INVESTIMENTO
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Carga horária
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horária de 360 horas. -
Certificação
Ao final do curso você receberá seu certificado. -
Acessibilidade
Assista as aulas de qualquer dispositivo. -
Disponibilidade
Tempo de acesso é deimediato ao realizar a inscrição.
Unidade 1 – Concepções de Educação e Cultura
1.1 A cultura como uma teia de significados
1.2 A educação como algo subjacente à cultura
1.3 O lugar da cultura nas políticas educacionais
Unidade 2 – A Educação Como Um Direito Social e Com Uma Função Social
2.1 A evolução dos direitos dos/as cidadãos/ãs
2.2 A educação como um direito social
2.3 A função social da educação na contemporaneidade
Unidade 3 – Tendências Teóricas na Educação
3.1 Das teorias tradicionais às teorias críticas
3.2 As teorias pós-críticas
3.3 Rompendo com as fronteiras culturais na educação
Unidade 4 – Diversidades Culturais e Suas Relações Com o Espaço Escolar e Não Escolar
4.1 Superando a ideia de um único saber
4.2 A complexidade e riqueza cultural da sociedade brasileira
4.3 Implicações das diversidades culturais nos espaços escolares e não escolares
Unidade 5 – Relações Entre Cultura, Diversidades e Práticas Educativas
5.1 As culturas negadas e silenciadas na sala de aula
5.2 A escola pode ser um espaço de resistência
5.3 A diversidade como um potente conteúdo curricular
Unidade 1 Abordagem Tradicional
1.1 A Pedagogia Tradicional
1.2 Implicações da abordagem tradicional na prática docente
Unidade 2 Abordagem Comportamentalistas
2.1 O Behaviorismo
2.2 A Gestalt
2.3 Implicações do comportamentalismo na prática docente
Unidade 3 Abordagem Humanista
3.1 Carl Rogers
3.2 Paulo Freire e a Pedagogia Libertadora
3.3 Implicações da abordagem humanista na prática docente
Unidade 4 Abordagem Cognitivista
4.1 Henri Wallon e a afetividade
4.2 Jean Piaget
4.3 Implicações da abordagem cognitivista na prática docente
Unidade 5 Abordagem Sociocultural
5.1 Vygotsky
5.2 Emília Ferreiro
5.3 Implicações da abordagem sociocultural na prática docente
Unidade 1 – Programa Saúde na Escola
1.1 Relação Pais e Educadores na Prevenção da Saúde
1.2 Primeiro Ponto da Saúde: A Sexualidade
1.3 Segundo Ponto da Saúde: A Responsabilização do Jovem e da Escola
1.4 Terceiro Ponto da Saúde: Saúde Bucal
1.5 O Adolescente, As Drogas e A Escola
1.6 Como a Escola e os Educadores Devem Lidar
Unidade 2 – Sexualidade do adolescente e a escola
2.1 Contracepção:
2.2 A Sexualidade do Adolescente
2.3 Modificações no Sistema Corpóreo
2.4 Gravidez na adolescência
2.5 Desenvolvimento Corpóreo do Menino
2.6 Desenvolvimento Corpóreo da Menina
Unidade 3 – Saúde Mental do Adolescente
3.1 Sinais de Alerta
3.2 Como a escola não deve agir (de acordo com a FIOCRUZ):
3.3 Fatores Psicológicos da Adolescência
3.4 Automutilação na Adolescência
Unidade 4 – Bullying e Violência na Escola
4.1 Sinais de que o aluno sofre bullying
4.2 Sinais de que o aluno pratica Bullying
4.3 Ciberbullying
4.4 O Que Não Caracteriza Bullying
4.5 Consequências do Bullying
4.6 Como a Escola Deve Agir
4.7 Relação Professor/Aluno e a Violência
4.8 Empatia no Processo de Ensino-Aprendizagem
4.9 Tendência Humanista
Unidade 5 – Princípios do Profissional da Educação
5.1 Saúde Vocal
5.2 Prevenção
5.3 Diabetes Mellitus
5.4 Alimentação
5.5 Hipertensão Arterial Sistêmica
5.6 Síndrome de Burnout
5.7 Assédio Moral
5.7.1 Como Denunciar o Assédio Moral
5.8 Humanização Escolar
5.9 O Educador Humanizado
5.10 A Escola Humanizada – Inclusão de Alunos Especiais
5.11 O Que A Escola Não Pode Fazer
5.12 Humanização escolar: autismo
5.13 Como os pais notam o autismo
5.14 Diferença entre Asperger X Autismo:
5.15 Humanização escolar: TDAH
5.16 Humanização Escolar: Síndrome de Down
Unidade 1 – Educação e profissão
1.1 A educação e as mudanças profissionais
1.2 O professor no contexto de um futuro cada vez mais próximo
1.3 Preparação dos professores para o uso dos recursos tecnológicos
Unidade 2 – Mídias Integradas
2.1. Como utilizar as mídias de forma integrada
2.2. Crescimento do uso de recursos abertos na educação
2.3. Tecnologias e comunicação virtual, uma evolução no ensino
Unidade 3 – Mídias e Aprendizagem
3.1. Redes de aprendizagem
3.2. Uso da Tecnologia para apoio à pesquisa
3.3. Uso de blogs na escola
Unidade 4 – Tecnologias e Educação
4.1. Tecnologia para comunicação e publicação
4.2. Desenvolvimento de projetos
4.3. Produção compartilhada
Unidade 5 – Tecnologia e conexão
5.1. A escola em conexão com o mundo
5.2. Ambientes presenciais conectados
5.3. Ambientes virtuais de aprendizagem
CAPÍTULO 1
1.1 O que é Ead?
1.2 A história da Ead.
1.3 Marco histórico da legislação pós LDB/96
CAPÍTULO 2
2.1 Estrutura e funcionamento da Ead
2.2 Os sujeitos na modalidade
2.3 Teoria e prática da Ead
2.4 Comparações sobre as definições da educação à distância
CAPÍTULO 3
3.1 Aplicações sobre os diferentes ambientes de aprendizagem
3.2 O uso das tecnologias na Ead – conceitos e fundamentos
3.3 Avaliações de aprendizagem
CAPÍTULO 4
4.1 Níveis de Educação a Distância
4.2 Programas e cursos aplicáveis a Ead
4.3 Mídias e materiais didáticos na Ead
CAPÍTULO 5
5.1 As tecnologias da informação e da comunicação aplicadas a Ead
5.2. Diferentes modos de ver a tecnologia
5.3 Educação em rede
Capítulo I: PSF:Conceituando a Estratégia.
1.1. Composição de Equipe e Atribuições.
1.2.nObjetivos do Programa Saúde da Família.
1.3. PSF: Modelo Assistencial e Benefícios para o Sistema Único e Sociedade.
Capítulo II: A prevenção da gravidez e ISTS na Estratégia da Saúde da Família.
2.1. Oferta de Métodos Contraceptivos Pelo SUS.
2.2. Saúde do Homem.
2.3. Planejamento Familiar, Pré-Natal, Testes Rápidos e Rede Cegonha.
Capítulo III: PSF: Saúde Mental e Psiquiatria.
3.1. Principais Doenças de Ordem Mental e Psiquiátrica.
3.2. Setembro Amarelo: Prevenção do Suicídio.
3.3. CAPS – Centro de Atenção Psicossocial.
Capítulo IV: Imunização e Epidemiologia.
4.1. Imunização no SUS.
4.2. Conservação de Vacinas e Aplicação Para Acamados, Detentos e Controle de Epidemias.
4.3. Controle de Zoonoses: CCZ.
Capítulo V: Saúde da Mulher, Criança e Idoso.
5.1. Obstetrícia e Ginecologia.
5.2. Saúde da Criança: Atendimento na Primeira Infância.
5.3. Prevenção e Promoção da Saúde Integral do Idoso.
Capítulo 1: Avaliação Educativa:
1.1 Concepção de Avaliação.
1.2 A importância de Avaliar.
1.3 Objetivos.
1.4 As funções da Avaliação.
Capítulo 2: A Avaliação mediada pelas Tecnologias:
2.1 Agentes da Avaliação.
2.2 Procedimentos Avaliativos.
2.3 Instrumentos .
2.4 Autoavaliação x Avaliação.
Capítulo 3: Tecnologias Educacionais em Avaliação Educacional:
3.1 Novas Tecnologias.
3.2 Trabalho Docente.
3.3 Ambientes Virtuais de Aprendizagem.
3.4 Casos de Sucesso.
Capítulo 4: Processo Avaliativo:
4.1 Critérios Avaliativos.
4.2 Tipo e Procedimentos na Avaliação.
4.3 Instrumentos de Avaliação.
4.4 Autoavaliação.
Capítulo 5: Processo Avaliativo mediado pelas Tecnologias:
5.1 Indicadores no processo avaliativo.
5.2 Vantagens dos Instrumentos Avaliativos no Ambiente Virtual.
5.3 Desvantagens dos Instrumentos Avaliativos no Ambiente Virtual.
5.4 Como criar um processo avaliativo em um Ambiente Virtual.
Capítulo 1: Prática Educativa na IES
1.1 Docência e aula
1.2 A aula: possibilidades de inovação
1.3 Desafios atuais na aula na educação superior
Capítulo 2: A prática educacional e a gestão da sala de aula
2.1 A prática educacional e o currículo
2.2 Vínculo entre ensino, pesquisa e extensão
Capítulo 3: Inclusão e diversidade no Ensino Superior
3.1 Diversidade Étnico-racial e Acessibilidade no Ensino Superior
3.2 Professor reflexivo ou/pesquisador
Capítulo 4: Processo metodológico no Ensino Superior
4.1 Didática e Metodologia no Ensino Superior
4.2 Planejamento no Ensino Superior
Capítulo 5: Novas Tecnologias no Ensino Superior
5.1 Inclusão e inovação pedagógica
5.2 Metodologias ativas no Ensino Superior
Capítulo 1 – A política educacional Brasileira no nível da legislação.
1.1 Uma visão histórica da educação brasileira na Constituição Federal.
1.2 A nova LDB No 9394/96 e suas atualizações.
1.3 ECA: Estatuto da Criança e do Adolescente.
1.4 As reformas educacionais e os planos de educação (PNE/PEE e PME).
1.5 Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). 1.6 O novo FUNDEB.
Capítulo 2 – Organização Política e Administrativa da Educação Brasileira.
2.1 Princípios da Filosofia da Educação.
2.2 Constituição dos Sistemas de ensino: níveis Administrativos e Competências.
2.3 Gestão Democrática e Autonomia da Escola Básica Pública.
2.4 Os Conselhos de educação: fundamentos e funções.
Capítulo 3 – Organização Didática da Educação no Brasil.
3.1 Educação Básica.
3.2 Educação Profissional técnica de nível médio.
3.3 Educação Superior Presencial e EaD.
3.4 Educação Superior Tecnológica.
Capítulo 4 – Profissionais da Educação Brasileira.
4.1 Lei 9.394/96 – Dos Profissionais da Educação.
4.2 A valorização dos profissionais da educação nas Conferências Nacionais de Educação.
4.3 A valorização dos profissionais da educação no Plano Nacional de Educação.
4.4 A formação de professores para a Educação Básica.
Capítulo 5 – Direito Educacional e o Direito à Educação.
5.1 Direito Educacional: legislação e princípios educacionais.
5.2 Direito a Educação e a Estrutura do Sistema Educacional Brasileiro.
5.3 Políticas Públicas Educacionais.
5.4 Direito a cotas no Sistema de Ensino Brasileiro.
Capítulo 1: Contextualização teórica da aprendizagem
1.1 – As teorias da aprendizagem
1.2 – As inteligências múltiplas de Gardner
1.3 – Taxonomia de Bloom
Capítulo 2: Adaptações importantes para o uso das metodologias ativas
2.1 – O professor e o plano de aula inovador
2.2 – Instrumentos de avaliação
2.3 – Metodologias ativas e suas características
Capítulo 3: Estratégias iniciais de metodologias ativas
3.1 – Seminários
3.2 – Mapas conceituais
3.3 – Estudos de casos
3.4 – Simulações
Capítulo 4: Estratégias intermediárias de metodologias ativas
4.1 – Aprendizagem entre pares (Peer Instruction)
4.2 – Aprendizagem baseada em problemas
4.3 – Aprendizagem baseada em projetos
4.4 – Desing Thinking
Capítulo 5: Estratégias avanças de metodologias ativas
5.1 – Jogos pedagógicos
5.2 – Sala de aula invertida (Flipped classroom)
5.3 – Sistemas adaptativos
Profissionais graduados nas áreas de saúde em suas diversas atuações.