Pós-graduação em Projetos Sociais e Assistência a Comunidades

Objetivos do curso

GERAL: Qualificar e aprimorar profissionais na área de Projetos Sociais e Assistência a Comunidades, com foco nas políticas sociais, educacionais e inclusivas.

ESPECÍFICOS

  • Possibilitar aos estudantes atualização e aprofundamento de conteúdos relacionados à Projetos Sociais e Assistência a Comunidades;
  • Qualificar profissionais para atuarem em elaboração e gestão de projetos públicos sociais, nas diversas áreas de atuação;
  • Embasar o conhecimento sobre Projetos Sociais e Assistência a Comunidades.

 

INVESTIMENTO

MATRÍCULA R$59,00 MATRÍCULA R$59,00

 

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Capítulo 1: Cenário Colonial do Brasil

1.1 Contexto histórico social do Brasil

Capítulo 2: – Influências Socioculturais no Brasil

2.1 Escravidão e os aspectos sociais
2.2 A mulher conforme os aspectos sociais
2.3 Indígena e os aspectos sociais

Capítulo 3: O Brasil na Contemporaneidade Sob a Ótica Sociocultural

3.1 Composição familiar: aspectos legais e sociais

Capítulo 4: Direitos e Deveres Sociais

4.1 Fundamentos da ética e da moral
4.2 Formação e exercício da cidadania
4.3 Neoliberalismo e globalização no Brasil

Capítulo 5: A Criança e o Adolescente Face à Modernidade

5.1 A educação enquanto ferramenta de transformação social
5.2 Cultura brasileira

 

Capítulo 1: O comportamento humano em uma perspectiva filogenética

Capítulo 2: O comportamento humano em uma perspectiva antropológica

2.1 Determinismo Biológico
2.2 Determinismo Mesológico
2.3 Determinismo Cultural

Capítulo 3: O comportamento humano em uma perspectiva sociológica

3.1 O Comportamento Desviante
3.2 O Homem a Sociedade

Capítulo 4: O comportamento humano em uma perspectiva psicanalista

4.1 O Complexo de Édipo
4.1 O mal-Estar da Civilização

Capítulo 5: O comportamento humano em uma perspectiva filosófica

5.1 As correntes éticas
5.2 A Ética e o Estudo do Comportamento Humano

 

Capítulo 1: Organização dos Atores Sociais

1.1 Movimentos sociais e educação
1.2 A origem dos movimentos sociais e a educação
1.3 Associações, cooperativas e sindicatos

Capítulo 2: Panorama da Educação Ambiental e Educação no Campo

2.1 Educação Ambiental – história e polícia
2.2 A questão agrária e os movimentos sociais do campo no Brasil
2.3 A educação na perspectiva das realidades no campo
2.4 A Educação Ambiental na escola no campo

Capítulo 3: Os Movimentos Sociais

3.1 Conceitos e definições de movimentos sociais
3.2 História dos movimentos sociais no campo

Capítulo 4: Educação no Campo nas Diversas Possibilidades

4.1 Educação no campo nas comunidades quilombolas
4.2 Educação no campo em colônias sulistas
4.3 Educação no campo no sertão
4.4 Educação no campo no pantanal

Capítulo 5: Questão Agrária e Ambiental: Recortes Históricos dos Movimentos no Brasil

5.1 Meio ambiente e o campo

 

Capítulo 1: O sujeito em diálogo com a cultura:

1.1. Definição de sujeito.
1.2. O(s) sujeito(s) e suas relações culturais.
1.3. O(s) sujeito(s) e as diversidades culturais.

Capítulo 2: A inclusão e legislação:

2.1. Legislação e o contexto étnico racial.
2.2. Relações de gênero.
2.3. Religiões e alteridade.

Capítulo 3: As escolas do século XXI em perspectiva (inclusiva?):

3.1. Cotidiano escolar.
3.2. Escola e formação.
3.3. Múltiplos olhares sobre a escola.

Capítulo 4: As fronteiras no âmbito escolar:

4.1. Direitos Humanos e escola.
4.2. Migração e espaço escolar.
4.3. Interdisciplinaridade na escola.

Capítulo 5: Desafios para um mundo inclusivo:

5.1. BNCC e educação inclusiva.
5.2. Tecnologias digitais e inclusão.
5.3. Mundo do trabalho e inclusão.

 

Capítulo 1: Breve análise dos aspectos históricos da pessoa com deficiência.

1.1 Pessoa com Deficiência: conceito.
1.2 Pré – História.
1.3 Antiguidade.
1.4 Idade Média.
1.5 Idade Moderna.
1.6 Idade Contemporânea

Capítulo 2: Direitos e garantias da pessoa com deficiência e a hierarquia normativa.

2.1 Distinção entre direitos fundamentais e direitos humanos.
2.2 Direitos individuais.
2.2.1 Direitos Sociais.
2.3 Hierarquia normativa dos tratados internacionais.

Capítulo 3: Documentos internacionais que norteiam a política de proteção integral à criança, adolescente e pessoas com deficiências.

3.1 Declaração Universal dos Direitos Humanos.
3.1.1 Declaração dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
3.2 Convenção sobre os Direitos da Pessoas com Deficiências.
3.3 Declaração de Salamanca.
3.4 Declaração de Guatemala.
3.5 Declaração de Saporro.
3.6 Declaração de Incheon.

Capítulo 4: Dispositivos legais nacionais: políticas públicas para pessoa com deficiência no Brasil.

4.1 Constituição Federal – 1988.
4.2 Estatuto da Criança e do Adolescente.
4.3 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
4.4 Lei de Acessibilidade.
4.5 Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Plano Viver sem Limite.
4.6 Estatuto da Pessoa com Deficiência – Lei Brasileira de Inclusão.
4.6.1 Saúde.
4.6.2 Educação.
4.6.3 Lazer.
4.6.4 Habitação.
4.6.5 Acessibilidade.
4.6.6 Previdência Social.

Capítulo 5: Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho.

5.1 Lei de Cotas.
5.2 Eficácia dos Dispositivos Legais.
5.2.1 Barreiras Arquitetônicas.
5.2.2 Barreiras nas Comunicações.
5.2.3 Barreiras Atitudinais

 

Capítulo 1: Cconceitos Essenciais

1.1 Felicidade
1.2 Felicidade e realização, uma construção consciente

Capítulo 2: A Felicidade e suas Intersecções com o Trabalho

Capítulo 3: Possibilidades de Ser Feliz nas Oranizações

3.1 As relações entre o fazer e a felicidade

Capítulo 4: Felicidade – Autorealização e Motivação no Trabalho

Capítulo 5: Automotivação – A Consciência de Si Mesmo em Ação

 

Capítulo 1: Introdução ao Direito de Família

1.1 Direito de Família
1.2 Casamento

Capítulo 2: Tipos de Uniões

2.1 Direito de Família e Convivência
2.2 Uniões Homoafetivas

Capítulo 3: Relações e o Dever de Família

3.1 Relações de Parentalidade
3.2 Alimentos e Bem de Família

Capítulo 4: Introdução ao Direito Sucessório

4.1 Conceitos Iniciais Sucessórios
4.2 Sucessão Legítima

Capítulo 5: Direito Sucessório

5.1 Sucessão Testamentária
5.2 Inventário e Partilha

 

Capitulo 11: Organizações de um Produto Social.

1.1 Novos paradigmas da ação organizacional.
1.2 Capacitação Organizacional e seu desempenho.
1.3 Marketing Institucional e Marketing Social.

Capitulo 2: Projeto Social: Um Processo Logico.

2.1 Politicas, Planos, Programas e Projetos.
2.2 Processo de Comunicação no Projeto Social.
2.3 Processo de Articulação e Cooperação.

Capitulo 3:  Avaliação e Monitoramento em Projetos Sociais.

3.1 Estratégia e Dimensões da Avaliação.
3.2 Conceitos da Avaliação.
3.3 Avaliação Participativa: Uma escolha Metodológica.

Capitulo 4: Sustentabilidade dos Projetos Sociais.

4.1 Orçamento e viabilização de recursos.
4.2 Prestação de Contas: Transparência e Equidade.
4.3 Analise de Risco, Resultados e Impactos.

Capitulo 5: Captação de Recursos para o Terceiro Setor.

5.1 Conceituação do Terceiro Setor.
5.2 Captação de Recursos da Iniciativa Privada.
5.3 Terceiro Setor e Poder Público

 

Capítulo 1: Introdução e Perspectiva da Gestão Social.

1.1 A Gestão Social e seus objetivos.
1.2 A Estrutura essencial para uma boa Gestão Social.
1.3 Definição do melhor Projeto de Gestão Social.
1.4 O Assistente Social na Gestão de Políticas Sociais.

Capítulo 2: Paradigmas da Gestão Social e os Espaços de Interação Social.

2.1 Aproximações Teóricas e Conceituais das organizações e o processo de Gestão nas
Esferas Públicas e Privadas.
2.2 A Dinâmica Social de Integração entre áreas de Ação Social.
2.3 A Gestão de Serviços Sociais, Financiamentos, Avaliação e Resultados de Projetos Sociais.
2.4 Contextos e Desafios da Gestão Social Participativa contemporânea.

Capítulo 3: Administração Pública no Brasil, Gestão Social e o SUAS.

3.1 A Esfera Pública – Conceitos e práticas do Controle Social no Brasil.
3.2 Instâncias e Espaços de Deliberação e Pactuação.
3.3 A Perspectiva do SUAS.
3.4 Instrumentos de Gestão do SUAS.

Capítulo 4: Gestão Social – Terceiro setor, voluntariado e parcerias.

4.1 Desafios do Assistente Social no Terceiro Setor.
4.2 Voluntariado e o impacto nas ações sociais.
4.3 As Parcerias Público Privadas e o Serviço Social.
4.4 A Gestão na esfera pública e na esfera no Terceiro Setor.

Capítulo 5: Metodologias de Planejamento e Gestão Social.

5.1 Conceitos Básicos e Metodologias de Planejamento.
5.2 O Planejamento Estratégico e a Articulação de Atores Sociais.
5.3 Tipos de Metodologias Participativas na Gestão Social.
5.4 O Planejamento e a Avaliação das Ações da/o Assistente Social.

 

Capitulo 1: Centralidade do trabalho na Sociedade Capitalista

1.1  Contradições da Relação Capital x Trabalho
1.2  A Divisão Social do Trabalho
1.3  Produção e Reprodução das Relações Sociais

Capitulo 2: Trabalhos e Serviço Social

2.1  Estado e Relações Sociais na Contemporaneidade
2.2  Trabalhos Produtivo, Improdutivo e Trabalho Imaterial
2.3  Trabalhos no Século XXI e os Impactos Profissionais

Capitulo 3: A inserção do Serviço Social na Divisão Sócio-Técnica do Trabalho

3.1  O Processo de Trabalho do Assistente Social e seus Elementos Constitutivos
3.2  As Contradições Institucionais e a Inserção do Assistente Social
3.3  Espaços Sócio-Ocupacionais e suas Relações de Trabalho

Capitulo 4: O Trabalho do Assistente Social nos Distintos Espaços Sócio-Ocupacional

4.1 Os Espaços Sócio-Ocupacional dos Assistentes Sociais
4.2 O Trabalho do Assistente Social nas Esferas Públicas
4.3 O Trabalho do Assistente Social nas Organizações Empresariais

Capitulo 5: Prática Social e a Prática Profissional: Dilemas e Desafios.

5.1 Da História aos Desafios Atuais da Profissão
5.2 O Serviço Social e a Consolidação de seu Projeto Ético-Político no Século XXI
5.3 A inserção do Assistente Social em Processos de Trabalho

 

Profissionais graduados em Administração, Direito, Serviço Social e profissionais que atuam diretamente na
gestão pública, especificamente com projetos sociais e assistência às comunidades.

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