Pós-graduação em Educação a Distância: Gestão e Docência
Objetivos do curso
GERAL:
Qualificar e aprimorar docentes no exercício profissional com fundamentos teóricos e práticas pedagógicas, aplicados à educação a distância.
ESPECÍFICOS
- Propiciar conhecimento das principais leis, regulamentos e políticas públicas, que regem o ensino a distância;
- Possibilitar a reflexão sobre a prática pedagógica e a atualização de conteúdos relacionados à educação a distância;
- Consolidar a formação para a docência e gestão da educação a distância, abordando as questões educacionais;
- Orientar o planejamento e a gestão da educação a distância, observando os aspectos mercadológicos e legais.
INVESTIMENTO
-
Carga horária
O curso tem carga
horária de 420h. -
Certificação
Ao final do curso você receberá seu certificado. -
Acessibilidade
Assista as aulas de qualquer dispositivo. -
Disponibilidade
Tempo de acesso é deImediato ao realizar a inscrição.
Capítulo 1: Abordagem Tradicional
1.1 A Pedagogia Tradicional
1.2 Implicações da abordagem tradicional na prática docente
Capítulo 2: Abordagem Comportamentalistas
2.1 O Behaviorismo
2.2 A Gestalt
2.3 Implicações do comportamentalismo na prática docente
Capítulo 3: Abordagem Humanista
3.1 Carl Rogers
3.2 Paulo Freire e a Pedagogia Libertadora
3.3 Implicações da abordagem humanista na prática docente
Capítulo 4: Abordagem Cognitivista
4.1 Henri Wallon e a afetividade
4.2 Jean Piaget
4.3 Implicações da abordagem cognitivista na prática docente
Capítulo 5: Abordagem Sociocultural
5.1 Vygotsky
5.2 Emília Ferreiro
5.3 Implicações da abordagem sociocultural na prática docente
Capítulo 1 – A política educacional Brasileira no nível da legislação.
1.1 Uma visão histórica da educação brasileira na Constituição Federal.
1.2 A nova LDB No 9394/96 e suas atualizações.
1.3 ECA: Estatuto da Criança e do Adolescente.
1.4 As reformas educacionais e os planos de educação (PNE/PEE e PME).
1.5 Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). 1.6 O novo FUNDEB.
Capítulo 2 – Organização Política e Administrativa da Educação Brasileira.
2.1 Princípios da Filosofia da Educação
2.2 Constituição dos Sistemas de ensino: níveis Administrativos e Competências.
2.3 Gestão Democrática e Autonomia da Escola Básica Pública.
2.4 Os Conselhos de educação: fundamentos e funções.
Capítulo 3 – Organização Didática da Educação no Brasil.
3.1 Educação Básica.
3.2 Educação Profissional técnica de nível médio.
3.3 Educação Superior Presencial e EaD.
3.4 Educação Superior Tecnológica.
Capítulo 4 – Profissionais da Educação Brasileira.
4.1 Lei 9.394/96 – Dos Profissionais da Educação.
4.2 A valorização dos profissionais da educação nas Conferências Nacionais de Educação.
4.3 A valorização dos profissionais da educação no Plano Nacional de Educação.
4.4 A formação de professores para a Educação Básica.
Capítulo 5 – Direito Educacional e o Direito à Educação.
5.1 Direito Educacional: legislação e princípios educacionais.
5.2 Direito a Educação e a Estrutura do Sistema Educacional Brasileiro.
5.3 Políticas Públicas Educacionais.
5.4 Direito a cotas no Sistema de Ensino Brasileiro.
Unidade 1 – A escola, democracia e a importância da gestão escolar para a conquista de uma escola democrática.
Unidade 2 – Estilos de gestão escolar, os mecanismos para uma administração escolar democrática e o perfil ideal do gestor escolar nos dias atuais
Unidade 3 – A legislação que fundamenta a prática da gestão escolar e a escola no contexto da centralização e da descentralização.
3.1 Por que descentralizar é tão importante?
Unidade 4 – Por que é um desafio administrar ambientes escolares? Papéis, funções e atribuições de um gestor escolar.
Unidade 5 – O gestor escolar do século XXI
5.1 E do lado docente, por que há tanto desânimo?
5.2 Como gerir sem condições e sem apoio?
5.3 Como fica o gestor nesse processo?
Unidade 1 – Educação e profissão
1.1 A educação e as mudanças profissionais
1.2 O professor no contexto de um futuro cada vez mais próximo
1.3 Preparação dos professores para o uso dos recursos tecnológicos
Unidade 2 – Mídias Integradas
2.1. Como utilizar as mídias de forma integrada
2.2. Crescimento do uso de recursos abertos na educação
2.3. Tecnologias e comunicação virtual, uma evolução no ensino
Unidade 3 – Mídias e Aprendizagem
3.1. Redes de aprendizagem
3.2. Uso da Tecnologia para apoio à pesquisa
3.3. Uso de blogs na escola
Unidade 4 – Tecnologias e Educação
4.1. Tecnologia para comunicação e publicação
4.2. Desenvolvimento de projetos
4.3. Produção compartilhada
Unidade 5 – Tecnologia e conexão
5.1. A escola em conexão com o mundo
5.2. Ambientes presenciais conectados
5.3. Ambientes virtuais de aprendizagem
1. O Papel Do Professor E As Novas Configurações Do Projeto Educativo – Modelos De Ensino
O Que São Modelos De Ensino?
2. O Significado Da Ação Educativa Ao Longo Da Trajetória Escolar – Os Desafios Do Professor Em Face Da Complexidade Da Vida Escolar
3. Práticas Pedagógicas E A Relação Professor-Aluno
4. Aspectos Condicionantes Da Aprendizagem E Do Comportamento Do Aluno Na Escola
5. Como Construir Uma Escola Inclusiva E De Um Ensino De Qualidade
Capítulo 1
O que é Ead?
A história da Ead.
1.3 Marco histórico da legislação pós LDB/96
CAPÍTULO 2
2.1 Estrutura e funcionamento da Ead
2.2 Os sujeitos na modalidade
2.3 Teoria e prática da Ead
2.4 Comparações sobre as definições da educação à distância
CAPÍTULO 3
3.1 Aplicações sobre os diferentes ambientes de aprendizagem
3.2 O uso das tecnologias na Ead – conceitos e fundamentos
3.3 Avaliações de aprendizagem
CAPÍTULO 4
4.1 Níveis de Educação a Distância
4.2 Programas e cursos aplicáveis a Ead
4.3 Mídias e materiais didáticos na Ead
CAPÍTULO 5
5.1 As tecnologias da informação e da comunicação aplicadas a Ead
5.2. Diferentes modos de ver a tecnologia
5.3 Educação em rede
CAPÍTULO 1
1.1 Teoria e prática dos sistemas de aprendizagem em ead?
1.2 Os sujeitos: conteudista, tutoria e design instrucional.
CAPÍTULO 2
2.1 Ser conteudista: desafios e práticas
2.2. Produção de conteúdo
2.3 As mídias digitais e os modelos de ambientes virtuais de aprendizagem
CAPÍTULO 3
3.1 Ser tutor: desafios e práticas
3.2 Qual o papel da tutoria
3.3 Modelos de tutoria
3.4 O que se espera do tutor?
CAPÍTULO 4
4.1 Ser D.I.: desafios e práticas
4.2 Quem é o designer instrucional e como ele pode ajudar?
4.3 Competências do designer instrucional
4.4 Planejamento didático em design instrucional
CAPÍTULO 5
5.1 Visão pedagógica aplicada ao design educacional
5.2 Gestão, avaliação e validação de projetos educacionais
5.3 Linguagens e narrativas digitais
Capítulo 1: Cibercultura
1.1 A cultura em rede
1.2 Ciberespaço
1.3 A Cibercultura e a educação
Capítulo 2: A inclusão na Cibercultura
2.1 A inclusão social e digital
2.2 O ambiente virtual
2.3. As dimensões da inclusão na Cibercultura
Capítulo 3: Tecnologia na educação
3.1 A educação e as novas tecnologias
3.2 O surgimento das Tecnologias da Informação e Comunicação- TICs
3.3 Utilidades das TICs
Capítulo 4: As redes sociais
4.1 O papel das redes sociais
4.2. As redes sociais como ferramenta de ensino e aprendizagem
4.3 Aplicação do conteúdo em sala de aula
Capítulo 5: As mídias educativas
5.1 A televisão
5.2 O rádio
5.3 A internet
5.4. Os impressos
Capítulo 1: Avaliação Educativa:
1.1 Concepção de Avaliação.
1.2 A importância de Avaliar.
1.3 Objetivos.
1.4 As funções da Avaliação.
Capítulo 2: A Avaliação mediada pelas Tecnologias:
2.1 Agentes da Avaliação.
2.2 Procedimentos Avaliativos.
2.3 Instrumentos .
2.4 Autoavaliação x Avaliação.
Capítulo 3: Tecnologias Educacionais em Avaliação Educacional:
3.1 Novas Tecnologias.
3.2 Trabalho Docente.
3.3 Ambientes Virtuais de Aprendizagem.
3.4 Casos de Sucesso.
Capítulo 4: Processo Avaliativo:
4.1 Critérios Avaliativos.
4.2 Tipo e Procedimentos na Avaliação.
4.3 Instrumentos de Avaliação.
4.4 Autoavaliação.
Capítulo 5: Processo Avaliativo mediado pelas Tecnologias:
5.1 Indicadores no processo avaliativo.
5.2 Vantagens dos Instrumentos Avaliativos no Ambiente Virtual.
5.3 Desvantagens dos Instrumentos Avaliativos no Ambiente Virtual.
5.4 Como criar um processo avaliativo em um Ambiente Virtual.
Capítulo 1: O sujeito em diálogo com a cultura:
1.1. Definição de sujeito.
1.2. O(s) sujeito(s) e suas relações culturais.
1.3. O(s) sujeito(s) e as diversidades culturais.
Capítulo 2: A inclusão e legislação:
2.1. Legislação e o contexto étnico racial.
2.2. Relações de gênero.
2.3. Religiões e alteridade.
Capítulo 3: As escolas do século XXI em perspectiva (inclusiva?):
3.1. Cotidiano escolar.
3.2. Escola e formação.
3.3. Múltiplos olhares sobre a escola.
Capítulo 4: As fronteiras no âmbito escolar:
4.1. Direitos Humanos e escola.
4.2. Migração e espaço escolar.
4.3. Interdisciplinaridade na escola.
Capítulo 5: Desafios para um mundo inclusivo:
5.1. BNCC e educação inclusiva.
5.2. Tecnologias digitais e inclusão.
5.3. Mundo do trabalho e inclusão.
Profissionais graduados em todas as áreas do conhecimento, que tenham interesse e necessidades da prática docente e gestão da educação a distância.