Pós-graduação em Pedagogia Social e Inclusão
Objetivos do curso
GERAL: Qualificar e aprimorar profissionais na área da pedagogia social no exercício profissional e práticas pedagógicas quanto à inclusão de pessoas de todos os segmentos sociais nos ambientes educacionais.
ESPECÍFICOS
- Possibilitar aos estudantes atualização e aprofundamento de conteúdos relacionados à pedagogia social e a inclusão social;
- Qualificar profissionais para trabalhar com questões sociais e inclusivas, visando uma nova política de atuação e inclusão das pessoas na sociedade em que estão inseridas;
- Capacitar e certificar os professores para atuação em conformidade com as necessidades sociais e inclusivas.
INVESTIMENTO
-
Carga horária
O curso tem carga
horária de 420 horas. -
Certificação
Ao final do curso você receberá seu certificado. -
Acessibilidade
Assista as aulas de qualquer dispositivo. -
Disponibilidade
Tempo de acesso é deImediato ao realizar a inscrição.
Capítulo 1: Abordagem Tradicional
1.1 A Pedagogia Tradicional
1.2 Implicações da abordagem tradicional na prática docente
Capítulo 2: Abordagem Comportamentalistas
2.1 O Behaviorismo
2.2 A Gestalt
2.3 Implicações do comportamentalismo na prática docente
Capítulo 3: Abordagem Humanista
3.1 Carl Rogers
3.2 Paulo Freire e a Pedagogia Libertadora
3.3 Implicações da abordagem humanista na prática docente
Capítulo 4: Abordagem Cognitivista
4.1 Henri Wallon e a afetividade
4.2 Jean Piaget
4.3 Implicações da abordagem cognitivista na prática docente
Capítulo 5: Abordagem Sociocultural
5.1 Vygotsky
5.2 Emília Ferreiro
5.3 Implicações da abordagem sociocultural na prática docente
Capítulo 1: Concepções de Educação e Cultura
1.1 A cultura como uma teia de significados
1.2 A educação como algo subjacente à cultura
1.3 O lugar da cultura nas políticas educacionais
Capítulo 2: A Educação Como Um Direito Social e Com Uma Função Social
2.1 A evolução dos direitos dos/as cidadãos/ãs
2.2 A educação como um direito social
2.3 A função social da educação na contemporaneidade
Capítulo 3: Tendências Teóricas na Educação
3.1 Das teorias tradicionais às teorias críticas
3.2 As teorias pós-críticas
3.3 Rompendo com as fronteiras culturais na educação
Capítulo 4: Diversidades Culturais e Suas Relações Com o Espaço Escolar e NãoEscolar
4.1 Superando a ideia de um único saber
4.2 A complexidade e riqueza cultural da sociedade brasileira
4.3 Implicações das diversidades culturais nos espaços escolares e não escolares
Capítulo 5: Relações Entre Cultura, Diversidades e Práticas Educativas
5.1 As culturas negadas e silenciadas na sala de aula
5.2 A escola pode ser um espaço de resistência
5.3 A diversidade como um potente conteúdo curricular
Capítulo 1: Organização dos Atores Sociais
1.1 Movimentos sociais e educação
1.2 A origem dos movimentos sociais e a educação
1.3 Associações, cooperativas e sindicatos
Capítulo 2: Panorama da Educação Ambiental e Educação no Campo
2.1 Educação Ambiental – história e polícia
2.2 A questão agrária e os movimentos sociais do campo no Brasil
2.3 A educação na perspectiva das realidades no campo
2.4 A Educação Ambiental na escola no campo
Capítulo 3: Os Movimentos Sociais
3.1 Conceitos e definições de movimentos sociais
3.2 História dos movimentos sociais no campo
Capítulo 4: Educação no Campo nas Diversas Possibilidades
4.1 Educação no campo nas comunidades quilombolas
4.2 Educação no campo em colônias sulistas
4.3 Educação no campo no sertão
4.4 Educação no campo no pantanal
Capítulo 5: Questão Agrária e Ambiental: Recortes Históricos dos Movimentos no Brasil
5.1 Meio ambiente e o campo
Capítulo 1: História da Educação
1.1 Introdução à História da Educação
1.2 A Educação no mundo antigo
1.3 A Educação na Idade Média
Capítulo 2: História da Educação no Brasil
2.1 História da Educação no Brasil; do descobrimento ao século XVIII
2.2 As reformas Pombalinas
2.3 Educação no Brasil do século XIX
Capítulo 3: A Educação na Idade Moderna
3.1 A Educação pós-Revolução Industrial
3.2 A Educação pós-Revolução Francesa
Capítulo 4: A Educação no Brasil no século XX
4.1 A Educação no Brasil durante a Ditadura Militar
4.2 A implantação das Leis de Diretrizes e Bases
Capítulo 5: A Educação na contemporaneidade
5.1 Os novos caminhos da Educação
5.2 A Educação e sociedade contemporânea
Capítulo 1: Fundamentos da Sociologia Unidade 1 – Estudo Sociológico
1.1 Introdução ao estudo sociológico
1.2 A Revolução Científica
1.3 O modelo de análise sociológico
Capítulo 2: Sociologia Positivista
2.1 Fundamentos da Sociologia Positivista
2.2 O Positivismo e as sociedades
2.3 O espírito da humanidade
2.4 O modelo eurocêntrico
Capítulo 3: Sociologia Funcionalista
3.1 Fundamentos da Sociologia Funcionalista
3.2 A questão do objeto sociológico
3.3 A perspectiva funcionalista e os problemas sociais
Capítulo 4: Sociologia Marxiana
4.1 Fundamentos da Sociologia Marxiana
4.2 A expansão do capital
4.3 A perspectiva marxiana e a desigualdade social e econômica
Capítulo 5: Sociologia Weberiana
5.1 Fundamentos da Sociologia Weberiana
5.2 Ética e capitalismo
5.3 A perspectiva weberiana e o Estado
Capítulo 1: Definições e Conceito do Atendimento Educacional Especializado – AEE
1.1 Conceito e definição do AEE
1.2 Contexto Histórico para o AEE
1.3 Políticas Públicas para o AEE
1.4 A função do AEE nas escolas
Capítulo 2: O (AEE) na Deficiência Auditiva/Surdez
2.1 Definições de Deficiência Auditiva/ Surdez
2.2 A deficiência auditiva/surdez na Educação
2.3 Recursos físicos e pedagógicos para o aluno com Deficiência Auditiva/ Surdez
Capítulo 3: O (AEE ) na Deficiência Física
3.1 A Deficiência Física nas escolas
3.2 O papel do AEE na Deficiência Física
3.3 Recursos Pedagógicos e físicos para o atendimento ao aluno com Deficiência Física
Capítulo 4: O (AEE) na Deficiência Visual
4.1 A Deficiência Visual no contexto escolar
4.2 Atuação do AEE na Deficiência Visual
4.3 Instrumentos utilizados para o atendimento ao aluno com Deficiência Visual
Capítulo 5: O (AEE ) na Deficiência Intelectual
5.1 A Deficiência Intelectual na perspectiva escolar
5.2 Procedimentos Pedagógicos do AEE na Deficiência Intelectual
5.3 Recursos Humanos e Pedagógicos para o aluno com Deficiência Intelectual
Capítulo 1: Diversidade no Âmbito Escolar
1.1 – Direitos Humanos e o contexto histórico social
1.2 – Educação e a Diversidade
1.3 – Diversidade Cultural Brasileira e as Políticas Escolares
Capítulo 2: Movimentos Sociais e Educação
2.1 Conceitos de Movimentos Sociais
2.2 Movimentos Sociais e os Princípios da Educação
2.3. Movimentos Sociais e seu caráter educativo
Capítulo 3: Educação Inclusiva e seus Desafios
3.1 – Espaço Escolar e a Inclusão
3.2 – Família e a Educação: Processo Inclusivo.
3.3 – Educação Ambiental, Inclusiva no contexto social
Capítulo 4: Diversidade na Aprendizagem de Pessoas com Deficiência
4.1 – Diversidade Inclusiva: Teoria X Pratica
4.2 – Instituição Escolar: Integração e Inclusão
4.3 – Educação Especial e as diferentes necessidades
Capítulo 5: Relações Ètnico-Raciais
5.1 Preconceito e Discriminação Racial no espaço escolar
5.2 Lei 10.639/03 e a prática pedagógica
5.3 Relações Étnico-Raciais na Educação
Capítulo 1: O sujeito em diálogo com a cultura:
1.1. Definição de sujeito.
1.2. O(s) sujeito(s) e suas relações culturais.
1.3. O(s) sujeito(s) e as diversidades culturais.
Capítulo 2: A inclusão e legislação:
2.1. Legislação e o contexto étnico racial.
2.2. Relações de gênero.
2.3. Religiões e alteridade.
Capítulo 3: As escolas do século XXI em perspectiva (inclusiva?):
3.1. Cotidiano escolar.
3.2. Escola e formação.
3.3. Múltiplos olhares sobre a escola.
Capítulo 4: As fronteiras no âmbito escolar:
4.1. Direitos Humanos e escola.
4.2. Migração e espaço escolar.
4.3. Interdisciplinaridade na escola.
Capítulo 5: Desafios para um mundo inclusivo:
5.1. BNCC e educação inclusiva.
5.2. Tecnologias digitais e inclusão.
5.3. Mundo do trabalho e inclusão.
Capítulo 1: Breve análise dos aspectos históricos da pessoa com deficiência.
1.1 Pessoa com Deficiência: conceito.
1.2 Pré – História.
1.3 Antiguidade.
1.4 Idade Média.
1.5 Idade Moderna.
1.6 Idade Contemporânea
Capítulo 2: Direitos e garantias da pessoa com deficiência e a hierarquia normativa.
2.1 Distinção entre direitos fundamentais e direitos humanos.
2.2 Direitos individuais.
2.2.1 Direitos Sociais.
2.3 Hierarquia normativa dos tratados internacionais.
Capítulo 3: Documentos internacionais que norteiam a política de proteção integral à criança, adolescente e pessoas com deficiências.
3.1 Declaração Universal dos Direitos Humanos.
3.1.1 Declaração dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
3.2 Convenção sobre os Direitos da Pessoas com Deficiências.
3.3 Declaração de Salamanca.
3.4 Declaração de Guatemala.
3.5 Declaração de Saporro.
3.6 Declaração de Incheon.
Capítulo 4: Dispositivos legais nacionais: políticas públicas para pessoa com deficiência no Brasil.
4.1 Constituição Federal – 1988.
4.2 Estatuto da Criança e do Adolescente.
4.3 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
4.4 Lei de Acessibilidade.
4.5 Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Plano Viver sem Limite.
4.6 Estatuto da Pessoa com Deficiência – Lei Brasileira de Inclusão.
4.6.1 Saúde.
4.6.2 Educação.
4.6.3 Lazer.
4.6.4 Habitação.
4.6.5 Acessibilidade.
4.6.6 Previdência Social.
Capítulo 5: Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho.
5.1 Lei de Cotas.
5.2 Eficácia dos Dispositivos Legais.
5.2.1 Barreiras Arquitetônicas.
5.2.2 Barreiras nas Comunicações.
5.2.3 Barreiras Atitudinais
Capítulo 1: Concepções sobre a educação, suas finalidades e princípios socioculturais.
1.1. A compreensão e a discussão da educação básica, PCNs, L.D.B e temas transversais.
1.2. As concepções sobre o fracasso escolar.
Capítulo 2: Os processos de aprendizagem e sua importância no trabalho psicopedagógico.
2.1. Práticas psicopedagógicas baseadas em evidências na educação e nos problemas de aprendizagem.
2.2. Atendimento domiciliar, Famílias e problemas de aprendizagem.
Capítulo 3: Evidências das Relações entre Desempenho Acadêmico e Habilidades Cognitivas.
3.1. Avaliação psicopedagógica com apoio a família.
3.2. A relação socioafetiva no desempenho escolar.
Capítulo 4: Evidências das Intervenções em Funções Executivas.
4.1. Devolutivas de avaliação e de intervenção.
4.2. Os mitos e os preconceitos acerca da não-aprendizagem.
4.3. A importância de outra linguagem no atendimento individualizado
Capítulo 5: A dinâmica familiar e as dificuldades escolares em uma visão sistêmica.
5.1. Intervenção psicopedagógica junto à família.
5.2. Aprendizagem significativa: Dinâmica familiar e relações com aprendizagem.
5.3. Acompanhamento e desenvolvimento do estudante: o resgate da autoconfiança
Profissionais graduados e licenciados em cursos voltados ao ensino e práticas pedagógicas que tenham
interesse na atuação em pedagogia social e na inclusão social.