Pós-graduação em Educação Corporativa e Desenvolvimento de Talentos

Objetivos do curso

GERAL:

Formar profissionais especializados em Educação Corporativa e Desenvolvimento de Talentos com conhecimento específico para atuar tanto na iniciativa privada quanto na pública.

ESPECÍFICOS

  • Conhecer as especificidades do contexto da Educação Corporativa e Desenvolvimento de Talentos.
  • Formar profissionais para enfrentar os desafios inerente a Educação Corporativa e Desenvolvimento de Talentos.
  • Conciliar o conhecimento teórico com a sua aplicação prática, de maneira eficiente e objetiva.
  • Oferecer conhecimento verticalizados sobre os temas inerentes aos desafios contemporâneos da Educação Corporativa e Desenvolvimento de Talentos.

INVESTIMENTO

MATRÍCULA R$59,00 MATRÍCULA R$59,00

 

VALORES E CONDIÇÕES

 

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    Tempo de acesso é deImediato ao realizar a inscrição.

Unidade 1 – Concepções de Educação e Cultura

1.1 A cultura como uma teia de significados
1.2 A educação como algo subjacente à cultura
1.3 O lugar da cultura nas políticas educacionais

Unidade 2 – A Educação Como Um Direito Social e Com Uma Função Social

2.1 A evolução dos direitos dos/as cidadãos/ãs
2.2 A educação como um direito social
2.3 A função social da educação na contemporaneidade

Unidade 3 – Tendências Teóricas na Educação

3.1 Das teorias tradicionais às teorias críticas
3.2 As teorias pós-críticas
3.3 Rompendo com as fronteiras culturais na educação

Unidade 4 – Diversidades Culturais e Suas Relações Com o Espaço Escolar e Não Escolar

4.1 Superando a ideia de um único saber
4.2 A complexidade e riqueza cultural da sociedade brasileira
4.3 Implicações das diversidades culturais nos espaços escolares e não escolares

Unidade 5 – Relações Entre Cultura, Diversidades e Práticas Educativas

5.1 As culturas negadas e silenciadas na sala de aula
5.2 A escola pode ser um espaço de resistência
5.3 A diversidade como um potente conteúdo curricular

 

Unidade 1 Abordagem Tradicional

1.1 A Pedagogia Tradicional
1.2 Implicações da abordagem tradicional na prática docente

Unidade 2 Abordagem Comportamentalistas

2.1 O Behaviorismo
2.2 A Gestalt
2.3 Implicações do comportamentalismo na prática docente

Unidade 3 Abordagem Humanista

3.1 Carl Rogers
3.2 Paulo Freire e a Pedagogia Libertadora
3.3 Implicações da abordagem humanista na prática docente

Unidade 4 Abordagem Cognitivista

4.1 Henri Wallon e a afetividade
4.2 Jean Piaget
4.3 Implicações da abordagem cognitivista na prática docente

Unidade 5 Abordagem Sociocultural

5.1 Vygotsky
5.2 Emília Ferreiro
5.3 Implicações da abordagem sociocultural na prática docente

 

Unidade 1 – Liderança

1.1 Conceito de liderança
1.2 Teorias da Liderança
1.3 Liderança: Características e Habilidades
1.4 Liderança e poder
1.5 Liderança Transacional x Transformacional

Unidade 2 – administração e Liderança

2.1 Relação entre Administração e Lideranças

Unidade 3 – Conflitos

3.1 Liderança e conflitos
3.2 Liderança e Negociação
3.3 Mediação e liderança
3.4 Conflitos na Coordenação

Unidade 4 – Grupos e Equipes

4.1 Liderança X Grupos e Equipes
4.2 Habilidades para o trabalho em equipe
4.3 Liderança: Equipe de Alta Performance
4.4 Liderança: Indicadores de desempenho

Unidade 5 – Mentoring

5.1 Liderança e Mentoring
5.2 Liderança e Coaching
5.3 Relações entre Empowerment e Liderança

 

Unidade 1 – Cultura e Organização

1.1 Conceito de cultura
1.2 Cultura organizacional
1.3 Função da cultura organizacional
1.4 Caso prático: Como a lego se reergueu restaurando a mentalidade do seu fundador

Unidade 2 – Culturas Organizacionais

2.1 Como se formam as culturas organizacionais
2.2 Elementos da cultura organizacional
2.3 Como transformar uma cultura organizacional
2.4 Cultura x clima organizacional
2.5 Texto complementar: dicas para fortalecer a sua cultura organizacional

Unidade 3 – Clima Organizacional

3.1 Conceito de clima organizacional
3.2 Tipos de clima
3.3 Fatores de desenvolvimento do clima organizacional
3.4 Diagnóstico de clima organizacional
3.5 Texto complementar: Clima organizacional – O poder do ambiente sobre a produtividade

Unidade 4 – Pesquisa de Clima e Satisfação no Trabalho

4.1 Pesquisa de clima organizacional
4.2 O que pesquisar
4.3. Etapas da pesquisa de clima organizacional
4.4. Resultados da pesquisa de clima organizacional
4.5 Modelo de identificação de fatores/critérios a serem considerados para elaboração do questionário de pesquisa de clima organizacional
4.6 Modelo de identificação de fatores/critérios a serem considerados para elaboração do questionário de pesquisa de clima organizacional
4.7 Modelo de questionário para pesquisa de clima organizacional

Unidade 5 – Gestão Estratégica de Pessoas

5.1. Pesquisa de clima e gestão estratégica de pessoas
5.2 Gestão do clima organizacional
5.3 Desafios da mudança organizacional
5.4 Texto complementar: Mudança organizacional: 8 passos para uma gestão de sucesso

 

Unidade 1 – Conceito de comportamento organizacional

1.1 Fundamentos históricos da relação do homem com o trabalho

Unidade 2 – O indivíduo na organização

2.1 O ser humano
2.2 O homem e o trabalho
2.3 Atitude / Valores

Unidade 3 – Motivação

3.1 Conceitos básicos de motivação
3.2 Motivação intrínseca x motivação extrínseca
3.3 Principais teorias motivacionais

Unidade 4 – Comunicação

4.1 O processo de comunicação
4.2 Comunicação e tecnologia da informação
4.3 Canais organizacionais de comunicação

Unidade 5 – O conflito nas organizações

5.1 Estresse no trabalho
5.2 O bem-estar nas organizações
5.3 Resistência à mudança

 

Unidade 1 – Autoimagem

1.1 Formação da autoimagem
1.2 A autoimagem positiva e negativa
1.3 A autoimagem em relação com o sucesso e fracasso

Unidade 2 – Mix de Marketing Pessoal

2.1 Conceitos
2.2 Marketing Pessoal
2.3 Networking

Unidade 3 – Desenvolvimento Pessoal

3.1 Conhecimentos e habilidades específicas
3.2 Conhecimentos e habilidades gerais
3.3 Marcas da personalidade
3.4 Marcas do caráter

Unidade 4 – Imagem e Estilo Pessoal

4.1 O código da roupa
4.2 Adequação do estilo pessoal a uma aparência profissional desejada
4.3 Comunicação, comportamento e postura profissional
4.4 Guarda-roupa Profissional

Unidade 5 – Desafios a Vencer

5.1 Autoconhecimento
5.2 Crenças limitantes
5.3 Foco pessoal, como utilizá-lo a seu favor?
5.4 Superação das limitações pessoais

 

Unidade 1 – O comportamento humano em uma perspectiva filogenética

Unidade 2 – O comportamento humano em uma perspectiva antropológica

2.1 Determinismo Biológico
2.2 Determinismo Mesológico
2.3 Determinismo Cultural

Unidade 3 – O comportamento humano em uma perspectiva sociológica

3.1 O Comportamento Desviante
3.2 O Homem a Sociedade

Unidade 4 – O comportamento humano em uma perspectiva psicanalista

4.1 O Complexo de Édipo
4.1 O mal-Estar da Civilização

Unidade 5 – O comportamento humano em uma perspectiva filosófica

5.1 As correntes éticas
5.2 A Ética e o Estudo do Comportamento Humano

 

Capítulo 1. COACHING E PNL

1.1 Conceito de coaching e PNL
1.2 Integrando PNL e coaching
1.3 A função do coaching
1.4 Tipos de coaching

Capítulo 2. COACHING NA PRÁTICA

2.1 Metas e valores
2.2 A arte do coaching
2.3 Desvendando o processo do coaching
2.4 Quebrando resistências – ressignificando crenças

Capítulo 3. COACHING E LIDERANÇA

3.1 Conceito de Líder Coach
3.2 Exercendo a gestão humanizada
3.3 O Líder Coach em ação
3.4 Plano de ação, feedback e acompanhamento

Capítulo 4 FERRAMENTAS DE COACHING E PNL

4.1 As ferramentas mais utilizadas
4.2 Recursos que apoiam todo o processo
4.3 Organizando as sessões

Capítulo 5 AUTOCOACHING E COACHING DE EQUIPES

5.1 Praticando consigo mesmo
5.2 Autocontrole do processo
5.3 Praticando com equipes
5.4 Plano de ação e acompanhamento das equipes

 

Capítulo 1: Evolução da gestão de pessoas e processos básicos da área.

Planejamento de recursos humanos.

Capítulo 2: Estruturação de cargos, carreira e remuneração. Recrutamento e seleção. Capacitação de pessoal.

Capítulo 3: Avaliação de desempenho. Rotinas de pessoal; Estratégias e indicadores de RH; Balanced Scorecard; Mapa Estratégico; Indicadores; liderança e tomada de decisão.

Capítulo 4: Saúde e segurança do trabalho; construção de indicadores Smart;
Alinhamento estratégico.

Capítulo 5: Relações de trabalho, clima organizacional. Indicadores de RH.

 

Capítulo 1: Pedagogia Corporativa

1.1 – A História Da Pedagogia Corporativa
1.2 – O Papel Do Profissional Da Educação No Ambiente Corporativo
1.3 – A Importância Da Educação Corporativa
1.4 – Recursos Humanos

Capítulo 2: Educação Corporativa

2.1 – A Atuação do Pedagogo Em Outros Ambientes Que Não O Escolar
2.2 – A Importância Do Profissional De Pedagogia Nas Empresas
2.3 – As Metodologias Que Inserem A Educação Corporativa Nas Organizações

Capítulo 3: Aprendizagem Nas Organizações

3.1 – Aprendizagem DE Adultos
3.2 – Pratica
3.3 – Princípios
3.4 – Essências

Capítulo 4: Treinamento E Desenvolvimento Na Educação Corporativa

4.1 – A Importância de Treinar e Capacitar Seus Colaboradores
4.2 – O Treinamento E Desenvolvimento Como Vantagem Competitiva
4.3 – Processos De Treinamento E Desenvolvimento
4.4 – Principais Objetivos Do Treinamento E Desenvolvimento

Capítulo 5: Universidade Corporativista

5.1 – O Que É E Como Funciona
5.2 – Quais Os Benefícios
5.3 – As Mais Conhecidas No Brasil.

Profissionais graduados nas áreas de administração e afins, Recursos Humanos, Psicólogos, Pedagogos e licenciados em diversas áreas do conhecimento que tenham interesse na atuação com Educação Corporativa e Desenvolvimento de Talentos.

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