Pós-Graduação em Educação Física Inclusiva e Tecnologias Assistivas
Objetivos do curso
GERAL: Formar profissionais especializados na atuação docente na Educação Física Inclusiva com uso das Tecnologias Assistivas.
ESPECÍFICOS
- Conhecer as especificidades da Educação Física Inclusiva e o uso das Tecnologias Assistivas.
- Formar profissionais para atuar como docentes na educação física especial e inclusiva.
- Conciliar o conhecimento teórico com a sua aplicação prática, de maneira eficiente e objetiva, sobre as tecnologias assistivas.
- Oferecer conhecimento mais aprofundado sobre os temas pedagógicos e educacionais.
INVESTIMENTO
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Carga horária
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horária de 360. -
Certificação
Ao final do curso você receberá seu certificado. -
Acessibilidade
Assista as aulas de qualquer dispositivo. -
Disponibilidade
Tempo de acesso é deimediato ao realizar a inscrição.
Unidade 1 – Bases da Neuroanatomia e da Neuroquímica relacionadas ao processo de aprendizagem.
1.1 O Neurobiomecanismo do aprender. Unidade 2 – Funcionamento dos Sentidos biológicos versus Percepção e Aprendizagem. 2.1 Participação do Sistema límbico junto à aprendizagem. Unidade 3 – Neurociência. 3.1 Cérebro Triuno e sua relação com a aprendizagem. Unidade 4 – Fatores que interferem na aprendizagem 4.1 O desenvolvimento motor X aprendizagem. Unidade 5 – Aprendizagem frente aos transtornos. 5.1 Aprendizagem X transtornos: auditivo, surdez e surdo cegueira.
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UNIDADE 1 – DEFINIÇÃO E CONCEITO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO -AEE
1.1- Conceito e definição do AEE
1.2- Contexto Histórico para o AEE
1.3- Políticas Públicas para o AEE
1.4 A função do AEE nas escolas
UNIDADE 2 – O (AEE) NA DEFICIÊNCIA AUDITIVA/SURDEZ
2.1- Definições de Deficiência Auditiva/ Surdez
2.2- A deficiência auditiva/surdez na Educação
2.3- Recursos físicos e pedagógicos para o aluno com Deficiência Auditiva/ Surdez
UNIDADE 3 – O (AEE ) NA DEFICIÊNCIA FÍSICA
3.1- A Deficiência Física nas escolas
3.2- O papel do AEE na Deficiência Física
3.3- Recursos Pedagógicos e físicos para o atendimento ao aluno com Deficiência Física
UNIDADE 4 – O (AEE) NA DEFICIÊNCIA VISUAL
4.1 – A Deficiência Visual no contexto escolar
4.2 – Atuação do AEE na Deficiência Visual
4.3 – Instrumentos utilizados para o atendimento ao aluno com Deficiência Visual
UNIDADE 5 – O (AEE ) NA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
5.1- A Deficiência Intelectual na perspectiva escolar
5.2- Procedimentos Pedagógicos do AEE na Deficiência Intelectual
5.3- Recursos Humanos e Pedagógicos para o aluno com Deficiência Intelectual
Capítulo 1 Deficiência intelectual e escolarização
1.1 Reflexões sobre o “normal” e o patológico em educação especial Capítulo 2 A contribuição das abordagens teóricas para as aprendizagens escolares e sociais 2.1 O papel da escola frente ao processo de aprendizagem dos estudantes com deficiência Capítulo 3.Práticas curriculares e inclusão 3.1 O que são práticas curriculares? Capítulo 4. O PEI como prática inclusiva 4.1 Os objetivos da individualização como forma de garantir a aprendizagem Capítulo 5 A proposta do ensino colaborativo e sua contribuição para as práticas inclusivas 5.1 A colaboração entre os pares
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DIVERSIDADE NO ÂMBITO ESCOLAR
1.1 – Direitos Humanos e o contexto histórico social
1.2 – Educação e a Diversidade
1.3 – Diversidade Cultural Brasileira e as Políticas Escolares
MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
2.1 Conceitos de Movimentos Sociais
2.2 Movimentos Sociais e os Princípios da Educação
2.3. Movimentos Sociais e seu caráter educativo
EDUCAÇÃO INCLUSIVA E SEUS DESAFIOS
3.1 – Espaço Escolar e a Inclusão
3.2 – Família e a Educação: Processo Inclusivo.
3.3 – Educação Ambiental, Inclusiva no contexto social
DIVERSIDADE NA APRENDIZAGEM DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
4.1 – Diversidade Inclusiva: Teoria X Pratica
4.2 – Instituição Escolar: Integração e Inclusão
4.3 – Educação Especial e as diferentes necessidades
RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
5.1 Preconceito e Discriminação Racial no espaço escolar
5.2 Lei 10.639/03 e a prática pedagógica
5.3 Relações Étnico-Raciais na Educação
Capítulo 1: A Família:
1.1 Evolução da Família ao longo da história.
1.2 Conceito de Família, segundo vários autores.
1.3 Família e suas funcionalidades na sociedade.
Capítulo 2: A Relação da Família com a escola:
2.1 A importância da integração família-escola.
2.2 O envolvimento dos pais na educação escolar.
2.3 Comunicação Família-Escola.
2.4 Pedagogia da colaboração e o Movimento Humano.
Capítulo 3: A Importância da família em relação ao desempenho da aprendizagem:
3.1 O processo ensino-aprendizagem.
3.2 O desempenho escolar e a família.
3.3 A escola e a ludicidade.
Capítulo 4: O “(Des)Envolvimento” do Ser família-escola:
4.1 A operacionalização da interação família-escola.
4.2 As necessidades de uma alternativa para integração família-escola.
4.3 As relações contemporâneas escola-família.
Capítulo 5: Família e Educação mudanças atuais e responsabilidades antigas:
5.1 As responsabilidades educacionais no campo familiar.
5.2 A construção dos Valores.
5.3 A presença e atuação dos pais na escola.
5.4 A perspectiva Pedagógica- Cooperativa.
Capítulo 1 – O sujeito em diálogo com a cultura:
1.1. Definição de sujeito.
1.2. O(s) sujeito(s) e suas relações culturais.
1.3. O(s) sujeito(s) e as diversidades culturais.
Capítulo 2 – A inclusão e legislação:
2.1. Legislação e o contexto étnico racial.
2.2. Relações de gênero.
2.3. Religiões e alteridade.
Capítulo 3 – As escolas do século XXI em perspectiva (inclusiva?):
3.1. Cotidiano escolar.
3.2. Escola e formação.
3.3. Múltiplos olhares sobre a escola.
Capítulo 4 – As fronteiras no âmbito escolar:
4.1. Direitos Humanos e escola.
4.2. Migração e espaço escolar.
4.3. Interdisciplinaridade na escola.
Capítulo 5 – Desafios para um mundo inclusivo:
5.1. BNCC e educação inclusiva.
5.2. Tecnologias digitais e inclusão.
5.3. Mundo do trabalho e inclusão.
- Educação Especial
1.1 Fundamentos Pedagógicos na Perspectiva Inclusiva
1.2 Marco Legal: Documentos Nacionais e Internacionais
1.3 Aspectos sociais e inclusão: Multiculturalismo
- Desenvolvimento Humano e Aprendizagem
2.1 Didática na Educação Inclusiva
2.2 Projeto Pedagógico e Currículo na Educação Inclusiva
- Deficiência Física
3.1 Principais causas da deficiência física
3.2 Deficiências múltiplas na perspectiva da deficiência motora
3.3 Alterações sensoriais e motoras
- Educação e Acessibilidade
4.1 Acessibilidade física e pedagógica
4.2 Métodos, Técnicas e recursos para atendimento
4.3 Legislação e normas específicas
- Inclusão Social
5.1 O papel do Estado e da Escola na Inclusão
5.2 A sociedade e a família
Capítulo 1: Pedagogia do Esporte.
1.1 Conceitos de Pedagogia na prática esportiva.
1.2 O ensino da prática do esporte e educação física.
1.3 O esporte na escola.
1.4 Competições e intercâmbios esportivos.
Capítulo 2: Educação Física na Escola.
2.1 A Educação Física e a Prática Pedagógica.
2.2 Desenvolvimento motor e educação física.
2.3 Elementos Didáticos: professor, educando, objetivos, conteúdos, métodos, técnicas, recursos.
Capítulo 3: Capacidades físicas para o rendimento escolar.
3.1 Velocidade.
3.2 Força.
3.3 Resistência.
3.4 Flexibilidade e Coordenação motora.
Capítulo 4: Modalidades e Práticas da Educação Física.
4.1 Atletismo.
4.2 Esportes coletivos com bola.
4.3 Lutas.
4.4 Dança como noção corporal.
4.5 Práticas individuais.
Capítulo 5: Planejamento e Ação Didática.
5.1 A prática pedagógica em Educação Física.
5.2 Educação Física nos Planos pedagógico, cultural e social.
5.3 Métodos, técnicas de ensino: princípios, características, classificação, métodos, estilos de ensino e concepções de ensino para Educação Física.
5.4 Avaliação do processo ensino aprendizagem em Educação Física.
Capítulo 1: Conceitos e objetivos de Tecnologia Assistiva.
1.1 Legislações Brasileiras e Internacionais.
1.2 Categorias de Tecnologia Assistiva.
1.3 Tecnologia assistiva e sua classificação.
1.4 Avaliação, prescrição e treino de equipamentos de tecnologia assistiva.
Capítulo 2: Aplicação de Tecnologias Assistivas e Vida Cotidiana.
2.1 Auxílios para a vida diária.
2.2 Comunicação aumentativa (suplementar) e alternativa.
2.3 Recursos de acessibilidade ao computador.
2.4 Acessibilidade e o conceito de desenho universal.
Capítulo 3: Aplicação de Tecnologias Assistivas e Qualidade de Vida.
3.1 Projetos arquitetônicos para acessibilidade.
3.2 Órteses e próteses.
3.3 Auxílios de mobilidade.
Capítulo 4: Aplicação de Tecnologias Assistivas na Inclusão.
4.1 Tecnologia assistiva nas deficiências e incapacidades relacionadas ao movimento humano.
4.2 O uso das Tecnologias assistivas em sala de aula.
4.3 Auxílios para cegos ou com visão subnormal.
4.4 Auxílios para surdos ou com déficit auditivo.
Capítulo 5: Recursos para Tecnologias Assistivas.
5.1 Recursos com materiais economicamente acessíveis.
5.2 Softwares de acessibilidade.
5.3 Ferramentas Web 2.0.
5.4 Aplicativos para dispositivos móveis.
1. CONCEITOS, ORIGEM LITERÁRIA E ATUAL SITUAÇÃO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS.
1.1. Base de literatura das tecnologias assistivas. 2. DIALÉTICAS EXISTENTES MEDIANTE AO USO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS. 2.1. Discussões entre os pesquisadores. 3. A INTERDISCIPLINARIEDADE, A ESCOLA E A FAMÍLIA. 3.1 Tecnologias assistivas e projetos interdisciplinares. 4. A EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA AMPLITUDE INTERDISCPLINAR. 4.1. Hierarquia de documentos educacionais e flexibilização de práticas alternativas. 5. A APLICABILIDADE DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS. 5.1. Sugestões de execução de dinâmicas.
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Profissionais graduados nas áreas de educação física e fisioterapia.