

Pós-graduação em Gestão de Projetos de Impacto Socioambiental
Objetivos do curso
GERAL:
Formar profissionais capacitados para planejar, implementar e gerir projetos de impacto social,
promovendo o desenvolvimento sustentável, a inclusão social e a proteção dos direitos humanos em diversos contextos, alinhados às necessidades das comunidades e às melhores práticas de gestão.
ESPECÍFICOS
- Capacitar os alunos para elaborar projetos sociais que promovam a inclusão e o desenvolvimento sustentável, com foco em práticas socioeconômicas e ambientais que beneficiem as comunidades.
- Desenvolver habilidades para captar e gerir recursos de forma eficiente, garantindo a sustentabilidade financeira de projetos sociais e a criação de parcerias estratégicas.
- Promover o conhecimento sobre os direitos humanos e a proteção integral de grupos vulneráveis, como crianças, adolescentes e pessoas com deficiência, assegurando o respeito à dignidade e à igualdade.
- Qualificar os profissionais para atuar na gestão social de organizações públicas e privadas, integrando práticas de responsabilidade social corporativa com o atendimento às demandas sociais.
- Proporcionar uma compreensão profunda dos desafios agrários e ambientais, bem como das práticas de educação ambiental, para o desenvolvimento de ações que favoreçam o equilíbrio entre crescimento econômico e preservação do meio ambiente.
INVESTIMENTO


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Carga horária
O curso tem carga
horária de 420 horas. -
Certificação
Ao final do curso você receberá seu certificado. -
Acessibilidade
Assista as aulas de qualquer dispositivo. -
Disponibilidade
Tempo de acesso é deImediato ao realizar a inscrição.
Unidade 1 – Organização dos Atores Sociais
1.1 Movimentos sociais e educação
1.2 A origem dos movimentos sociais e a educação
1.3 Associações, cooperativas e sindicatos
Unidade 2 – Panorama da Educação Ambiental e Educação no Campo
2.1 Educação Ambiental – história e polícia
2.2 A questão agrária e os movimentos sociais do campo no Brasil
2.3 A educação na perspectiva das realidades no campo
2.4 A Educação Ambiental na escola no campo
Unidade 3 – Os Movimentos Sociais
3.1 Conceitos e definições de movimentos sociais
3.2 História dos movimentos sociais no campo
Unidade 4 – Educação no Campo nas Diversas Possibilidades
4.1 Educação no campo nas comunidades quilombolas
4.2 Educação no campo em colônias sulistas
4.3 Educação no campo no sertão
4.4 Educação no campo no pantanal
Unidade 5 – Questão Agrária e Ambiental: Recortes Históricos dos Movimentos no Brasil
5.1 Meio ambiente e o campo
Unidade 1 – Sustentabilidade
1.1 Conceitos de sustentabilidade
1.2 Sustentabilidade Imensurável
1.3. Planos de negócios sustentáveis (business model canvas)
Unidade 2 – Meio Ambiente
2.1 Recuperação Florestal
2.2 Conselho genético e o desenvolvimento econômico e ambiental
2.3 Mudanças climáticas e objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS)
Unidade.3 – Meio Ambiente
3.1 Neutralização de carbono
3.2. Conceitos de fazendas verticais
3.3. Mitigação de carbono por florestas
Unidade 4 – Ecologia e Meio Ambiente
4.1. Cálculo do rastro ecológico no ambiente
4.2. Cidades inteligentes e inovação
4.3. Logística reversa
Unidade 5 – Agroecologia
5.1. Técnicas agroecológicas
5.2 Remediação de metais pesados do ambiente
5.3. Manual de etiqueta sustentável
Unidade 1 – Radiografia Brasileira
1.1 Apropriação de novos conceitos
1.2 Sustentabilidade: estratégica e inadiável
Unidade 2 – Marcos Históricos da Governança Ambiental
2.1 Indicadores de Sustentabilidade
2.2 Recursos Naturais
2.3 Valor de Uso dos Recursos Naturais
Unidade 3 – Economia Verde: Que negócio é esse?
3.1 Cidadania e consumo
3.2 Tecnologia e Meio Ambiente
Unidade 4 – Boas Práticas em Sustentabilidade
4.1 Boas Práticas em Sustentabilidade: Setor Primário da Economia
4.2 Boas Práticas em Sustentabilidade: Setor Secundário da Economia
4.3 Boas práticas em sustentabilidade: Setor Terciário da Economia
Unidade 5 – Responsabilidade social
5.1 Responsabilidade social: um olhar para a sustentabilidade
5.2 Boas práticas no dia-a-dia
5.3 Qual o meu “papel”?
Capítulo 1 – Introdução e Perspectiva da Gestão Social.
1.1 A Gestão Social e seus objetivos.
1.2 A Estrutura essencial para uma boa Gestão Social.
1.3 Definição do melhor Projeto de Gestão Social.
1.4 O Assistente Social na Gestão de Políticas Sociais.
Capítulo 2 – Paradigmas da Gestão Social e os Espaços de Interação Social.
2.1 Aproximações Teóricas e Conceituais das organizações e o processo de
Gestão nas Esferas Públicas E Privadas.
2.2 A Dinâmica Social de Integração entre áreas de Ação Social.
2.3 A Gestão de Serviços Sociais, Financiamentos, Avaliação e Resultados de
Projetos Sociais.
2.4 Contextos e Desafios da Gestão Social Participativa contemporânea.
Capítulo 3 – Administração Pública no Brasil, Gestão Social e o SUAS.
3.1 A Esfera Pública – Conceitos e práticas do Controle Social no Brasil.
3.2 Instâncias e Espaços de Deliberação e Pactuação.
3.3 A Perspectiva do SUAS.
3.4 Instrumentos de Gestão do SUAS.
Capítulo 4 – Gestão Social: Terceiro setor, voluntariado e parcerias.
4.1 Desafios do Assistente Social no Terceiro Setor.
4.2 Voluntariado e o impacto nas ações sociais.
4.3 As Parcerias Público Privadas e o Serviço Social.
4.4 A Gestão na esfera pública e na esfera no Terceiro Setor.
Capítulo 5 – Metodologias de Planejamento e Gestão Social.
5.1 Conceitos Básicos e Metodologias de Planejamento.
5.2 O Planejamento Estratégico e a Articulação de Atores Sociais.
5.3 Tipos de Metodologias Participativas na Gestão Social.
5.4 O Planejamento e a Avaliação das Ações da/o Assistente Social.
Capítulo 1: Direitos Humanos: aspectos introdutórios.
1.1 O fundamento axiológico dos direitos humanos e a sua vigência universal.
1.2 Direitos humanos e fundamentais.
1.3 Dimensões, hierarquia, força vinculante e titularidade dos direitos humanos.
Capítulo 2: A perspectiva internacional dos Direitos Humanos.
2.1 Emergência do Direito Internacional dos Direitos Humanos.
2.2 A estruturação dos sistemas globais e regionais de proteção dos direitos humanos.
2.3 Sistema de monitoramento multilateral de violação dos direitos humanos.
Capítulo 3:Declarações e Pactos Internacionais de Direitos Humanos
3.1 Declaração Universal dos Direitos Humanos.
3.2 Pactos Internacionais sobre Direitos Civis e Políticos, e sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais.
3.3 Convenção Americana de Direitos Humanos (Pacto de São José da Costa Rica).
Capítulo 4: A incorporação dos Direitos Humanos no Brasil
4.1 Posição hierárquica dos tratados internacionais no direito brasileiro.
4.2 Procedimento de incorporação dos tratados internacionais de direitos humanos no ordenamento jurídico brasileiro.
4.3 Tutela constitucional dos direitos humanos.
Capítulo 5: Temas Especiais de Direitos Humanos.
5.1 Gênero e Direitos Humanos.
5.2 Direitos humanos dos Refugiados.
5.3 A interseccionalidade das opressões nas sociedades atuais
Capítulo 1: O sujeito em diálogo com a cultura:
1.1. Definição de sujeito.
1.2. O(s) sujeito(s) e suas relações culturais.
1.3. O(s) sujeito(s) e as diversidades culturais.
Capítulo 2: A inclusão e legislação:
2.1. Legislação e o contexto étnico racial.
2.2. Relações de gênero.
2.3. Religiões e alteridade.
Capítulo 3: As escolas do século XXI em perspectiva (inclusiva?):
3.1. Cotidiano escolar.
3.2. Escola e formação.
3.3. Múltiplos olhares sobre a escola.
Capítulo 4: As fronteiras no âmbito escolar:
4.1. Direitos Humanos e escola.
4.2. Migração e espaço escolar.
4.3. Interdisciplinaridade na escola.
Capítulo 5: Desafios para um mundo inclusivo:
5.1. BNCC e educação inclusiva.
5.2. Tecnologias digitais e inclusão. 5.3. Mundo do trabalho e inclusão.
Capitulo 1 – Centralidade do trabalho na Sociedade Capitalista
1.1 – Contradições da Relação Capital x Trabalho
1.2 – A Divisão Social do Trabalho
1.3 – Produção e Reprodução das Relações Sociais
Capitulo 2 – Trabalhos e Serviço Social
2.1 – Estado e Relações Sociais na Contemporaneidade
2.2 – Trabalhos Produtivo, Improdutivo e Trabalho Imaterial
2.3 – Trabalhos no Século XXI e os Impactos Profissionais
Capitulo 3 – A inserção do Serviço Social na Divisão Sócio-Técnica do Trabalho
3.1 – O Processo de Trabalho do Assistente Social e seus Elementos Constitutivos
3.2 – As Contradições Institucionais e a Inserção do Assistente Social
3.3 – Espaços Sócio-Ocupacionais e suas Relações de Trabalho
Capitulo 4 – O Trabalho do Assistente Social nos Distintos Espaços Sócio-Ocupacional
4.1 – Os Espaços Sócio-Ocupacional dos Assistentes Sociais
4.2 – O Trabalho do Assistente Social nas Esferas Públicas
4.3 – O Trabalho do Assistente Social nas Organizações Empresariais
Capitulo 5 – Prática Social e a Prática Profissional: Dilemas e Desafios.
5.1 – Da História aos Desafios Atuais da Profissão
5.2 – O Serviço Social e a Consolidação de seu Projeto Ético-Político no Século XXI
5.3 – A inserção do Assistente Social em Processos de Trabalho
Capitulo 1 – Organizações de um Produto Social.
1.1 – Novos paradigmas da ação organizacional.
1.2 – Capacitação Organizacional e seu desempenho.
1.3 – Marketing Institucional e Marketing Social.
Capitulo 2 – Projeto Social: Um Processo Logico.
2.1 – Politicas, Planos, Programas e Projetos.
2.2 – Processo de Comunicação no Projeto Social.
2.3 – Processo de Articulação e Cooperação.
Capitulo 3 – Avaliação e Monitoramento em Projetos Sociais.
2.1 – Estratégia e Dimensões da Avaliação.
2.2 – Conceitos da Avaliação.
2.3 – Avaliação Participativa: Uma escolha Metodológica.
Capitulo 4 – Sustentabilidade dos Projetos Sociais.
4.1 – Orçamento e viabilização de recursos.
4.2 – Prestação de Contas: Transparência e Equidade.
4.3 – Analise de Risco, Resultados e Impactos.
Capitulo 5 – Captação de Recursos para o Terceiro Setor.
5.1 – Conceituação doTerceiro Setor.
5.2 – Captação de Recursos da Iniciativa Privada.
5.3 – Terceiro Setor e Poder Público
Unidade 1 – Terceiro Setor
1.1 O que é o terceiro setor?
1.2 Abrangência do terceiro setor
1.3 A expansão do terceiro setor
Unidade 2 – Educação Ambiental
2.1 Educação Ambiental
2.2 A evolução histórica da questão ambiental
2.3 A tomada de consciência do problema ambiental
Unidade 3 – A Sustentabilidade
3.1 A sociedade em risco
3.2 Desafios para a educação ambiental
3.3 O desenvolvimento sustentável
Unidade 4 – As Entidades Sem Fins Lucrativos e o Meio Ambiente
4.1 As entidades sem fins lucrativos e o meio ambiente
4.2 O sistema de gestão ambiental nas entidades sem fins lucrativos
4.3 A cidadania, as entidades sem fins lucrativos e o meio ambiente
Unidade 5 – O Terceiro Setor e a Educação Ambiental
5.1 Finalidade e perspectiva das entidades sem fins lucrativos
5.2 Educação ambiental no brasil e defesa do meio ambiente
5.3 A contribuição das entidades para a educação ambiental
Capítulo 1: Breve análise dos aspectos históricos da pessoa com deficiência.
1.1 Pessoa com Deficiência: conceito.
1.2 Pré – História.
1.3 Antiguidade.
1.4 Idade Média.
1.5 Idade Moderna. 1.6 Idade Contemporânea
Capítulo 2: Direitos e garantias da pessoa com deficiência e a hierarquia normativa.
2.1 Distinção entre direitos fundamentais e direitos humanos.
2.2 Direitos individuais.
2.2.1 Direitos Sociais.
2.3 Hierarquia normativa dos tratados internacionais.
Capítulo 3: Documentos internacionais que norteiam a política de proteção integral à criança, adolescente e pessoas com deficiências.
3.1 Declaração Universal dos Direitos Humanos.
3.1.1 Declaração dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
3.2 Convenção sobre os Direitos da Pessoas com Deficiências.
3.3 Declaração de Salamanca.
3.4 Declaração de Guatemala.
3.5 Declaração de Saporro.
3.6 Declaração de Incheon.
Capítulo 4: Dispositivos legais nacionais: políticas públicas para pessoa com deficiência no Brasil.
4.1 Constituição Federal – 1988.
4.2 Estatuto da Criança e do Adolescente.
4.3 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
4.4 Lei de Acessibilidade.
4.5 Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Plano Viver sem Limite.
4.6 Estatuto da Pessoa com Deficiência – Lei Brasileira de Inclusão.
4.6.1 Saúde.
4.6.2 Educação.
4.6.3 Lazer.
4.6.4 Habitação.
4.6.5 Acessibilidade.
4.6.6 Previdência Social.
Capítulo 5: Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho.
5.1 Lei de Cotas.
5.2 Eficácia dos Dispositivos Legais.
5.2.1 Barreiras Arquitetônicas.
5.2.2 Barreiras nas Comunicações.
5.2.3 Barreiras Atitudinais
Módulo 11:
Profissionais graduados em Administração, Direito, Serviço Social, Educação e licenciaturas, Engenharia
Ambiental, Ciência Política, Sociologia e profissionais que atuam diretamente na gestão pública, especificamente com
projetos de impacto social e ambiental.