.3 A tomada de consciência do problema ambiental
Unidade 3 – A Sustentabilidade
3.1 A sociedade em risco
3.2 Desafios para a educação ambiental
3.3 O desenvolvimento sustentável
Unidade 4 – As Entidades Sem Fins Lucrativos e o Meio Ambiente
4.1 As entidades sem fins lucrativos e o meio ambiente
4.2 O sistema de gestão ambiental nas entidades sem fins lucrativos
4.3 A cidadania, as entidades sem fins lucrativos e o meio ambiente
Unidade 5 – O Terceiro Setor e a Educação Ambiental
5.1 Finalidade e perspectiva das entidades sem fins lucrativos
5.2 Educação ambiental no brasil e defesa do meio ambiente
5.3 A contribuição das entidades para a educação ambiental
UNIDADE 1
1. A relação homem/natureza – dos povos primitivos à sociedade contemporânea Nova compreensão acerca da relação do homem com a natureza Visão antropocêntrica, biocêntrica e ecologista personalista do meio ambiente
UNIDADE 2
1. A expansão da sociedade industrial capitalista do século XX e o surgimento dapreocupação com a questão ambiental
2. Crise ambiental e sustentabilidade
3. Desenvolvimento sustentável como alternativa para a crise ambiental
UNIDADE 3
1. Por uma nova ética ambiental
2. O princípio da responsabilidade de Hans Jonas
3. Cidadania Ambiental para a sustentabilidade
UNIDADE 4
1. Proteção jurídica internacional ao Meio ambiente
2. Da Conferência de Estocolmo a Rio/ECO 92
3. Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Natural (Rio + 20)
UNIDADE 5
1. Proteção jurídica nacional ao Meio Ambiente
2. A Política Nacional do Meio Ambiente – Lei no 6938/81
3. O meio ambiente e sua proteção na Constituição Federal de 1988
Unidade 1 – Ecologia
1.1 Distribuição espacial (tipos e características) e dinâmica populacional
1.2 Ecologia comportamental e interação interespecíficas positivas e negativas
1.3 Ecologia de conservação
Unidade 2 – Ciências
2.1 Citologia e histologia
2.2 Anatomia e fisiologia
2.3 Genética
Unidade 3 – Ciências
3.1 Zoologia de invertebrados
3.2 Zoologia de vertebrados
3.3 Botânica
Unidade 4 – Educação Ambiental
4.1 Conceituações de termos ambientais
4.2 Componentes do meio ambiente: físico, biológico e antrópico
4.3 Questões ambientais globais
Unidade 5 Educação Ambiental
5.1 Uso e manejo dos recursos ambientais, formas de conservação e preservação
5.2 Gestão ambiental: legislação, resíduos sólidos (4 r’s) e efluentes
5.3 Método 5’S
Unidade 1 – Organização dos Atores Sociais
1.1 Movimentos sociais e educação
1.2 A origem dos movimentos sociais e a educação
1.3 Associações, cooperativas e sindicatos
Unidade 2 – Panorama da Educação Ambiental e Educação no Campo
2.1 Educação Ambiental – história e polícia
2.2 A questão agrária e os movimentos sociais do campo no Brasil
2.3 A educação na perspectiva das realidades no campo
2.4 A Educação Ambiental na escola no campo
Unidade 3 – Os Movimentos Sociais
3.1 Conceitos e definições de movimentos sociais
3.2 História dos movimentos sociais no campo
Unidade 4 – Educação no Campo nas Diversas Possibilidades
4.1 Educação no campo nas comunidades quilombolas
4.2 Educação no campo em colônias sulistas
4.3 Educação no campo no sertão
4.4 Educação no campo no pantanal
Unidade 5 – Questão Agrária e Ambiental: Recortes Históricos dos Movimentos no Brasil
5.1 Meio ambiente e o campo
Unidade 1 – Sustentabilidade
1.1 Conceitos de sustentabilidade
1.2 Sustentabilidade Imensurável
1.3. Planos de negócios sustentáveis (business model canvas)
Unidade 2 – Meio Ambiente
2.1 Recuperação Florestal
2.2 Conselho genético e o desenvolvimento econômico e ambiental
2.3 Mudanças climáticas e objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS)
Unidade.3 – Meio Ambiente
3.1 Neutralização de carbono
3.2. Conceitos de fazendas verticais
3.3. Mitigação de carbono por florestas
Unidade 4 – Ecologia e Meio Ambiente
4.1. Cálculo do rastro ecológico no ambiente
4.2. Cidades inteligentes e inovação
4.3. Logística reversa
Unidade 5 – Agroecologia
5.1. Técnicas agroecológicas
5.2 Remediação de metais pesados do ambiente
5.3. Manual de etiqueta sustentável
Unidade 1 – Radiografia Brasileira
1.1 Apropriação de novos conceitos
1.2 Sustentabilidade: estratégica e inadiável
Unidade 2 – Marcos Históricos da Governança Ambiental
2.1 Indicadores de Sustentabilidade
2.2 Recursos Naturais
2.3 Valor de Uso dos Recursos Naturais
Unidade 3 – Economia Verde: Que negócio é esse?
3.1 Cidadania e consumo
3.2 Tecnologia e Meio Ambiente
Unidade 4 – Boas Práticas em Sustentabilidade
4.1 Boas Práticas em Sustentabilidade: Setor Primário da Economia
4.2 Boas Práticas em Sustentabilidade: Setor Secundário da Economia
4.3 Boas práticas em sustentabilidade: Setor Terciário da Economia
Unidade 5 – Responsabilidade social
5.1 Responsabilidade social: um olhar para a sustentabilidade
5.2 Boas práticas no dia-a-dia
5.3 Qual o meu “papel”?
1 Conceitos Essenciais
1.1 Felicidade
1.2 Felicidade e realização, uma construção consciente
2 A felicidade e suas intersecções com o trabalho
3 Possibilidades de ser feliz nas organizações
3.1 As relações entre o fazer e a felicidade
4 Felicidade: autorealização e motivação no trabalho
5 Automotivação: a consciência de si mesmo em ação
Profissionais graduados nas áreas de meio ambiente e ciências agrárias (administradores, engenheiros sanitaristas e ambientais, engenheiro de produção, pedagogos e demais interessados.).