Pós-graduação em Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento Motor

Objetivos do curso

GERAL:

Qualificar e aprimorar docentes no exercício profissional e práticas pedagógicas na Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento Motor.

ESPECÍFICOS

  • Desenvolver habilidades nas práticas pedagógicas com foco na aprendizagem e desenvolvimento motor do aluno;
  • Qualificar profissionais para atuação docente com foco nas múltiplas formas de aprendizagem;
  • Capacitar professores quanto às práticas docentes e a relação com o desenvolvimento motor do aluno;
  • Orientar professores sobre as implicações do desenvolvimento motor com o processo de ensino e aprendizagem.

INVESTIMENTO

MATRÍCULA R$59,00 MATRÍCULA R$59,00

 

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Capítulo 1: Abordagem Tradicional

1.1 A Pedagogia Tradicional
1.2 Implicações da abordagem tradicional na prática docente

Capítulo 2: Abordagem Comportamentalistas

2.1 O Behaviorismo
2.2 A Gestalt
2.3 Implicações do comportamentalismo na prática docente

Capítulo 3: Abordagem Humanista

3.1 Carl Rogers
3.2 Paulo Freire e a Pedagogia Libertadora
3.3 Implicações da abordagem humanista na prática docente

Capítulo 4: Abordagem Cognitivista

4.1 Henri Wallon e a afetividade
4.2 Jean Piaget
4.3 Implicações da abordagem cognitivista na prática docente

Capítulo 5: Abordagem Sociocultural

5.1 Vygotsky
5.2 Emília Ferreiro
5.3 Implicações da abordagem sociocultural na prática docente

 

Capítulo 1: Deficiência intelectual e escolarização

1.1 Reflexões sobre o “normal” e o patológico em educação especial
1.2 Abordagens teóricas sobre o desenvolvimento humano e a aprendizagem
1.3 Concepções históricas sobre a escolarização de estudantes com deficiência intelectual

Capítulo 2: A contribuição das abordagens teóricas para as aprendizagens escolares e sociais

2.1 O papel da escola frente ao processo de aprendizagem dos estudantes com deficiência
2.2 O Plano Educacional Individualizado – PEI e a sua contribuição para as práticas educativas
2.3 Reflexões sobre a relevância da organização didática antecipada para o processo de aprendizagem

Capítulo 3: Práticas curriculares e inclusão

3.1 O que são práticas curriculares?
3.2 Dificuldades e possibilidades em trabalhar os conteúdos escolares referentes ao ano escolar na perspectiva inclusiva
3.3 A relevância da atividade diagnóstica

 

Capítulo 4: O PEI como prática inclusiva

4.1 Os objetivos da individualização como forma de garantir a aprendizagem
4.2 A elaboração do PEI: necessidades e prioridades
4.3 Como avaliar a aprendizagem do estudante com deficiência intelectual

Capítulo 5: A proposta do ensino colaborativo e sua contribuição para as práticas inclusivas

5.1 A colaboração entre os pares
5.2 A inclusão e as estratégias docentes
5.3 Os impactos das práticas docentes frente ao processo educacional dos estudantes com deficiência

 

Unidade 1 – Bases da Neuroanatomia e da Neuroquímica relacionadas ao processo de aprendizagem.

1.1 O Neurobiomecanismo do aprender.
1.2 Organização das áreas: da fala, memória, raciocínio na estrutura cerebral, lobos cerebrais e neurotransmissores responsáveis pela aprendizagem.
1.3 Funcionamento geral do sistema nervoso e sua conexão com a aprendizagem.

Unidade 2 – Funcionamento dos Sentidos biológicos versus Percepção e Aprendizagem.

2.1 Participação do Sistema límbico junto à aprendizagem.
2.2 Importância das imagens para um equilíbrio sistêmico dos hemisférios direito e esquerdo do cérebro.
2.3 Memória “motora” versus memória “verbal”.

Unidade 3 – Neurociência.

3.1 Cérebro Triuno e sua relação com a aprendizagem.
3.2 A importância da plasticidade neural para a aprendizagem.
3.3 Memória e Motivação

Unidade 4 – Fatores que interferem na aprendizagem

4.1 O desenvolvimento motor X aprendizagem.
4.2 Diferença entre dificuldades, distúrbios e transtornos na aprendizagem.
4.3 Fatores de risco associado as dificuldades na aprendizagem.

Unidade 5 – Aprendizagem frente aos transtornos.

5.1 Aprendizagem X transtornos: auditivo, surdez e surdo cegueira.
5.2 Principais distúrbios da aprendizagem (Dislexia, Disgrafia, Discalculia, Dislalia).
5.3 Disortografia Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

 

1. O Papel Do Professor E As Novas Configurações Do Projeto Educativo – Modelos De Ensino 

O Que São Modelos De Ensino?

2. O Significado Da Ação Educativa Ao Longo Da Trajetória Escolar – Os Desafios Do Professor Em Face Da Complexidade Da Vida Escolar

3. Práticas Pedagógicas E A Relação Professor-Aluno

4. Aspectos Condicionantes Da Aprendizagem E Do Comportamento Do Aluno Na Escola

5. Como Construir Uma Escola Inclusiva E De Um Ensino De Qualidade

 

DIVERSIDADE NO ÂMBITO ESCOLAR

1.1 – Direitos Humanos e o contexto histórico social
1.2 – Educação e a Diversidade
1.3 – Diversidade Cultural Brasileira e as Políticas Escolares

MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO

2.1 Conceitos de Movimentos Sociais
2.2 Movimentos Sociais e os Princípios da Educação
2.3. Movimentos Sociais e seu caráter educativo

Educação Inclusiva e seus Desafios

3.1 – Espaço Escolar e a Inclusão
3.2 – Família e a Educação: Processo Inclusivo.
3.3 – Educação Ambiental, Inclusiva no contexto social

Diversidade na Aprendizagem de Pessoas com Deficiência

4.1 – Diversidade Inclusiva: Teoria X Pratica
4.2 – Instituição Escolar: Integração e Inclusão
4.3 – Educação Especial e as diferentes necessidades

RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

5.1 Preconceito e Discriminação Racial no espaço escolar
5.2 Lei 10.639/03 e a prática pedagógica
5.3 Relações Étnico-Raciais na Educação

 

Capítulo 1: Definição e Conceito do Atendimento Educacional Especializado – AEE

1.1 Conceito e definição do AEE
1.2 Contexto Histórico para o AEE
1.3 Políticas Públicas para o AEE
1.4 A função do AEE nas escolas

Capítulo 2: O (AEE) na Deficiência Auditiva/ Surdez

2.1 Definições de Deficiência Auditiva/ Surdez
2.2 A deficiência auditiva/surdez na Educação
2.3 Recursos físicos e pedagógicos para o aluno com Deficiência Auditiva/ Surdez

Capítulo 3: O (AEE ) na Deficiência Física

3.1 A Deficiência Física nas escolas
3.2 O papel do AEE na Deficiência Física
3.3 Recursos Pedagógicos e físicos para o atendimento ao aluno com Deficiência Física

Capítulo 4: O (AEE) na Deficiência Visual

4.1 A Deficiência Visual no contexto escolar
4.2 Atuação do AEE na Deficiência Visual
4.3 Instrumentos utilizados para o atendimento ao aluno com Deficiência Visual

Capítulo 5: O (AEE ) na Deficiência Intelectual

5.1 A Deficiência Intelectual na perspectiva escolar
5.2 Procedimentos Pedagógicos do AEE na Deficiência Intelectual
5.3 Recursos Humanos e Pedagógicos para o aluno com Deficiência Intelectual

 

Unidade 1 – Jogos e Brincadeiras na educação.

1.1 História e origem
1.2 Tipos de brincadeiras e jogos
1.3 Abordagem sobre os jogos e brincadeiras no processo de aprendizagem.

Unidade 2 – Brincadeiras Lúdicas 1 a 6 anos

2.1 Brincadeiras em Roda
2.2 Brincadeiras motoras
2.3 Brincadeiras musicais

Unidade 3 – Jogos competitivos de 7 a 12 anos

3.1 Jogos de estafeta
3.2 Jogos grandes
3.3 Jogos de caça

Unidade 4 – Jogos Cooperativos para crianças, jovens e adultos.

4.1 Jogos de cognição
4.2 Jogos de interação
4.3 Jogos tradicionais

Unidade 5. Profissional do lazer na educação

5.1 Características e funções / campos de atuação para o profissional do lazer VAT
5.2 Perfil do profissional de lazer
5.3 Importância da capacitação do professor para brincadeiras inclusivas
5.4 Brincadeiras e jogos inclusivos

 

Capítulo 1 – O que é Aprendizagem?

1.1 Conceito
1.2 Histórico
1.2.3 Aprendizagem no Século XVII ao início do Século XX

Capítulo 2 – Teorias de Aprendizagem

2.1 Teoria de Piaget
2.2 Teoria de Vygotsky
2.3 Teoria de Ausubel
2.4 Teoria de Skinner

Capítulo 3 – Tipos de Aprendizagem

3.1 Condicionamento Clássico
3.2 Condicionamento Operante
3.3 Aprendizagem Social
3.4 PNL – Programação Neurolinguística

Capítulo 4 – O que são Ambientes de Aprendizagem?

4.1 Ambiente Físico
4.2 Ambiente Virtual
4.3 Espaços Diferenciados

Capítulo 5 – A influência do Ambiente na Aprendizagem

5.1 O Ambiente Influência o Raciocínio
5.2 A Importância de uma estrutura voltada para o Aprendizado
5.3 Como criar um ambiente favorável para a aprendizagem?

 

Capítulo 1: O sujeito em diálogo com a cultura:

1.1. Definição de sujeito.
1.2. O(s) sujeito(s) e suas relações culturais.
1.3. O(s) sujeito(s) e as diversidades culturais.

Capítulo 2: A inclusão e legislação:

2.1. Legislação e o contexto étnico racial.
2.2. Relações de gênero.
2.3. Religiões e alteridade.

Capítulo 3: As escolas do século XXI em perspectiva (inclusiva?):

3.1. Cotidiano escolar.
3.2. Escola e formação.
3.3. Múltiplos olhares sobre a escola.

Capítulo 4: As fronteiras no âmbito escolar:

4.1. Direitos Humanos e escola.
4.2. Migração e espaço escolar.
4.3. Interdisciplinaridade na escola.

Capítulo 5: Desafios para um mundo inclusivo:

5.1. BNCC e educação inclusiva.
5.2. Tecnologias digitais e inclusão.
5.3. Mundo do trabalho e inclusão.

 

1. Educação Especial

1.1 Fundamentos Pedagógicos na Perspectiva Inclusiva
1.2 Marco Legal: Documentos Nacionais e Internacionais
1.3 Aspectos sociais e inclusão: Multiculturalismo

2. Desenvolvimento Humano e Aprendizagem

2.1 Didática na Educação Inclusiva
2.2 Projeto Pedagógico e Currículo na Educação Inclusiva

3. Deficiência Física

3.1 Principais causas da deficiência física
3.2 Deficiências múltiplas na perspectiva da deficiência motora
3.3 Alterações sensoriais e motoras

4. Educação e Acessibilidade

4.1 Acessibilidade física e pedagógica
4.2 Métodos, Técnicas e recursos para atendimento
4.3 Legislação e normas específicas

5. Inclusão Social

5.1 O papel do Estado e da Escola na Inclusão
5.2 A sociedade e a família

 

Profissionais graduados e licenciados em cursos voltados ao ensino e práticas pedagógicas que tenham interesse na atuação na Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento Motor.

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