Pós-graduação em Metodologia de Ensino e Docência em História

Objetivos do curso

GERAL:

Qualificar e aprimorar docentes no exercício profissional, práticas pedagógicas, metodologia de ensino e docência em História.

ESPECÍFICOS

  • Desenvolver habilidades na análise, síntese e avaliação crítica sobre o desenvolvimento da docência;
  • Qualificar profissionais para avaliar a relação da teoria e pesquisa na educação e nas práticas pedagógicas;
  • Capacitar e certificar os professores para atuação em conformidade com as práticas pedagógicas;
  • Orientar os profissionais em relação aos aspectos pedagógicos e metodológicos de ensino.

INVESTIMENTO

MATRÍCULA R$59,00 MATRÍCULA R$59,00

 

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Capítulo 1: Concepções de Educação e Cultura

1.1 A cultura como uma teia de significados
1.2 A educação como algo subjacente à cultura
1.3 O lugar da cultura nas políticas educacionais

Capítulo 2: A Educação Como Um Direito Social e Com Uma Função Social

2.1 A evolução dos direitos dos/as cidadãos/ãs
2.2 A educação como um direito social
2.3 A função social da educação na contemporaneidade

Capítulo 3: Tendências Teóricas na Educação

3.1 Das teorias tradicionais às teorias críticas
3.2 As teorias pós-críticas
3.3 Rompendo com as fronteiras culturais na educação

Capítulo 4: Diversidades Culturais e Suas Relações Com o Espaço Escolar e Não Escolar

4.1 Superando a ideia de um único saber
4.2 A complexidade e riqueza cultural da sociedade brasileira
4.3 Implicações das diversidades culturais nos espaços escolares e não escolares

Capítulo 5: Relações Entre Cultura, Diversidades e Práticas Educativas

5.1 As culturas negadas e silenciadas na sala de aula
5.2 A escola pode ser um espaço de resistência
5.3 A diversidade como um potente conteúdo curricular

 

Capítulo 1: Abordagem Tradicional

1.1 A Pedagogia Tradicional
1.2 Implicações da abordagem tradicional na prática docente

Capítulo 2: Abordagem Comportamentalistas

2.1 O Behaviorismo
2.2 A Gestalt
2.3 Implicações do comportamentalismo na prática docente

Capítulo 3: Abordagem Humanista

3.1 Carl Rogers
3.2 Paulo Freire e a Pedagogia Libertadora
3.3 Implicações da abordagem humanista na prática docente

Capítulo 4: Abordagem Cognitivista

4.1 Henri Wallon e a afetividade
4.2 Jean Piaget
4.3 Implicações da abordagem cognitivista na prática docente

Capítulo 5: Abordagem Sociocultural

5.1 Vygotsky
5.2 Emília Ferreiro
5.3 Implicações da abordagem sociocultural na prática docente

 

Capítulo 1: Introdução a didática do ensino e avaliação da aprendizagem

1.1 Conceito de Didática
1.2 Principais Correntes da Didática
1.3 Tendências Atuais da Didática do Ensino
1.4 A Relação da Avaliação da Aprendizagem e a Didática do Ensino

Capítulo 2: A didática para formação e prática docente

2.1 A Didática Como Elemento da Formação do Docente
2.2 A Didática Como Ferramenta da Prática Docente no Processo de Ensino/Aprendizagem

Capítulo 3: Planejamento educacional

3.1 Níveis e Funções do Planejamento
3.2 Planejamento Participativo na Escola
3.3 Elaboração e Importância do Plano de Ensino

Capítulo 4: O papel da avaliação como investigação didática

4.1 Para Quê avaliar?
4.2 Uma Contextualização da Avaliação
4.3 Como Avaliar?
4.4 Uso da Avaliação como Ferramenta de Investigação Didática

Capítulo 5: Avaliações no brasil e suas bases legais

5.1 Níveis de Avaliação Educacional
5.2 Base Legal
5.3 Sistemas de Avaliação Educacional no Brasil

 

Capítulo 1: A política educacional Brasileira no nível da legislação.

1.1 Uma visão histórica da educação brasileira na Constituição Federal.
1.2 A nova LDB No 9394/96 e suas atualizações.
1.3 ECA: Estatuto da Criança e do Adolescente.
1.4 As reformas educacionais e os planos de educação (PNE/PEE e PME).
1.5 Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). 1.6 O novo FUNDEB.

Capítulo 2: Organização Política e Administrativa da Educação Brasileira.

2.1 Princípios da Filosofia da Educação.
2.2 Constituição dos Sistemas de ensino: níveis Administrativos e Competências.
2.3 Gestão Democrática e Autonomia da Escola Básica Pública.
2.4 Os Conselhos de educação: fundamentos e funções.

Capítulo 3: Organização Didática da Educação no Brasil.

3.1 Educação Básica.
3.2 Educação Profissional técnica de nível médio.
3.3 Educação Superior Presencial e EaD.
3.4 Educação Superior Tecnológica.

Capítulo 4: Profissionais da Educação Brasileira.

4.1 Lei 9.394/96 – Dos Profissionais da Educação.
4.2 A valorização dos profissionais da educação nas Conferências Nacionais de Educação.
4.3 A valorização dos profissionais da educação no Plano Nacional de Educação.
4.4 A formação de professores para a Educação Básica.

Capítulo 5: Direito Educacional e o Direito à Educação.

5.1 Direito Educacional: legislação e princípios educacionais.
5.2 Direito a Educação e a Estrutura do Sistema Educacional Brasileiro.
5.3 Políticas Públicas Educacionais.
5.4 Direito a cotas no Sistema de Ensino Brasileiro.

 

Capítulo 1: História da Educação

Introdução à História da Educação
A Educação no mundo antigo
A Educação na Idade Média

Capítulo 2: História da Educação no Brasil

História da Educação no Brasil; do descobrimento ao século XVIII
As reformas Pombalinas
Educação no Brasil do século XIX

Capítulo 3: A Educação na Idade Moderna

A Educação pós-Revolução Industrial
A Educação pós-Revolução Francesa

Capítulo 4: A Educação no Brasil no século XX

A Educação no Brasil durante a Ditadura Militar
A implantação das Leis de Diretrizes e Bases

Capítulo 5:  A Educação na contemporaneidade

Os novos caminhos da Educação
A Educação e sociedade contemporânea

 

Capítulo 1: Definição e Conceito do Atendimento Educacional Especializado – AEE

1.1 Conceito e definição do AEE
1.2 Contexto Histórico para o AEE
1.3 Políticas Públicas para o AEE
1.4 A função do AEE nas escolas

Capítulo 2: O (AEE) na Deficiência Auditiva/ Surdez

2.1 Definições de Deficiência Auditiva/ Surdez
2.2 A deficiência auditiva/surdez na Educação
2.3 Recursos físicos e pedagógicos para o aluno com Deficiência Auditiva/ Surdez

Capítulo 3: O (AEE ) na Deficiência Física

3.1 A Deficiência Física nas escolas
3.2 O papel do AEE na Deficiência Física
3.3 Recursos Pedagógicos e físicos para o atendimento ao aluno com Deficiência Física

Capítulo 4: O (AEE) na Deficiência Visual

4.1 A Deficiência Visual no contexto escolar
4.2 Atuação do AEE na Deficiência Visual
4.3 Instrumentos utilizados para o atendimento ao aluno com Deficiência Visual

Capítulo 5: O (AEE ) na Deficiência Intelectual

5.1 A Deficiência Intelectual na perspectiva escolar
5.2 Procedimentos Pedagógicos do AEE na Deficiência Intelectual
5.3 Recursos Humanos e Pedagógicos para o aluno com Deficiência Intelectual

 

Capítulo 1: Deficiência intelectual e escolarização

1.1 Reflexões sobre o “normal” e o patológico em educação especial
1.2 Abordagens teóricas sobre o desenvolvimento humano e a aprendizagem
1.3 Concepções históricas sobre a escolarização de estudantes com deficiência intelectual

Capítulo 2: A contribuição das abordagens teóricas para as aprendizagens escolares e sociais

2.1 O papel da escola frente ao processo de aprendizagem dos estudantes com deficiência
2.2 O Plano Educacional Individualizado – PEI e a sua contribuição para as práticas educativas
2.3 Reflexões sobre a relevância da organização didática antecipada para o processo de aprendizagem

Capítulo 3: Práticas curriculares e inclusão

3.1 O que são práticas curriculares?
3.2 Dificuldades e possibilidades em trabalhar os conteúdos escolares referentes ao ano escolar na perspectiva inclusiva
3.3 A relevância da atividade diagnóstica

 

Capítulo 4: O PEI como prática inclusiva

4.1 Os objetivos da individualização como forma de garantir a aprendizagem
4.2 A elaboração do PEI: necessidades e prioridades
4.3 Como avaliar a aprendizagem do estudante com deficiência intelectual

Capítulo 5: A proposta do ensino colaborativo e sua contribuição para as práticas inclusivas

5.1 A colaboração entre os pares
5.2 A inclusão e as estratégias docentes
5.3 Os impactos das práticas docentes frente ao processo educacional dos estudantes com deficiência

 

Capítulo 1: O sujeito em diálogo com a cultura:

1.1. Definição de sujeito.
1.2. O(s) sujeito(s) e suas relações culturais.
1.3. O(s) sujeito(s) e as diversidades culturais.

Capítulo 2: A inclusão e legislação:

2.1. Legislação e o contexto étnico racial.
2.2. Relações de gênero.
2.3. Religiões e alteridade.

Capítulo 3: As escolas do século XXI em perspectiva (inclusiva?):

3.1. Cotidiano escolar.
3.2. Escola e formação.
3.3. Múltiplos olhares sobre a escola.

Capítulo 4: As fronteiras no âmbito escolar:

4.1. Direitos Humanos e escola.
4.2. Migração e espaço escolar.
4.3. Interdisciplinaridade na escola.

Capítulo 5: Desafios para um mundo inclusivo:

5.1. BNCC e educação inclusiva.
5.2. Tecnologias digitais e inclusão.
5.3. Mundo do trabalho e inclusão.

 

Capítulo 1: Contextualização teórica da aprendizagem

1.1 As teorias da aprendizagem
1.2 As inteligências múltiplas de Gardner
1.3 Taxonomia de Bloom

Capítulo 2: Adaptações importantes para o uso das metodologias ativas

2.1 O professor e o plano de aula inovador
2.2 Instrumentos de avaliação
2.3 Metodologias ativas e suas características

Capítulo 3: Estratégias iniciais de metodologias ativas

3.1 Seminários
3.2 Mapas conceituais
3.3 Estudos de casos
3.4 Simulações

Capítulo 4: Estratégias intermediárias de metodologias ativas

4.1 Aprendizagem entre pares (Peer Instruction)
4.2 Aprendizagem baseada em problemas
4.3 Aprendizagem baseada em projetos
4.4 Desing Thinking

Capítulo 5: Estratégias avanças de metodologias ativas

5.1 Jogos pedagógicos
5.2 Sala de aula invertida (Flipped classroom)
5.3 Sistemas adaptativos

 

Capítulo 1: Didática da História

1.1 – História como saber disciplinar
1.2 – História e a formação docente
1.3 – História e o processo de aprendizagem
1.4 – História e a noção de Temporalidade

Capítulo 2: Metodologias Históricas

2.1 – O ensino clássico de História
2.2 – A Escola dos Annales
2.3 – A Micro-História
2.4 – Novas tendências Historiográficas

Capítulo 3 – Preparando uma aula de História no Espaço Escolar

3.1 – Habilidades e Competências (BNCC e PCNs de História na Educação Básica)
3.2 – Análisando filmes e Documentários em sala de aula
3.3 – Planejamento de aula
3.4 – Avaliação em História

Capítulo 4 – Ensinando História no Espaço escolar

4.1 – Uso de documentos
4.2 – Uso de Projetos de Trabalho em História
4.3 – Uso de Mapas Conceituais em História
4.4 – Uso de produtos da indústria cultural (Musica, Quadrinhos, Filmes)

Capítulo 5 – Ensinando História nos Espaços não escolares

5.1 – Sítios Históricos e Museus
5.2 – História Local
5.3 – História Oral
5.4 – Cultura e Patrimônio

 

Profissionais graduados e licenciados em cursos voltados ao ensino e práticas pedagógicas que tenham interesse na atuação na Metodologia de Ensino e Docência em História.

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