Pós-Graduação em Enfermagem do Trabalho

Objetivos do curso

GERAL: Propiciar conhecimentos teóricos relacionados à atividade do enfermeiro do trabalho em diversas áreas de atuação.

 

ESPECÍFICOS

 

  • Capacitar profissionais de enfermagem para Saúde do Trabalhador;
  • Capacitar profissionais de enfermagem para Saúde, Segurança, Higiene e Qualidade de vida no ambiente de trabalho;
  • Conhecer os aspectos Políticos e Legais do Trabalho;
  • Formar profissionais capazes de atuar em empresas em geral, hospitais, clínicas, secretarias de saúde estaduais e municipais.

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1 CONCEITOS ESSENCIAIS

1.1 Felicidade
1.2 Felicidade e realização, uma construção consciente

2 A FELICIDADE E SUAS INTERSECÇÕES COM O TRABALHO

3 POSSIBILIDADES DE SER FELIZ NAS ORGANIZAÇÕES

3.1 As relações entre o fazer e a felicidade

4 FELICIDADE: AUTOREALIZAÇÃO E MOTIVAÇÃO NO TRABALHO

5 AUTOMOTIVAÇÃO: A CONSCIÊNCIA DE SI MESMO EM AÇÃO

 

Unidade 1 – O corpo é uma máquina humana

1.1 Sistemas Corporais Envolvidos Na Comunicação Humana

Unidade 2 –  Psicodinâmica Vocal

2.1 Impressões transmitidas pelo tipo de voz

Unidade 3 – Saúde Vocal

3.1 Mau uso e abuso vocal
3.2 Higiene vocal / Saúde vocal

Unidade 4 – Linguagem Humana

4.1 Fatores que influenciam a Linguagem
4.2 Processo da Comunicação

Unidade 5 – Impostação Vocal

5.1 Impostação vocal
5.2 Voz
5.3 Articulação

 

Unidade 1 – Conceitos de Políticas Públicas

1.1 Formulação das Políticas
1.2 Políticas em saúde no Brasil

Unidade 2 – Sistema Único de Saúde (SUS)

2.1 Princípio da Integralidade em Saúde
2.2 Princípio da Universalidade em Saúde

Unidade 3 – Princípio da Equidade em Saúde

3.1 Princípio da Regionalização no SUS
3.2 Princípio da Participação Particular em Saúde

Unidade 4 – Descentralização da Administração do Sistema de Saúde

4.1 Subsistema de Atenção ao Indígena (silvícola)
4.2 Teoria da capacidade aplicada ao índio
4.3 Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas
4.4 Sistema de Bancos de Sangue
4.5 Regulamentação da saúde no Brasil

Unidade 5 – Direito à Saúde na Constituição Federal de 1988

5.1 Política Nacional de Medicamentos do SUS
5.2 Responsabilidade do Estado e direito à saúde no Brasil
5.3 Responsabilidade civil
5.4 Excludentes de responsabilidade civil
5.5 Responsabilidade Civil do Sistema de Saúde

 

Unidade 1 – Programa Saúde na Escola

1.1 Relação Pais e Educadores na Prevenção da Saúde
1.2 Primeiro Ponto da Saúde: A Sexualidade
1.3 Segundo Ponto da Saúde: A Responsabilização do Jovem e da Escola
1.4 Terceiro Ponto da Saúde: Saúde Bucal
1.5 O Adolescente, As Drogas e A Escola
1.6 Como a Escola e os Educadores Devem Lidar

Unidade 2 – Sexualidade do adolescente e a escola

2.1 Contracepção:
2.2 A Sexualidade do Adolescente
2.3 Modificações no Sistema Corpóreo
2.4 Gravidez na adolescência
2.5 Desenvolvimento Corpóreo do Menino
2.6 Desenvolvimento Corpóreo da Menina

Unidade 3 – Saúde Mental do Adolescente

3.1 Sinais de Alerta
3.2 Como a escola não deve agir (de acordo com a FIOCRUZ):
3.3 Fatores Psicológicos da Adolescência
3.4 Automutilação na Adolescência

Unidade 4 – Bullying e Violência na Escola

4.1 Sinais de que o aluno sofre bullying
4.2 Sinais de que o aluno pratica Bullying
4.3 Ciberbullying
4.4 O Que Não Caracteriza Bullying
4.5 Consequências do Bullying
4.6 Como a Escola Deve Agir
4.7 Relação Professor/Aluno e a Violência
4.8 Empatia no Processo de Ensino-Aprendizagem
4.9 Tendência Humanista

Unidade 5 – Princípios do Profissional da Educação

5.1 Saúde Vocal
5.2 Prevenção
5.3 Diabetes Mellitus
5.4 Alimentação
5.5 Hipertensão Arterial Sistêmica
5.6 Síndrome de Burnout
5.7 Assédio Moral
5.7.1 Como Denunciar o Assédio Moral
5.8 Humanização Escolar
5.9 O Educador Humanizado
5.10 A Escola Humanizada – Inclusão de Alunos Especiais
5.11 O Que A Escola Não Pode Fazer
5.12 Humanização escolar: autismo
5.13 Como os pais notam o autismo
5.14 Diferença entre Asperger X Autismo:
5.15 Humanização escolar: TDAH
5.16 Humanização Escolar: Síndrome de Down

 

Unidade 1 – Sistema Fonatório

1.1 Princípios básicos da anatomia do Sistema Fonatório
1.2 Laringe
1.3 Trato vocal

Unidade 2 – Voz

2.1 Produção da Voz – Mecanismo básico
2.2 Parâmetros vocais
2.3 Psicodinâmica da voz (VAP)

Unidade 3 – Alterações da Voz

3.1 Etiologia das alterações da voz
3.2 Disfonias
3.3 Nódulos e cistos em pregas vocais

Unidade 4 – Uso da voz

4.1 Uso excessivo da voz
4.2 Voz cantada x Voz falada
4.3 Autoavaliação da voz

Unidade 5 – Saúde vocal

5.1 Envelhecimento normal da voz
5.2 Cuidados com a voz

 

Capítulo 1: Conceitos e Aspectos Legais Relacionados a Saúde e Segurança do Trabalho (SST)

1.1 O que é SST?
1.2 Legislação Relacionada a Saúde e Segurança do Trabalho no Brasil
1.3 Profissionais Habilitados para atuação em SST
1.4 A quem se Aplica a Saúde e Segurança do Trabalho?

Capítulo 2: Saúde Ocupacional

2.1 Programas Legais de Saúde Ocupacional
2.2 Práticas e Rotinas de Controle de Saúde Ocupacional
2.3 Ações Preventivas e Indicadores de Saúde Ocupacional

Capítulo 3: Segurança do Trabalho

3.1 Programas Legais de Segurança do Trabalho
3.2 Práticas e Rotinas de Controle de Segurança do Trabalho
3.3 Ações Preventivas e Indicadores de Segurança do Trabalho

Capítulo 4: Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho

4.1 Responsabilidades dos Envolvidos na Implantação de SST
4.2 Impactos Financeiros à Empresa Relacionados a SST (RAT, FAP, Insalubridade, Periculosidade)
4.3 Implantação de Ferramentas de Gestão de SST

Capítulo 5: eSocial em SST

5.1 O que é o eSocial e o que muda nas rotinas de SST no Brasil?
5.2 Como Realizar Controle de Informações para envio ao eSocial?
5.3 Formas de Envio de Informações ao eSocial e Impactos legais e Financeiros Relacionados

 

Unidade 1 – Ascenção histórica da Epidemiologia

1.1 Conceitos de Epidemiologia
1.2 Modelos Assistenciais

Unidade 2 – Indicadores de Saúde

2.1 Morbidade
2.2 Mortalidade
2.3 Determinantes e Condicionantes
2.4 Processos endêmicos e epidêmicos

Unidade 3 – Pesquisas epidemiológica

3.1 Tipos de estudos epidemiológicos
3.2 Associações Causais e Não Causais
3.3 Aplicação na pesquisa
3.4 Construção dos perfis epidemiológicos

Unidade 4 – Cenário Epidemiológico Nacional

4.1 Doenças Transmissíveis
4.2 Doenças Sexualmente Transmissíveis
4.3 Doenças endêmicas
4.4 Doenças crônicas não transmissíveis (DCNT)
4.5 Boletins Epidemiológicos

Unidade 5 – Vigilância Epidemiológica

5.1 Coleta e fontes de dados
5.2 Fontes de Dados
5.3 Sistemas de Informações do SUS

 

Capítulo 1: Profissão Enfermagem: Fundamentos e Bases.

1.1. História da Enfermagem e sua evolução como profissão: qualificando as habilidades necessárias para a profissão.
1.2. Principais campos de atuação do enfermeiro.
1.3. Enfermeiros na Educação em Saúde: como atuam os professores em Enfermagem.

Capítulo 2: Assistência de Enfermagem na Atenção Primária.

2.1. Diagnósticos de Enfermagem: Conhecendo o NANDA na Prática – International Nursing Diagnoses.
2.2. Saúde Íntima: A Enfermagem no Controle da Sífilis, HIV e outras ISTS.
2.3. A Enfermagem no Controle da Natalidade e no Combate ao Aborto.
2.4. Doenças Prevalentes na Infância.

Capítulo 3: Procedimentos de Enfermagem.

3.1. Atuação do Enfermeiro Obstetra dentro do parto normal.
3.2. Lavagem das Mãos: Técnicas Corretas e Sondagem Nasogástrica.
3.3. A Enfermagem no Controle de Epidemias e Pandemias: Segurança do Profissional e do Paciente.
3.4. Cuidados com Feridas: Controle e Prevenção de Lesões por Pressão e Troca de Curativos.
3.5. Anatomia e Fisiologia do Corpo Humano.

Capítulo 4: Assistência de Enfermagem na Atenção Terciária: Realidade Hospitalar.

4.1. Higiene do Paciente Acamado: Cuidados Orais, Cuidados Corpóreos e Banho no Leito.
4.2. Administração de Medicamentos e Controle da Pressão Arterial.
4.3. Reanimação Cardiopulmonar de Crianças e Adultos.
4.4. Primeiros Socorros para Vítimas de Envenenamentos e Afogamentos.
4.5. Primeiros Socorros para Vítimas de Engasgamentos e Tentativas de Suicídio: Crianças e Adultos.

Capítulo 5: Profissão Enfermeiro: Uma Visão Amplificada.

5.1. Enfermagem e Saúde Mental.
5.2. Quem Cuida de Quem Cuida: Os Desafios da Profissão do Enfermeiro.
5.3. Humanização em Enfermagem e Valorização da Classe Profissional: Uma profissão do Cuidado e Não da Cura.

 

1. ASPECTOS FUNDAMENTAIS DO COMPORTAMENTO HUMANO DENTRO DO AMBIENTE DE TRABALHO.

1.1 Conceito e história da ergonomia.
1.2 Contribuição da análise ergonômica no mercado de trabalho.
1.3 Cenas de uma vida diária.

2. DISTÚRBIOS OSTEOMUSCULARES E LESÕES DA COLUNA OCASIONADOS EM AMBIENTES DE TRABALHO.

2.1 Relação da ergonomia com doenças osteomusculares.
2.2 Conceitos de repetitividade e sua relação com a fadiga muscular.
2.3 Anatomia e Fisiologia da coluna.
2.3.1 Postura corporal no trabalho.

3. ACOMETIMENTO DO TRABALHADOR POR DOENÇAS CARDIOVASCULARES, RESPIRATÓRIAS E DIGESTÓRIAS.

3.1 Fisiologia cardiovascular.
3.1.1 Doenças cardiovasculares decorrentes do trabalho.
3.2 Fisiologia Respiratória.
3.2.1 Trabalhos que causam patologias respiratórias.
3.2.2 Principais patologias que acometem o sistema respiratório do trabalhador.
3.3 Fisiologia Digestória.
3.3.1 Alterações de doenças digestórias ocasionadas pelo trabalho

4. VISÃO E AUDIÇÃO PREJUDICADA RELACIONADA AO TRABALHO.

4.1 Anatomia e Fisiologia do olho.
4.1.1 Trabalhos que prejudicam a visão e as consequências.
4.2 Anatomia e Fisiologia do ouvido.
4.2.1 Trabalhadores que sofrem problemas auditivos devido ao trabalho.

5. QUALIDADE DO TRABALHO FRENTE À GINÁSTICA LABORAL NA PREVENÇÃO E REABILITAÇÃO DO TRABALHADOR.

5.1 A importância da qualidade do trabalho diante da prevenção de doenças ocupacionais.
5.1.1 Ginástica Laboral na prevenção e reabilitação dos trabalhadores

 

Capítulo 1: Saúde.

1.1 – Conceitos de Saúde.
1.2 – Políticas de Saúde no Brasil.
1.3 – Programas de Saúde no Brasil.
1.4 – Doenças Crônicas Não Transmissíveis.

Capítulo 2: Qualidade de Vida.

2.1 – Conceitos de Qualidade de Vida.
2.2 – Meio Ambiente e Qualidade de Vida.
2.3 – Programas de Qualidade de Vida.
2.4 – Relações da Qualidade de Vida e Políticas Públicas de Saúde no Brasil.

Capítulo 3: Avaliação da Saúde e da Qualidade de Vida.

3.1 – Avaliação da Saúde.
3.2 – Avaliação da Qualidade de Vida.
3.3 – Profissionais Habilitados para Avaliações de Saúde e Qualidade de Vida.
3.4 – Relações sobre a implantação prática de modelos de avaliação de saúde e qualidade de vida.

Capítulo 4: Prevenção de Agravos Relacionados à Saúde.

4.1 – Ações de Prevenção para Qualidade de Vida.
4.2 – Vigilância em Saúde.
4.3 – Programas de Prevenção de Agravos relacionados à saúde no Brasil.
4.4 – Impactos das Ações de Prevenção Relacionados à Saúde.

Capítulo 5: Promoção da Saúde e Qualidade de Vida.

5.1 – Conceitos de Promoção da Saúde e Qualidade de Vida.
5.2 – Ações de Promoção da Saúde e Qualidade de Vida.
5.3 – Programas de Promoção da Saúde e Qualidade de Vida.
5.4 – Indicadores de Saúde e Qualidade de Vida no Brasil

 

RESTRITO a profissionais graduados em enfermagem e demais profissionais da área da saúde

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