Pós-graduação em Metodologia de Ensino e Docência em Ciências.
Objetivos do curso
GERAL:
Qualificar e aprimorar docentes no exercício profissional, práticas pedagógicas, metodologia de ensino e docência em Ciências.
ESPECÍFICOS
- Desenvolver habilidades na análise, síntese e avaliação crítica sobre o desenvolvimento da docência;
- Qualificar profissionais para avaliar a relação da teoria e pesquisa na educação e nas práticas pedagógicas;
- Capacitar e certificar os professores para atuação em conformidade com as práticas pedagógicas;
- Orientar os profissionais em relação aos aspectos pedagógicos e metodológicos de ensino.
INVESTIMENTO
-
Carga horária
O curso tem carga
horária de 420h. -
Certificação
Ao final do curso você receberá seu certificado. -
Acessibilidade
Assista as aulas de qualquer dispositivo. -
Disponibilidade
Tempo de acesso é deImediato ao realizar a inscrição.
Capítulo 1: Concepções de Educação e Cultura
1.1 A cultura como uma teia de significados
1.2 A educação como algo subjacente à cultura
1.3 O lugar da cultura nas políticas educacionais
Capítulo 2: A Educação Como Um Direito Social e Com Uma Função Social
2.1 A evolução dos direitos dos/as cidadãos/ãs
2.2 A educação como um direito social
2.3 A função social da educação na contemporaneidade
Capítulo 3: Tendências Teóricas na Educação
3.1 Das teorias tradicionais às teorias críticas
3.2 As teorias pós-críticas
3.3 Rompendo com as fronteiras culturais na educação
Capítulo 4: Diversidades Culturais e Suas Relações Com o Espaço Escolar e Não Escolar
4.1 Superando a ideia de um único saber
4.2 A complexidade e riqueza cultural da sociedade brasileira
4.3 Implicações das diversidades culturais nos espaços escolares e não escolares
Capítulo 5: Relações Entre Cultura, Diversidades e Práticas Educativas
5.1 As culturas negadas e silenciadas na sala de aula
5.2 A escola pode ser um espaço de resistência
5.3 A diversidade como um potente conteúdo curricular
Capítulo 1: Abordagem Tradicional
1.1 A Pedagogia Tradicional
1.2 Implicações da abordagem tradicional na prática docente
Capítulo 2: Abordagem Comportamentalistas
2.1 O Behaviorismo
2.2 A Gestalt
2.3 Implicações do comportamentalismo na prática docente
Capítulo 3: Abordagem Humanista
3.1 Carl Rogers
3.2 Paulo Freire e a Pedagogia Libertadora
3.3 Implicações da abordagem humanista na prática docente
Capítulo 4: Abordagem Cognitivista
4.1 Henri Wallon e a afetividade
4.2 Jean Piaget
4.3 Implicações da abordagem cognitivista na prática docente
Capítulo 5: Abordagem Sociocultural
5.1 Vygotsky
5.2 Emília Ferreiro
5.3 Implicações da abordagem sociocultural na prática docente
Capítulo 1: Introdução a didática do ensino e avaliação da aprendizagem
1.1 Conceito de Didática
1.2 Principais Correntes da Didática
1.3 Tendências Atuais da Didática do Ensino
1.4 A Relação da Avaliação da Aprendizagem e a Didática do Ensino
Capítulo 2: A didática para formação e prática docente
2.1 A Didática Como Elemento da Formação do Docente
2.2 A Didática Como Ferramenta da Prática Docente no Processo de Ensino/Aprendizagem
Capítulo 3: Planejamento educacional
3.1 Níveis e Funções do Planejamento
3.2 Planejamento Participativo na Escola
3.3 Elaboração e Importância do Plano de Ensino
Capítulo 4: O papel da avaliação como investigação didática
4.1 Para Quê avaliar?
4.2 Uma Contextualização da Avaliação
4.3 Como Avaliar?
4.4 Uso da Avaliação como Ferramenta de Investigação Didática
Capítulo 5: Avaliações no brasil e suas bases legais
5.1 Níveis de Avaliação Educacional
5.2 Base Legal
5.3 Sistemas de Avaliação Educacional no Brasil
Capítulo 1: A política educacional Brasileira no nível da legislação.
1.1 Uma visão histórica da educação brasileira na Constituição Federal.
1.2 A nova LDB No 9394/96 e suas atualizações.
1.3 ECA: Estatuto da Criança e do Adolescente.
1.4 As reformas educacionais e os planos de educação (PNE/PEE e PME).
1.5 Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). 1.6 O novo FUNDEB.
Capítulo 2: Organização Política e Administrativa da Educação Brasileira.
2.1 Princípios da Filosofia da Educação.
2.2 Constituição dos Sistemas de ensino: níveis Administrativos e Competências.
2.3 Gestão Democrática e Autonomia da Escola Básica Pública.
2.4 Os Conselhos de educação: fundamentos e funções.
Capítulo 3: Organização Didática da Educação no Brasil.
3.1 Educação Básica.
3.2 Educação Profissional técnica de nível médio.
3.3 Educação Superior Presencial e EaD.
3.4 Educação Superior Tecnológica.
Capítulo 4: Profissionais da Educação Brasileira.
4.1 Lei 9.394/96 – Dos Profissionais da Educação.
4.2 A valorização dos profissionais da educação nas Conferências Nacionais de Educação.
4.3 A valorização dos profissionais da educação no Plano Nacional de Educação.
4.4 A formação de professores para a Educação Básica.
Capítulo 5: Direito Educacional e o Direito à Educação.
5.1 Direito Educacional: legislação e princípios educacionais.
5.2 Direito a Educação e a Estrutura do Sistema Educacional Brasileiro.
5.3 Políticas Públicas Educacionais.
5.4 Direito a cotas no Sistema de Ensino Brasileiro.
Capítulo 1: História da Educação
Introdução à História da Educação
A Educação no mundo antigo
A Educação na Idade Média
Capítulo 2: História da Educação no Brasil
História da Educação no Brasil; do descobrimento ao século XVIII
As reformas Pombalinas
Educação no Brasil do século XIX
Capítulo 3: A Educação na Idade Moderna
A Educação pós-Revolução Industrial
A Educação pós-Revolução Francesa
Capítulo 4: A Educação no Brasil no século XX
A Educação no Brasil durante a Ditadura Militar
A implantação das Leis de Diretrizes e Bases
Capítulo 5: A Educação na contemporaneidade
Os novos caminhos da Educação
A Educação e sociedade contemporânea
Capítulo 1: Definição e Conceito do Atendimento Educacional Especializado – AEE
1.1 Conceito e definição do AEE
1.2 Contexto Histórico para o AEE
1.3 Políticas Públicas para o AEE
1.4 A função do AEE nas escolas
Capítulo 2: O (AEE) na Deficiência Auditiva/ Surdez
2.1 Definições de Deficiência Auditiva/ Surdez
2.2 A deficiência auditiva/surdez na Educação
2.3 Recursos físicos e pedagógicos para o aluno com Deficiência Auditiva/ Surdez
Capítulo 3: O (AEE ) na Deficiência Física
3.1 A Deficiência Física nas escolas
3.2 O papel do AEE na Deficiência Física
3.3 Recursos Pedagógicos e físicos para o atendimento ao aluno com Deficiência Física
Capítulo 4: O (AEE) na Deficiência Visual
4.1 A Deficiência Visual no contexto escolar
4.2 Atuação do AEE na Deficiência Visual
4.3 Instrumentos utilizados para o atendimento ao aluno com Deficiência Visual
Capítulo 5: O (AEE ) na Deficiência Intelectual
5.1 A Deficiência Intelectual na perspectiva escolar
5.2 Procedimentos Pedagógicos do AEE na Deficiência Intelectual
5.3 Recursos Humanos e Pedagógicos para o aluno com Deficiência Intelectual
Capítulo 1: Deficiência intelectual e escolarização
1.1 Reflexões sobre o “normal” e o patológico em educação especial
1.2 Abordagens teóricas sobre o desenvolvimento humano e a aprendizagem
1.3 Concepções históricas sobre a escolarização de estudantes com deficiência intelectual
Capítulo 2: A contribuição das abordagens teóricas para as aprendizagens escolares e sociais
2.1 O papel da escola frente ao processo de aprendizagem dos estudantes com deficiência
2.2 O Plano Educacional Individualizado – PEI e a sua contribuição para as práticas educativas
2.3 Reflexões sobre a relevância da organização didática antecipada para o processo de aprendizagem
Capítulo 3: Práticas curriculares e inclusão
3.1 O que são práticas curriculares?
3.2 Dificuldades e possibilidades em trabalhar os conteúdos escolares referentes ao ano escolar na perspectiva inclusiva
3.3 A relevância da atividade diagnóstica
Capítulo 4: O PEI como prática inclusiva
4.1 Os objetivos da individualização como forma de garantir a aprendizagem
4.2 A elaboração do PEI: necessidades e prioridades
4.3 Como avaliar a aprendizagem do estudante com deficiência intelectual
Capítulo 5: A proposta do ensino colaborativo e sua contribuição para as práticas inclusivas
5.1 A colaboração entre os pares
5.2 A inclusão e as estratégias docentes
5.3 Os impactos das práticas docentes frente ao processo educacional dos estudantes com deficiência
Capítulo 1: O sujeito em diálogo com a cultura:
1.1. Definição de sujeito.
1.2. O(s) sujeito(s) e suas relações culturais.
1.3. O(s) sujeito(s) e as diversidades culturais.
Capítulo 2: A inclusão e legislação:
2.1. Legislação e o contexto étnico racial.
2.2. Relações de gênero.
2.3. Religiões e alteridade.
Capítulo 3: As escolas do século XXI em perspectiva (inclusiva?):
3.1. Cotidiano escolar.
3.2. Escola e formação.
3.3. Múltiplos olhares sobre a escola.
Capítulo 4: As fronteiras no âmbito escolar:
4.1. Direitos Humanos e escola.
4.2. Migração e espaço escolar.
4.3. Interdisciplinaridade na escola.
Capítulo 5: Desafios para um mundo inclusivo:
5.1. BNCC e educação inclusiva.
5.2. Tecnologias digitais e inclusão.
5.3. Mundo do trabalho e inclusão.
Capítulo 1: Contextualização teórica da aprendizagem
1.1 As teorias da aprendizagem
1.2 As inteligências múltiplas de Gardner
1.3 Taxonomia de Bloom
Capítulo 2: Adaptações importantes para o uso das metodologias ativas
2.1 O professor e o plano de aula inovador
2.2 Instrumentos de avaliação
2.3 Metodologias ativas e suas características
Capítulo 3: Estratégias iniciais de metodologias ativas
3.1 Seminários
3.2 Mapas conceituais
3.3 Estudos de casos
3.4 Simulações
Capítulo 4: Estratégias intermediárias de metodologias ativas
4.1 Aprendizagem entre pares (Peer Instruction)
4.2 Aprendizagem baseada em problemas
4.3 Aprendizagem baseada em projetos
4.4 Desing Thinking
Capítulo 5: Estratégias avanças de metodologias ativas
5.1 Jogos pedagógicos
5.2 Sala de aula invertida (Flipped classroom)
5.3 Sistemas adaptativos
Capítulo 1: Conceitos Básicos de Didática
1.1 Emergência da didática da Ciências
1.2 O conceito da didática da Ciências
1.3 Didática e Reflexões Epistemológicas
1.4 Ensino de Ciências e sala de aula
Capítulo 2: Didática da Ciências
2.1 A Didática da Ciências e seus processos cognitivos
2.2 Os processos cognitivos da aprendizagem
2.3 A atenção, interesse e consciência
2.4 Emoção e memória
Capítulo 3: Aproximação ao Cotidiano Escolar
3.1 O Ensino-Aprendizagem de Ciências
3.2 Atividades práticas e o ensino-aprendizagem de ciências
3.3 Concepções de aulas práticas e tipos de interatividade que propiciam
3.4 Formação de professores
Capítulo 4: Estratégias Didáticas no Ensino de Ciências
4.1 Metodologias Ativas para o aprendizado em Ciências
4.2 Propostas de práticas utilizando Metodologia Ativa
4.3 Utilização de aulas práticas no ensino de Ciências
4.4 Propostas de aulas práticas no ensino de Ciências
Capítulo 5: Ensino das Ciências na Educação Básica
5.1 Ensino de Ciências nos primeiros anos do Ensino Fundamental
5.2 Ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental
5.3 Ensino de Ciências no Ensino Médio
5.4 Desmitificando o Ensino de Ciências
Profissionais graduados e licenciados em cursos voltados ao ensino e práticas pedagógicas que tenham interesse na atuação na Metodologia de Ensino e Docência em Ciências.