Pós-graduação em Direito Social e Segurança Pública

Objetivos do curso

GERAL: Formar profissionais especializados em Direito Social e Segurança Pública com conhecimento específico para atuar tanto na iniciativa privada quanto na pública.

ESPECÍFICOS

  • Conhecer as especificidades do contexto do Direito Social e Segurança Pública.
  • Formar profissionais para enfrentar os desafios inerente às práticas inerentes ao Direito Social e Segurança Pública.
  • Conciliar o conhecimento teórico com a sua aplicação, de maneira eficiente e objetiva.
  • Oferecer conhecimento verticalizados sobre os temas inerentes aos desafios contemporâneos
    das práticas do Direito Social e Segurança Pública, de modo que os profissionais possam responder  às demandas inerentes a própria sociedade.
  • Pensar os processos do Direito Social e Segurança Pública como ferramenta de desenvolvimento e aperfeiçoamento das práticas de administração;
  • Utilizar a legislação como instrumento de gestão e aumento da competitividade.

 

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Capítulo 1: Características das Ciências Sociais 

1.1 Introdução
1.2 Origens do pensamento sobre o social
1.3 Formação da sociologia

Capítulo 2: O Homem na Sociedade

2.1 Introdução
2.2 Transformações sociais
2.3 O sentido das ações sociais

Capítulo 3: Influência da Mídia Social no Ambiente Profissional

3.1 Introdução
3.2 A globalização como nova ordem mundial
3.3 Movimentos e redes de relacionamento

Capítulo 4: Rede Social no Brasil

4.1 Introdução
4.2 A sociedade em rede
4.3 Novos formatos de comunicação

Capítulo 5: Desenvolvimento Profissional no Século Atual

5.1 Introdução
5.2 Busca pelo diferencial de mercado
5.3 Crescimento pessoal para o sucesso profissional

 

Capítulo 1: Conceitos Básicos e a Sistematização da Negociação

1.1 Origem da teoria dos sistemas no campo da administração
1.2 Negociação de forma sistêmica
1.3 Possíveis elementos que influenciam e causam impacto sobre uma negociação
1.4 O processo de negociação

Capítulo 2: A Importância da Comunicação e as Variáveis Inseridas na Negociação

2.1 Conceitos básicos de comunicação, negociação e visão sistêmica e seus inter-relacionamentos
2.2 Comunicação no ambiente empresarial
2.3 Planejamento integrado de comunicações
2.4 Variáveis da negociação: poder, tempo e informação
2.5 Implicações das variáveis em um ambiente de negociação

Capítulo 3: Gestão da Negociação

3.1 Habilidades dos negociadores
3.2 Diferentes visões teóricas, sua importância e aplicação
3.3 A importância do planejamento para uma boa negociação
3.4 A ética nas negociações
3.5 Os comportamentos éticos e antiéticos no processo de negociação

Capítulo 4: Envolvimento de Uma Terceira Pessoa na Mediação de Conflitos

4.1 O envolvimento de uma terceira parte no conflito
4.2 Os conceitos e os processos de mediação e arbitragem
4.3 O uso dos tipos psicológicos na solução de conflitos
4.4 As diferentes habilidades (estilos) dos negociadores, o que interfere na característica psicológica para solução de conflitos
4.5 A utilização dessas habilidades (estilos) na negociação

Capítulo 5: Capacidade de Lidar com as Diferentes Visões de Mundo dos Participantes

5.1 Valores, atitudes e crenças utilizadas pelos negociadores
5.2 Importância de que todos os participantes tenham o conhecimento do sistema detalhado
5.3 Administração, estratégias e conflitos

 

Capítulo 1: Estudo Sociológico

1.1 Introdução ao estudo sociológico
1.2 A Revolução Científica
1.3 O modelo de análise sociológico

Capítulo 2: Sociologia Positivista

2.1 Fundamentos da Sociologia Positivista
2.2 O Positivismo e as sociedades
2.3 O espírito da humanidade
2.4 O modelo eurocêntrico

Capítulo 3: Sociologia Funcionalista

3.1 Fundamentos da Sociologia Funcionalista
3.2 A questão do objeto sociológico
3.3 A perspectiva funcionalista e os problemas sociais

Capítulo 4: Sociologia Marxiana

4.1 Fundamentos da Sociologia Marxiana
4.2 A expansão do capital
4.3 A perspectiva marxiana e a desigualdade social e econômica

Capítulo 5: Sociologia Weberiana

5.1 Fundamentos da Sociologia Weberiana
5.2 Ética e capitalismo
5.3 A perspectiva weberiana e o Estado

 

Capítulo 1: Cenário Colonial do Brasil

1.1 Contexto histórico social do Brasil

Capítulo 2: Influências Socioculturais no Brasil

2.1 Escravidão e os aspectos sociais
2.2 A mulher conforme os aspectos sociais
2.3 Indígena e os aspectos sociais

Capítulo 3: O Brasil na Contemporaneidade Sob a Ótica Sociocultural

3.1 Composição familiar: aspectos legais e sociais

Capítulo 4: Direitos e Deveres Sociais

4.1 Fundamentos da ética e da moral
4.2 Formação e exercício da cidadania
4.3 Neoliberalismo e globalização no Brasil

Capítulo 5: A Criança e o Adolescente Face à Modernidade

5.1 A educação enquanto ferramenta de transformação social
5.2 Cultura brasileira

 

Capítulo 1: Noções gerais e contextualização do Direito

1.1 Direito Público x Direito Privado
1.2 Princípios gerais de Direito Público
1.3 A supremacia da Constituição Federal

Capítulo 2: Princípios fundamentais do Estado Democrático de Direito

2.1 Estado Democrático e Social de Direito
2.2 Fundamentos do Estado Brasileiro
2.3 Princípio Republicano
2.4 Princípio da separação dos poderes
2.5 Objetivos fundamentais da república
2.6 Relações internacionais

Capítulo 3: Federalismo brasileiro – República Federativa

3.1 União
3.2 Estados
3.3 Municípios
3.4 Territórios Federais
3.5 Distrito Federal
3.6 Intervenção Federal

Capítulo 4: Divisão do poder

4.1 Os três poderes
4.2 Poder Judiciário
4.3 Poder Legislativo
4.4 Poder Executivo

Capítulo 5: Administração Pública

5.1 Princípios constitucionais da Administração Pública
5.2 Agentes e cargos públicos
5.3 Improbidade Administrativa

 

Capítulo 1: O comportamento humano em uma perspectiva filogenética

Capítulo 2: O comportamento humano em uma perspectiva antropológica

2.1 Determinismo Biológico
2.2 Determinismo Mesológico
2.3 Determinismo Cultural

Capítulo 3: O comportamento humano em uma perspectiva sociológica

3.1 O Comportamento Desviante
3.2 O Homem a Sociedade

Capítulo 4: O comportamento humano em uma perspectiva psicanalista

4.1 O Complexo de Édipo
4.1 O mal-Estar da Civilização

Capítulo 5: O comportamento humano em uma perspectiva filosófica

5.1 As correntes éticas
5.2 A Ética e o Estudo do Comportamento Humano

 

Capítulo 1: Introdução ao Direito do Consumidor

1.1 Noções e conceitos preliminares
1.2 CDC como microssistema
1.3 Direitos básicos do consumidor
1.4 Definição de consumidor
1.5 Definição de fornecedor

Capítulo 2: Responsabilidade Civil pelo Produto ou Serviço

2.1 Responsabilidade civil do fornecedor pelo FATO do produto ou serviço
2.2 Responsabilidade civil do fornecedor por VÍCIO do produto ou do serviço

Capítulo 3: Oferta e Publicidade

3.1 Conceitos
3.2 Dever de informar
3.3 Conceito de publicidade
3.4 Princípios do CDC
3.5 Publicidade abusiva e publicidade enganosa
3.6 Oferta Vinculante

Capítulo 4: Práticas Comerciais

4.1 Abusividade: conceito
4.2 Elenco exemplificativo do Código do Consumidor
4.3 Práticas proibidas, proibições absolutas, proibições relativas
4.4 Sanções civis, administrativas e penais
4.5 Banco de dados e cadastros

Capítulo 5: Proteção Contratual

5.1 Conceitos gerais
5.2 Boa-fé objetiva
5.3 Interpretação do contrato em favor do consumidor
5.4 Equilíbrio econômico do contrato
5.5 Crédito e financiamento ao consumidor
5.6 Garantia legal e contratual

 

Capítulo 1: Direitos Humanos – aspectos introdutórios.

1.1 O fundamento axiológico dos direitos humanos e a sua vigência universal.
1.2 Direitos humanos e fundamentais.
1.3 Dimensões, hierarquia, força vinculante e titularidade dos direitos humanos.

Capítulo 2: A perspectiva internacional dos Direitos Humanos.

2.1 Emergência do Direito Internacional dos Direitos Humanos.
2.2 A estruturação dos sistemas globais e regionais de proteção dos direitos humanos.
2.3 Sistema de monitoramento multilateral de violação dos direitos humanos.

Capítulo 3: Declarações e Pactos Internacionais de Direitos Humanos

3.1 Declaração Universal dos Direitos Humanos.
3.2 Pactos Internacionais sobre Direitos Civis e Políticos, e sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais.
3.3 Convenção Americana de Direitos Humanos (Pacto de São José da Costa Rica).

Capítulo 4: A incorporação dos Direitos Humanos no Brasil

4.1 Posição hierárquica dos tratados internacionais no direito brasileiro.
4.2 Procedimento de incorporação dos tratados internacionais de direitos humanos no ordenamento jurídico brasileiro.
4.3 Tutela constitucional dos direitos humanos.

Capítulo 5: Temas Especiais de Direitos Humanos.

5.1 Gênero e Direitos Humanos.
5.2 Direitos humanos dos Refugiados.
5.3 A interseccionalidade das opressões nas sociedades atuais

 

Capítulo 1: Fundamentos Antropológicos das Práticas Jurídicas

1.1 Etnocentrismo e Relativismo Cultural – O olhar para a alteridade.
1.2 O Contratualismo e a fundação da noção de Estado
1.3 A contribuição Estruturalista da Antropologia na reflexão sobre as operações do direito.

Capítulo 2: Fundamentos Filosóficos da Ética Jurídica

2.1 A ética grega e o princípio da Teleologia Aristotélica
2.2 A ética deontológica e o Imperativo Categórico Kantiano
3.3 A ética utilitarista e o princípio do Cálculo Moral.

Capítulo 3: Do Direito Natural ao Direito Positivo

3.1 Direitos Naturais na tradição histórica dos operadores do direito.
3.2 A desnaturalização dos Direitos na reflexão Antroposocial.
3.3 A positivação do Direito e seus princípios elementares.

Capítulo 4: A Teoria Tridimensional do Direito

4.1 O Sociologismo Jurídico
4.2 O moralismo Jurídico
4.3 O normativismo abstrato.

Capítulo 5: O Direito entre as questões Étnicas e Éticas.

5.1 Direito e a temática indígena no Brasil
5.2 Direito e a temática negra no Brasil
5.3 Direito e as relações internacionais na perspectiva étnica.

 

Capítulo 1: Conceitos Essenciais

1.1 Felicidade
1.2 Felicidade e realização, uma construção consciente

Capítulo 2: A Felicidade e suas Intersecções com o Trabalho

Capítulo 3: Possibilidades de ser Feliz nas Oraganizações

3.1 As relações entre o fazer e a felicidade

Capítulo 4: Felicidade – Autorealização e Motivação no Trabalho

Capítulo 5: Automotivação – A Conciêmcia de Si mesmo em Ação

 

Profissionais graduados na área do Direito e áreas afins. (Advogados, Administradores e demais interessados de
áreas afins).

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