Pós-graduação em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica

Objetivos do curso

GERAL:

Formar profissionais especializados em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica com conhecimento multidisciplinar para atuar tanto na iniciativa privada quanto na pública.

ESPECÍFICOS

  • Conhecer as especificidades do contexto educacional, em especial da Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica l.
  • Formar profissionais para enfrentar os desafios inerente à Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica.
  • Conciliar o conhecimento teórico com a sua aplicação prática, de maneira eficiente e objetiva.
  • Oferecer conhecimento mais aprofundado sobre os temas de afinidade educacional, de modo que os profissionais possam responder às demandas inerentes a própria sociedade.
  • Pensar Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica como ferramenta de desenvolvimento e aperfeiçoamento das práticas pedagógica e da educação como um todo;
  • Utilizar a legislação como instrumento de gestão e competitividade.

INVESTIMENTO

MATRÍCULA R$59,00 MATRÍCULA R$59,00

 

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Unidade 1 – CARACTERÍSTICAS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

1.1 Introdução
1.2 Origens do pensamento sobre o social
1.3 Formação da sociologia

Unidade 2 – O HOMEM NA SOCIEDADE

2.1 Introdução
2.2 Transformações sociais
2.3 O sentido das ações sociais

Unidade 3 – INFLUÊNCIA DA MÍDIA SOCIAL NO AMBIENTE PROFISSIONAL

3.1 Introdução
3.2 A globalização como nova ordem mundial
3.3 Movimentos e redes de relacionamento

Unidade 4 – REDE SOCIAL NO BRASIL

4.1 Introdução
4.2 A sociedade em rede
4.3 Novos formatos de comunicação

Unidade 5 – DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NO SÉCULO ATUAL

5.1 Introdução
5.2 Busca pelo diferencial de mercado
5.3 Crescimento pessoal para o sucesso profissional

 

Unidade 1 – A escola, democracia e a importância da gestão escolar para a conquista de uma escola democrática.

Unidade 2 – Estilos de gestão escolar, os mecanismos para uma administração escolar democrática e o perfil ideal do gestor escolar nos dias atuais

Unidade 3 – A legislação que fundamenta a prática da gestão escolar e a escola no contexto da centralização e da descentralização.

3.1 Por que descentralizar é tão importante?

Unidade 4 – Por que é um desafio administrar ambientes escolares? Papéis, funções e atribuições de um gestor escolar.

Unidade 5 – O gestor escolar do século XXI

5.1 E do lado docente, por que há tanto desânimo?
5.2 Como gerir sem condições e sem apoio?
5.3 Como fica o gestor nesse processo?

 

Capítulo 1 – A política educacional Brasileira no nível da legislação.

1.1 Uma visão histórica da educação brasileira na Constituição Federal.
1.2 A nova LDB No 9394/96 e suas atualizações.
1.3 ECA: Estatuto da Criança e do Adolescente.
1.4 As reformas educacionais e os planos de educação (PNE/PEE e PME).
1.5 Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). 1.6 O novo FUNDEB.

Capítulo 2 – Organização Política e Administrativa da Educação Brasileira.

2.1 Princípios da Filosofia da Educação
2.2 Constituição dos Sistemas de ensino: níveis Administrativos e Competências.
2.3 Gestão Democrática e Autonomia da Escola Básica Pública.
2.4 Os Conselhos de educação: fundamentos e funções.

Capítulo 3 – Organização Didática da Educação no Brasil.

3.1 Educação Básica.
3.2 Educação Profissional técnica de nível médio.
3.3 Educação Superior Presencial e EaD.
3.4 Educação Superior Tecnológica.

Capítulo 4 – Profissionais da Educação Brasileira.

4.1 Lei 9.394/96 – Dos Profissionais da Educação.
4.2 A valorização dos profissionais da educação nas Conferências Nacionais de Educação.
4.3 A valorização dos profissionais da educação no Plano Nacional de Educação.
4.4 A formação de professores para a Educação Básica.

Capítulo 5 – Direito Educacional e o Direito à Educação.

5.1 Direito Educacional: legislação e princípios educacionais.
5.2 Direito a Educação e a Estrutura do Sistema Educacional Brasileiro.
5.3 Políticas Públicas Educacionais.
5.4 Direito a cotas no Sistema de Ensino Brasileiro.

 

 

Unidade 1 – Liderança

1.1 Conceito de liderança
1.2 Teorias da Liderança
1.3 Liderança: Características e Habilidades
1.4 Liderança e poder
1.5 Liderança Transacional x Transformacional

Unidade 2 – administração e Liderança

2.1 Relação entre Administração e Lideranças

Unidade 3 – Conflitos

3.1 Liderança e conflitos
3.2 Liderança e Negociação
3.3 Mediação e liderança
3.4 Conflitos na Coordenação

Unidade 4 – Grupos e Equipes

4.1 Liderança X Grupos e Equipes
4.2 Habilidades para o trabalho em equipe
4.3 Liderança: Equipe de Alta Performance
4.4 Liderança: Indicadores de desempenho

Unidade 5 – Mentoring

5.1 Liderança e Mentoring
5.2 Liderança e Coaching
5.3 Relações entre Empowerment e Liderança

 

Unidade 1 – O comportamento humano em uma perspectiva filogenética

Unidade 2 – O comportamento humano em uma perspectiva antropológica

2.1 Determinismo Biológico
2.2 Determinismo Mesológico
2.3 Determinismo Cultural

Unidade 3 – O comportamento humano em uma perspectiva sociológica

3.1 O Comportamento Desviante
3.2 O Homem a Sociedade

Unidade 4 – O comportamento humano em uma perspectiva psicanalista

4.1 O Complexo de Édipo
4.1 O mal-Estar da Civilização

Unidade 5 – O comportamento humano em uma perspectiva filosófica

5.1 As correntes éticas
5.2 A Ética e o Estudo do Comportamento Humano

 

Capítulo 1: Contextualização histórica e conceitual:

1.1 Sociedade, cultura, diversidade, conhecimentos e as instituições educativas;
1.2 Histórico das disciplinas escolares;
1.3 Concepções e conceitos de currículo.

Capítulo 2: Princípios legais e documentos orientadores dos currículos escolares:

2.1 Constituição da República Federativa do Brasil e Legislação Educacional;
2.2 Base Nacional Curricular Comum (BNCC);
2.3 O(a)Professor(a), o planejamento e o currículo.

Capítulo 3: Os Currículos Escolares:

3.1 Componentes ideológicos: currículo oculto;
3.2 Componentes culturais, étnico-raciais e de gênero;
3.3 Componentes interdisciplinares: para além da especialização do conhecimento.

 

Capítulo 4: O planejamento na Interface com os Currículos Escolares:

4.1 Aquestão das tecnologias;
4.2 Avaliação dos processos de ensino e de
aprendizagem.

Capítulo 5: As diferentes tipologias de escolas e as especificidades dos planejamentos e currículos:

5.1 Públicas, privadas, confessionais, comunitárias, filantrópicas;
5.2 Urbanas (centrais, de periferias) e do Campo (assentamentos, acampamentos, indígenas, quilombolas, pantaneiras, ribeirinhas e outras);
5.3 De tempo integral.

 

Capítulo 1: Abordagem Tradicional

1.1 A Pedagogia Tradicional
1.2 Implicações da abordagem tradicional na prática docente

Capítulo 2: Abordagem Comportamentalistas

2.1 O Behaviorismo
2.2 A Gestalt
2.3 Implicações do comportamentalismo na prática docente

Capítulo 3: Abordagem Humanista

3.1 Carl Rogers
3.2 Paulo Freire e a Pedagogia Libertadora
3.3 Implicações da abordagem humanista na prática docente

Capítulo 4: Abordagem Cognitivista

4.1 Henri Wallon e a afetividade
4.2 Jean Piaget
4.3 Implicações da abordagem cognitivista na prática docente

Capítulo 5: Abordagem Sociocultural

5.1 Vygotsky
5.2 Emília Ferreiro
5.3 Implicações da abordagem sociocultural na prática docente

 

Capítulo 1: Organização Pedagógica da Escola

1.1 Perspectivas atuais para a educação e a organização da escola;
1.2 O papel da Coordenação Pedagógica no contexto histórico-político social da educação brasileira;
1.3 O coordenador pedagógico: aportes à proposição de políticas públicas

Capítulo 2: Planejamento e organização da Educação Básica ao Ensino Superior

2.1 Projeto Político Pedagógico: o que é, como elaborar, principais cuidados e referenciais – PPP da Escola; 2.2 Projeto de Curso do Ensino Superior, presencial e a distância: o que é, como elaborar, diferenças/semelhanças;
2.3 Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) Ensino Superior, o que é, como elaborar, sua importância para a Instituição.

Capítulo 3: Planejamento da prática pedagógica

3.1 Planejamento: ação pedagógica;
3.2 Planejamento de ensino: ação integradora;
3.3 Planejamento e interdisciplinaridade

Capítulo 4: Atividades e áreas de atuação da coordenação pedagógica

4.1 Legislação sobre as funções do Coordenador Pedagógico;
4.2 Atuação da Coordenação Pedagógica na escola pública, na escola particular e na escola técnica: funções e responsabilidades;
4.3 Atuação da Coordenação Pedagógica no Ensino Superior: presencial, semipresencial e a distância

Capítulo 5: Coordenação pedagógica e a prática docente na formação continuada

5.1 Relação com discentes da: Educação infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Ensino Superior;
5.2 Reuniões pedagógicas: planejamento, organização e realização;
5.3 Conflitos escolares, soluções ou estratégias

 

1 Conceitos Essenciais

1.1 Felicidade
1.2 Felicidade e realização, uma construção consciente

2 A felicidade e suas intersecções com o trabalho

3 Possibilidades de ser feliz nas organizações

3.1 As relações entre o fazer e a felicidade

4 Felicidade: autorealização e motivação no trabalho

5 Automotivação: a consciência de si mesmo em ação

 

Profissionais graduados nas áreas de educação e afins. (Pedagogos e todas as licenciaturas).

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