Pós-graduação em Educação no Campo
Objetivos do curso
GERAL: Qualificar e aprimorar a formação docente para atender as demandas educacionais interdisciplinares para a educação do campo.
ESPECÍFICOS
- Oportunizar o conhecimento para atuação docente em ambientes educativos do meio rural e escolas do campo;
- Propiciar acesso a informação e conhecimento sobre a atuação em ambientes educacionais, especialmente no campo;
- Qualificar educadores para as atividades educacionais no campo;
- Proporcionar ferramentas de organização do trabalho docente multisseriado;
- Orientar o docente a cerca das relações teórico-conceituais da Educação do Campo.
INVESTIMENTO
-
Carga horária
O curso tem carga
horária de 420 horas. -
Certificação
Ao final do curso você receberá seu certificado. -
Acessibilidade
Assista as aulas de qualquer dispositivo. -
Disponibilidade
Tempo de acesso é deImediato ao realizar a inscrição.
Capítulo 1: Abordagem Tradicional
1.1 A Pedagogia Tradicional
1.2 Implicações da abordagem tradicional na prática docente
Capítulo 2: Abordagem Comportamentalistas
2.1 O Behaviorismo
2.2 A Gestalt
2.3 Implicações do comportamentalismo na prática docente
Capítulo 3: Abordagem Humanista
3.1 Carl Rogers
3.2 Paulo Freire e a Pedagogia Libertadora
3.3 Implicações da abordagem humanista na prática docente
Capítulo 4: Abordagem Cognitivista
4.1 Henri Wallon e a afetividade
4.2 Jean Piaget
4.3 Implicações da abordagem cognitivista na prática docente
Capítulo 5: Abordagem Sociocultural
5.1 Vygotsky
5.2 Emília Ferreiro
5.3 Implicações da abordagem sociocultural na prática docente
Capítulo 1: Concepções de Educação e Cultura
1.1 A cultura como uma teia de significados
1.2 A educação como algo subjacente à cultura
1.3 O lugar da cultura nas políticas educacionais
Capítulo 2: A Educação Como Um Direito Social e Com Uma Função Social
2.1 A evolução dos direitos dos/as cidadãos/ãs
2.2 A educação como um direito social
2.3 A função social da educação na contemporaneidade
Capítulo 3: Tendências Teóricas na Educação
3.1 Das teorias tradicionais às teorias críticas
3.2 As teorias pós-críticas
3.3 Rompendo com as fronteiras culturais na educação
Capítulo 4: Diversidades Culturais e Suas Relações Com o Espaço Escolar e Não Escolar
4.1 Superando a ideia de um único saber
4.2 A complexidade e riqueza cultural da sociedade brasileira
4.3 Implicações das diversidades culturais nos espaços escolares e não escolares
Capítulo 5: Relações Entre Cultura, Diversidades e Práticas Educativas
5.1 As culturas negadas e silenciadas na sala de aula
5.2 A escola pode ser um espaço de resistência
5.3 A diversidade como um potente conteúdo curricular
Capítulo 1: Introdução a didática do ensino e avaliação da aprendizagem
1.1 Conceito de Didática
1.2 Principais Correntes da Didática
1.3 Tendências Atuais da Didática do Ensino
1.4 A Relação da Avaliação da Aprendizagem e a Didática do Ensino
Capítulo 2: A didática para formação e prática docente
2.1 A Didática Como Elemento da Formação do Docente
2.2 A Didática Como Ferramenta da Prática Docente no Processo de Ensino/Aprendizagem
Capítulo 3: Planejamento educacional
3.1 Níveis e Funções do Planejamento
3.2 Planejamento Participativo na Escola
3.3 Elaboração e Importância do Plano de Ensino
Capítulo 4: O papel da avaliação como investigação didática
4.1 Para Quê avaliar?
4.2 Uma Contextualização da Avaliação
4.3 Como Avaliar?
4.4 Uso da Avaliação como Ferramenta de Investigação Didática
Capítulo 5: Avaliações no brasil e suas bases legais
5.1 Níveis de Avaliação Educacional
5.2 Base Legal
5.3 Sistemas de Avaliação Educacional no Brasil
Capítulo 1: Ecologia
1.1 Distribuição espacial (tipos e características) e dinâmica populacional
1.2 Ecologia comportamental e interação interespecíficas positivas e negativas
1.3 Ecologia de conservação
Capítulo 2: Ciências
2.1 Citologia e histologia
2.2 Anatomia e fisiologia
2.3 Genética
Capítulo 3: Ciências
3.1 Zoologia de invertebrados
3.2 Zoologia de vertebrados
3.3 Botânica
Capítulo 4: Educação Ambiental
4.1 Conceituações de termos ambientais
4.2 Componentes do meio ambiente: físico, biológico e antrópico
4.3 Questões ambientais globais
Capítulo 5: Educação Ambiental
5.1 Uso e manejo dos recursos ambientais, formas de conservação e preservação
5.2 Gestão ambiental: legislação, resíduos sólidos (4 r’s) e efluentes
5.3 Método 5’S
Capítulo 1: Organização dos Atores Sociais
1.1 Movimentos sociais e educação
1.2 A origem dos movimentos sociais e a educação
1.3 Associações, cooperativas e sindicatos
Capítulo 2: Panorama da Educação Ambiental e Educação no Campo
2.1 Educação Ambiental – história e polícia
2.2 A questão agrária e os movimentos sociais do campo no Brasil
2.3 A educação na perspectiva das realidades no campo
2.4 A Educação Ambiental na escola no campo
Capítulo 3: Os Movimentos Sociais
3.1 Conceitos e definições de movimentos sociais
3.2 História dos movimentos sociais no campo
Capítulo 4: Educação no Campo nas Diversas Possibilidades
4.1 Educação no campo nas comunidades quilombolas
4.2 Educação no campo em colônias sulistas
4.3 Educação no campo no sertão
4.4 Educação no campo no pantanal
Capítulo 5: Questão Agrária e Ambiental: Recortes Históricos dos Movimentos no Brasil
5.1 Meio ambiente e o campo
Capítulo 1: Definição e Conceito do Atendimento Educacional Especializado – AEE
1.1 Conceito e definição do AEE
1.2 Contexto Histórico para o AEE
1.3 Políticas Públicas para o AEE
1.4 A função do AEE nas escolas
Capítulo 2: O (AEE) na Deficiência Auditiva/Surdez
2.1 Definições de Deficiência Auditiva/ Surdez
2.2 A deficiência auditiva/surdez na Educação
2.3 Recursos físicos e pedagógicos para o aluno com Deficiência Auditiva/ Surdez
Capítulo 3: O (AEE ) na Deficiência Física
3.1 A Deficiência Física nas escolas
3.2 O papel do AEE na Deficiência Física
3.3 Recursos Pedagógicos e físicos para o atendimento ao aluno com Deficiência Física
Capítulo 4: O (AEE) na Deficiência Visual
4.1 A Deficiência Visual no contexto escolar
4.2 Atuação do AEE na Deficiência Visual
4.3 Instrumentos utilizados para o atendimento ao aluno com Deficiência Visual
Capítulo 5: O (AEE ) na Deficiência Intelectual
5.1 A Deficiência Intelectual na perspectiva escolar
5.2 Procedimentos Pedagógicos do AEE na Deficiência Intelectual
5.3 Recursos Humanos e Pedagógicos para o aluno com Deficiência Intelectual
Capítulo 1: Ler e decodificar
1.1. Entender símbolos, signos e ícones
1.2. Variadas formas do signo linguístico
1.3. Tipos de linguagem
Capítulo 2: Leitura a partir de textos verbais
2.1. Tipos de textos
2.2. Gêneros textuais
2.3. Noções de cronologia textual literária
Capítulo 3: Leitura de textos audiovisuais
3.1. Motivação do leitor
3.2. Textos inteligentes – as charges
3.3. A propaganda e as campanhas publicitárias
Capítulo 4: Leitura crítica contemporânea
4.1. Leitura crítica de memes
4.2. Ler eentender nas mídias sociais
Capítulo 5: Intertextualidade na leitura
5.1. Intertexto
5.2. Texto-base
5.3. Multimodalidade
Capítulo 1: O sujeito em diálogo com a cultura:
1.1. Definição de sujeito.
1.2. O(s) sujeito(s) e suas relações culturais.
1.3. O(s) sujeito(s) e as diversidades culturais.
Capítulo 2: A inclusão e legislação:
2.1. Legislação e o contexto étnico racial.
2.2. Relações de gênero.
2.3. Religiões e alteridade.
Capítulo 3: As escolas do século XXI em perspectiva (inclusiva?):
3.1. Cotidiano escolar.
3.2. Escola e formação.
3.3. Múltiplos olhares sobre a escola.
Capítulo 4: As fronteiras no âmbito escolar:
4.1. Direitos Humanos e escola.
4.2. Migração e espaço escolar.
4.3. Interdisciplinaridade na escola.
Capítulo 5: Desafios para um mundo inclusivo:
5.1. BNCC e educação inclusiva.
5.2. Tecnologias digitais e inclusão.
5.3. Mundo do trabalho e inclusão.
Capítulo 1: Educação do Campo: marcos normativos e teóricos.
1.1 Legislação da Educação Básica e do Campo.
1.2 Política de Educação do Campo: concepções, processos e desafios.
1.3 O histórico da educação do campo no Brasil.
1.4 A Base Nacional Comum Curricular e a Educação do Campo.
Capítulo 2: Cotidiano escolar e produção do conhecimento.
2.1 Pedagogia da alternância.
2.2 Pedagogia da alternância e a organização curricular da educação do campo.
2.3 A investigação do cotidiano escolar e a construção de alternativas pedagógicas.
2.4 Organização do trabalho pedagógico.
Capítulo 3: Práticas Pedagógicas: Educação Infantil e educação matemática.
3.1 Práticas Pedagógicas para o Campo.
3.2 Práticas Pedagógicas em Educação do Campo: Educação Infantil.
3.3 Práticas Pedagógicas em Educação do Campo: Ciências Exatas e da Terra.
3.4 Etnomatemática: do cotidiano ao contexto escolar.
Capítulo 4: Práticas Pedagógicas: Ciências Humanas, Socias e linguística.
4.1 Práticas Pedagógicas em Educação do Campo: Filosofia e Sociologia.
4.2 Práticas Pedagógicas em Educação do Campo: História e Arte.
4.3 Práticas Pedagógicas em Educação do Campo: Geografia.
4.4 Práticas Pedagógicas em Educação do Campo: Língua Portuguesa e Literatura.
Capítulo 5: Práticas Pedagógicas: Ciências da Natureza.
5.1 Práticas Pedagógicas em Educação do Campo: Ciências e Biologia.
5.2 Práticas Pedagógicas em Educação do Campo: Química e Física.
5.3 Agroecologia: práticas pedagógicas e formação cidadã.
5.4 Interdisciplinaridade nas Práticas Educativas.
Capítulo 1: O Sujeito.
1.1 Aprendemos todos do mesmo modo?
1.2 Estratégias em salas multisseriadas.
1.3 Estratégias cognitivas.
1.4 A dinâmica dos indivíduos e dos grupos.
Capítulo 2: O Conteúdo e a Aula.
2.1 Estrutura das disciplinas. O que é importante ensinar?
2.2 Planejamento e seleção de conteúdos intradisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar.
2.3 Estrutura da aula.
2.4 Estratégias e técnicas para individualizar o ensino na sala de aula.
Capítulo 3: O Plano de Curso.
3.1 Currículo.
3.2 Os objetivos de ensino.
3.3 Os meios de ensino.
3.4 Elaborando um plano de curso.
Capítulo 4: A Avaliação.
4.1 Avaliação Diagnóstica.
4.2 Avaliação Formativa.
4.3 Avaliação Somativa.
4.4 Instrumentos de avaliação: formal e informal.
Capítulo 5: Aspectos Legais e Organização.
5.1 Legislação aplicada a salas multisseriadas.
5.2 Resolução/CD/FNDE no 28.
5.3 Estrutura organizacional para salas seriadas.
5.4 Programa Escola Ativa (2008).
Profissionais graduados e licenciados em cursos voltados ao ensino e práticas pedagógicas que tenham
interesse na atuação na Educação do Campo.