Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável, Educação e Gestão Ambiental

Objetivos do curso

GERAL:

Formar profissionais especializados em Desenvolvimento Sustentável, Educação e Gestão Ambiental com conhecimento multidisciplinar para atuar tanto na iniciativa privada quanto na pública.

ESPECÍFICOS

  • Conhecer as especificidades do mundo do Desenvolvimento Sustentável, da Educação e da Gestão Ambiental.
  • Formar profissionais para enfrentar os desafios inerente à do Desenvolvimento Sustentável, da Educação e da Gestão Ambiental.
  • Conciliar o conhecimento teórico com a sua aplicação prática, de maneira eficiente e objetiva.
  • Oferecer conhecimento mais aprofundado sobre os temas de afinidade dos setores organizacionais, de modo que os profissionais possam responder às demandas.
  • Pensar o Desenvolvimento Sustentável, a Educação e a Gestão Ambiental como ferramenta de desenvolvimento e sustentabilidade;
  • Utilizar a legislação como instrumento de gestão e competitividade.

INVESTIMENTO

MATRÍCULA R$59,00 MATRÍCULA R$59,00

 

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Unidade 1 – CARACTERÍSTICAS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

1.1 Introdução
1.2 Origens do pensamento sobre o social
1.3 Formação da sociologia

Unidade 2 – O HOMEM NA SOCIEDADE

2.1 Introdução
2.2 Transformações sociais
2.3 O sentido das ações sociais

Unidade 3 – INFLUÊNCIA DA MÍDIA SOCIAL NO AMBIENTE PROFISSIONAL

3.1 Introdução
3.2 A globalização como nova ordem mundial
3.3 Movimentos e redes de relacionamento

Unidade 4 – REDE SOCIAL NO BRASIL

4.1 Introdução
4.2 A sociedade em rede
4.3 Novos formatos de comunicação

Unidade 5 – DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NO SÉCULO ATUAL

5.1 Introdução
5.2 Busca pelo diferencial de mercado
5.3 Crescimento pessoal para o sucesso profissional

 

Unidade 1 – Comunicação

1.1 Meios de comunicação
1.2 Estrutura da comunicação
1.3 Desenvolvimento da comunicação

Unidade 2 – Percepção da Comunicação

2.1 Comunicação pessoal e profissional
2.2 Comunicação 2.0, 3.0 e 4.0

Unidade 3 – Princípio Estratégico

3.1 Missão
3.2 Visão
3.3 Valores
3.4 Estratégia e Tática

Unidade 4 – Comportamento Estratégico

4.1 Tipos de comportamento estratégicos
4.2 Decisões estratégicas
4.3 Estratégias pessoais e profissionais

Unidade 5 – Estratégias Corporativas

5.1 Estratégias de crescimento
5.2 Estratégia de concentração
5.3 Estratégia de estabilidade
5.4 Estratégia de redução de despesas
5.5 Estratégias combinadas
5.6 Planejamento estratégico
5.7 Análise de SWOT (FOFA)

 

Unidade 1 – O saber ambiental: produção de conhecimentos e profissionais

1.1 Educação Ambiental Formal e Não Formal
1.2 Relações disciplinares na Educação Ambiental: multi, pluri, inter e transdisciplinaridade

Unidade 2 – Políticas públicas em Educação Ambiental

2.1 Stakeholders como agentes de pressão ambiental
2.2 A contribuição das ONGs para a educação ambiental

Unidade 3 – Sistema de Gestão Ambiental nas empresas

3.1 Responsabilidade Socioambiental nas empresas públicas e privadas
3.2 Crimes ambientais: Prevenção pelas empresas

Unidade 4 – Ética e Gestão ambiental nas empresas

4.1 Normas da série ISO 14000 e ISO 14001
4.2 Obrigações legais ambientais nas industriais: Gestão de resíduos

Unidade 5 – Os desafios da Educação Ambiental na Educação

5.1 O Consumismo e seus Impactos ambientais
5.2 Sociedade Sustentável: Equilíbrio e conservação do Meio Ambiente

 

Unidade 1 – Terceiro Setor

1.1 O que é o terceiro setor?
1.2 Abrangência do terceiro setor
1.3 A expansão do terceiro setor

Unidade 2 – Educação Ambiental

2.1 Educação Ambiental
2.2 A evolução histórica da questão ambiental
2.3 A tomada de consciência do problema ambiental

Unidade 3 – A Sustentabilidade

3.1 A sociedade em risco
3.2 Desafios para a educação ambiental
3.3 O desenvolvimento sustentável

Unidade 4 – As Entidades Sem Fins Lucrativos e o Meio Ambiente

4.1 As entidades sem fins lucrativos e o meio ambiente
4.2 O sistema de gestão ambiental nas entidades sem fins lucrativos
4.3 A cidadania, as entidades sem fins lucrativos e o meio ambiente

Unidade 5 – O Terceiro Setor e a Educação Ambiental

5.1 Finalidade e perspectiva das entidades sem fins lucrativos
5.2 Educação ambiental no brasil e defesa do meio ambiente
5.3 A contribuição das entidades para a educação ambiental

 

UNIDADE 1

1. A relação homem/natureza – dos povos primitivos à sociedade contemporânea Nova compreensão acerca da relação do homem com a natureza Visão antropocêntrica, biocêntrica e ecologista personalista do meio ambiente

UNIDADE 2

1. A expansão da sociedade industrial capitalista do século XX e o surgimento dapreocupação com a questão ambiental
2. Crise ambiental e sustentabilidade
3. Desenvolvimento sustentável como alternativa para a crise ambiental

UNIDADE 3

1. Por uma nova ética ambiental
2. O princípio da responsabilidade de Hans Jonas
3. Cidadania Ambiental para a sustentabilidade

UNIDADE 4

1. Proteção jurídica internacional ao Meio ambiente
2. Da Conferência de Estocolmo a Rio/ECO 92
3. Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Natural (Rio + 20)

UNIDADE 5

1. Proteção jurídica nacional ao Meio Ambiente
2. A Política Nacional do Meio Ambiente – Lei no 6938/81
3. O meio ambiente e sua proteção na Constituição Federal de 1988

 

Unidade 1 – Ecologia

1.1 Distribuição espacial (tipos e características) e dinâmica populacional
1.2 Ecologia comportamental e interação interespecíficas positivas e negativas
1.3 Ecologia de conservação

Unidade 2 – Ciências

2.1 Citologia e histologia
2.2 Anatomia e fisiologia
2.3 Genética

Unidade 3 – Ciências

3.1 Zoologia de invertebrados
3.2 Zoologia de vertebrados
3.3 Botânica

Unidade 4 – Educação Ambiental

4.1 Conceituações de termos ambientais
4.2 Componentes do meio ambiente: físico, biológico e antrópico
4.3 Questões ambientais globais

Unidade 5 Educação Ambiental

5.1 Uso e manejo dos recursos ambientais, formas de conservação e preservação
5.2 Gestão ambiental: legislação, resíduos sólidos (4 r’s) e efluentes
5.3 Método 5’S

 

Unidade 1 – Organização dos Atores Sociais

1.1 Movimentos sociais e educação
1.2 A origem dos movimentos sociais e a educação
1.3 Associações, cooperativas e sindicatos

Unidade 2 – Panorama da Educação Ambiental e Educação no Campo

2.1 Educação Ambiental – história e polícia
2.2 A questão agrária e os movimentos sociais do campo no Brasil
2.3 A educação na perspectiva das realidades no campo
2.4 A Educação Ambiental na escola no campo

Unidade 3 – Os Movimentos Sociais

3.1 Conceitos e definições de movimentos sociais
3.2 História dos movimentos sociais no campo

Unidade 4 – Educação no Campo nas Diversas Possibilidades

4.1 Educação no campo nas comunidades quilombolas
4.2 Educação no campo em colônias sulistas
4.3 Educação no campo no sertão
4.4 Educação no campo no pantanal

Unidade 5 – Questão Agrária e Ambiental: Recortes Históricos dos Movimentos no Brasil

5.1 Meio ambiente e o campo

 

Unidade 1 – Sustentabilidade

1.1 Conceitos de sustentabilidade
1.2 Sustentabilidade Imensurável
1.3. Planos de negócios sustentáveis (business model canvas)

Unidade 2 – Meio Ambiente

2.1 Recuperação Florestal
2.2 Conselho genético e o desenvolvimento econômico e ambiental
2.3 Mudanças climáticas e objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS)

Unidade.3 – Meio Ambiente

3.1 Neutralização de carbono
3.2. Conceitos de fazendas verticais
3.3. Mitigação de carbono por florestas

Unidade 4 – Ecologia e Meio Ambiente

4.1. Cálculo do rastro ecológico no ambiente
4.2. Cidades inteligentes e inovação
4.3. Logística reversa

Unidade 5 – Agroecologia

5.1. Técnicas agroecológicas
5.2 Remediação de metais pesados do ambiente
5.3. Manual de etiqueta sustentável

 

Unidade 1 – Radiografia Brasileira

1.1 Apropriação de novos conceitos
1.2 Sustentabilidade: estratégica e inadiável

Unidade 2 – Marcos Históricos da Governança Ambiental

2.1 Indicadores de Sustentabilidade
2.2 Recursos Naturais
2.3 Valor de Uso dos Recursos Naturais

Unidade 3 – Economia Verde: Que negócio é esse?

3.1 Cidadania e consumo
3.2 Tecnologia e Meio Ambiente

Unidade 4 – Boas Práticas em Sustentabilidade

4.1 Boas Práticas em Sustentabilidade: Setor Primário da Economia
4.2 Boas Práticas em Sustentabilidade: Setor Secundário da Economia
4.3 Boas práticas em sustentabilidade: Setor Terciário da Economia

Unidade 5 – Responsabilidade social

5.1 Responsabilidade social: um olhar para a sustentabilidade
5.2 Boas práticas no dia-a-dia
5.3 Qual o meu “papel”?

 

1 Conceitos Essenciais

1.1 Felicidade
1.2 Felicidade e realização, uma construção consciente

2 A felicidade e suas intersecções com o trabalho

3 Possibilidades de ser feliz nas organizações

3.1 As relações entre o fazer e a felicidade

4 Felicidade: autorealização e motivação no trabalho

5 Automotivação: a consciência de si mesmo em ação

 

Profissionais graduados nas áreas de meio ambiente e ciências agrárias (administradores, engenheiros sanitaristas e ambientais, engenheiro de produção, pedagogos e demais interessados.).

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