Pós-graduação em Psicopedagogia Escolar

Objetivos do curso

GERAL: Qualificar e aprimorar a formação do profissional de Psicopedagogia Escolar, em consonância com as práticas atuais.

ESPECÍFICOS

  • Capacitar o profissional com amplos conhecimentos no entendimento das dificuldades de aprendizagem no contexto educacional;
  • Qualificar o profissional de Psicopedagogia Escolar, com ampla visão crítica dos temas e questões da aprendizagem;
  • Propiciar conhecimento das posturas, atitudes e ações psicopedagógicas éticas no contexto
    educacional.

INVESTIMENTO

MATRÍCULA R$59,00 MATRÍCULA R$59,00

 

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Capítulo 1: Concepções de Educação e Cultura

1.1 A cultura como uma teia de significados
1.2 A educação como algo subjacente à cultura
1.3 O lugar da cultura nas políticas educacionais

Capítulo 2: A Educação Como Um Direito Social e Com Uma Função Social

2.1 A evolução dos direitos dos/as cidadãos/ãs
2.2 A educação como um direito social
2.3 A função social da educação na contemporaneidade

Capítulo 3: Tendências Teóricas na Educação

3.1 Das teorias tradicionais às teorias críticas
3.2 As teorias pós-críticas
3.3 Rompendo com as fronteiras culturais na educação

Capítulo 4: Diversidades Culturais e Suas Relações Com o Espaço Escolar e Não Escolar

4.1 Superando a ideia de um único saber
4.2 A complexidade e riqueza cultural da sociedade brasileira
4.3 Implicações das diversidades culturais nos espaços escolares e não escolares

Capítulo 5: Relações Entre Cultura, Diversidades e Práticas Educativas

5.1 As culturas negadas e silenciadas na sala de aula
5.2 A escola pode ser um espaço de resistência
5.3 A diversidade como um potente conteúdo curricular

Capítulo 1: Abordagem Tradicional

1.1 A Pedagogia Tradicional
1.2 Implicações da abordagem tradicional na prática docente

Capítulo 2: Abordagem Comportamentalistas

2.1 O Behaviorismo
2.2 A Gestalt
2.3 Implicações do comportamentalismo na prática docente

Capítulo 3: Abordagem Humanista

3.1 Carl Rogers
3.2 Paulo Freire e a Pedagogia Libertadora
3.3 Implicações da abordagem humanista na prática docente

Capítulo 4: Abordagem Cognitivista

4.1 Henri Wallon e a afetividade
4.2 Jean Piaget
4.3 Implicações da abordagem cognitivista na prática docente

Capítulo 5: Abordagem Sociocultural

5.1 Vygotsky
5.2 Emília Ferreiro
5.3 Implicações da abordagem sociocultural na prática docente

 

Capítulo 1: Contextualização histórica e conceitual:

1.1 Sociedade, cultura, diversidade, conhecimentos e as instituições educativas;
1.2 Histórico das disciplinas escolares;
1.3 Concepções e conceitos de currículo.

Capítulo 2: Princípios legais e documentos orientadores dos currículos escolares:

2.1 Constituição da República Federativa do Brasil e Legislação Educacional;
2.2 Base Nacional Curricular Comum (BNCC);
2.3 O(a)Professor(a), o planejamento e o currículo.

Capítulo 3: Os Currículos Escolares:

3.1 Componentes ideológicos: currículo oculto;
3.2 Componentes culturais, étnico-raciais e de gênero;
3.3 Componentes interdisciplinares: para além da especialização do conhecimento.

 

Capítulo 4: O planejamento na Interface com os Currículos Escolares:

4.1 Aquestão das tecnologias;
4.2 Avaliação dos processos de ensino e de
aprendizagem.

Capítulo 5: As diferentes tipologias de escolas e as especificidades dos planejamentos e currículos:

5.1 Públicas, privadas, confessionais, comunitárias, filantrópicas;
5.2 Urbanas (centrais, de periferias) e do Campo (assentamentos, acampamentos, indígenas, quilombolas, pantaneiras, ribeirinhas e outras);
5.3 De tempo integral.

 

Capítulo 1: Deficiência intelectual e escolarização

1.1 Reflexões sobre o “normal” e o patológico em educação especial
1.2 Abordagens teóricas sobre o desenvolvimento humano e a aprendizagem
1.3 Concepções históricas sobre a escolarização de estudantes com deficiência intelectual

Capítulo 2: A contribuição das abordagens teóricas para as aprendizagens escolares e sociais

2.1 O papel da escola frente ao processo de aprendizagem dos estudantes com deficiência
2.2 O Plano Educacional Individualizado – PEI e a sua contribuição para as práticas educativas
2.3 Reflexões sobre a relevância da organização didática antecipada para o processo de aprendizagem

Capítulo 3: Práticas curriculares e inclusão

3.1 O que são práticas curriculares?
3.2 Dificuldades e possibilidades em trabalhar os conteúdos escolares referentes ao ano escolar na perspectiva inclusiva
3.3 A relevância da atividade diagnóstica

Capítulo 4: O PEI como prática inclusiva

4.1 Os objetivos da individualização como forma de garantir a aprendizagem
4.2 A elaboração do PEI: necessidades e prioridades
4.3 Como avaliar a aprendizagem do estudante com deficiência intelectual

Capítulo 5: A proposta do ensino colaborativo e sua contribuição para as práticas inclusivas

5.1 A colaboração entre os pares
5.2 A inclusão e as estratégias docentes
5.3 Os impactos das práticas docentes frente ao processo educacional dos estudantes com deficiência

 

Capítulo 1: Definição e Conceito do Atendimento Educacional Especializado – AEE

1.1 Conceito e definição do AEE
1.2 Contexto Histórico para o AEE
1.3 Políticas Públicas para o AEE
1.4 A função do AEE nas escolas

Capítulo 2: O (AEE) na Deficiência Auditiva/Surdez

2.1 Definições de Deficiência Auditiva/ Surdez
2.2 A deficiência auditiva/surdez na Educação
2.3 Recursos físicos e pedagógicos para o aluno com Deficiência Auditiva/ Surdez

Capítulo 3: O (AEE ) na Deficiência Física

3.1 A Deficiência Física nas escolas
3.2 O papel do AEE na Deficiência Física
3.3 Recursos Pedagógicos e físicos para o atendimento ao aluno com Deficiência
Física

Capítulo 4: O (AEE) na Deficiência Visual

4.1 A Deficiência Visual no contexto escolar
4.2 Atuação do AEE na Deficiência Visual
4.3 Instrumentos utilizados para o atendimento ao aluno com Deficiência Visual

Capítulo 5: O (AEE ) na Deficiência Intelectual

5.1 A Deficiência Intelectual na perspectiva escolar
5.2 Procedimentos Pedagógicos do AEE na Deficiência Intelectual
5.3 Recursos Humanos e Pedagógicos para o aluno com Deficiência Intelectual

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Capítulo 1: Bases da Neuroanatomia e da Neuroquímica relacionadas ao processo de aprendizagem.

1.1 O Neurobiomecanismo do aprender.
1.2 Organização das áreas: da fala, memória, raciocínio na estrutura cerebral, lobos cerebrais e neurotransmissores responsáveis pela aprendizagem.
1.3 Funcionamento geral do sistema nervoso e sua conexão com a aprendizagem.

Capítulo 2: Funcionamento dos Sentidos biológicos versus Percepção e Aprendizagem.

2.1 Participação do Sistema límbico junto à aprendizagem.
2.2 Importância das imagens para um equilíbrio sistêmico dos hemisférios direito e esquerdo do cérebro.
2.3 Memória “motora” versus memória “verbal”.

Capítulo 3: Neurociência.

3.1 Cérebro Triuno e sua relação com a aprendizagem.
3.2 A importância da plasticidade neural para a aprendizagem.
3.3 Memória e Motivação

Capítulo 4: Fatores que interferem na aprendizagem

4.1 O desenvolvimento motor X aprendizagem.
4.2 Diferença entre dificuldades, distúrbios e transtornos na aprendizagem.
4.3 Fatores de risco associado as dificuldades na aprendizagem.

Capítulo 5: Aprendizagem frente aos transtornos.

5.1 Aprendizagem X transtornos: auditivo, surdez e surdo cegueira.
5.2 Principais distúrbios da aprendizagem (Dislexia, Disgrafia, Discalculia, Dislalia).
5.3 Disortografia Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

 

Capítlo 1: Diversidade no Âmbito Escolar

1.1 Direitos Humanos e o contexto histórico social
1.2 Educação e a Diversidade
1.3 Diversidade Cultural Brasileira e as Políticas Escolares

Capítulo 2: Movimento Sociais e Educação

2.1 Conceitos de Movimentos Sociais
2.2 Movimentos Sociais e os Princípios da Educação
2.3. Movimentos Sociais e seu caráter educativo

Capítulo 3: Educação Inclusiva e seus Desafios

3.1 Espaço Escolar e a Inclusão
3.2 Família e a Educação: Processo Inclusivo.
3.3 Educação Ambiental, Inclusiva no contexto social

Capítulo 4: Diversidade na Aprendizagem de Pessoas com Deficiência

4.1 Diversidade Inclusiva: Teoria X Pratica
4.2 Instituição Escolar: Integração e Inclusão
4.3 Educação Especial e as diferentes necessidades

Capítulo 5: Relações Étnico-racial

5.1 Preconceito e Discriminação Racial no espaço escolar
5.2 Lei 10.639/03 e a prática pedagógica
5.3 Relações Étnico-Raciais na Educação

 

Capítulo 1: O desenvolvimento humano

1.1 Definindo Desenvolvimento
1.2 A importância, os fatores e os aspectos do desenvolvimento humano
1.3 Os princípios básicos e as multidimensões do desenvolvimento humano

Capítulo 2: Psicologia da aprendizagem

2.1 Conceitos de aprendizagem
2.2 Classes de comportamento e aprendizagem
2.3 Características e os produtos da aprendizagem

Capítulo 3: Condições da aprendizagem

3.1 Condições biológicas
3.2 Condições psicológicas
3.3 Condições pedagógicas/

Capítulo 4: Dificuldades de aprendizagem

4.1 Introdução às dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita
4.2 Abordagens usadas para aprendizagem
4.3 Aprendizagem transformadora

Capítulo 5: A importância do psicopedagogo na escola para o processo de aprendizagem

5.1 O papel do Psicopedagogo na Escola
5.2 A prática psicopedagógica na escola 5.3 Contribuições da psicopedagogia para o trabalho docente

 

Capítulo 1: Conhecimentos Básicos sobre Neurociência.

1.1 Conceitos, estudos referentes a anatomia cerebral.
1.2 Desenvolvimento e Anatomia Básica do Sistema Nervoso.
1.3 Como acontecem os reflexos.
1.4 Epistemologia da Motricidade no ser humano.
1.5 Neurônios-espelho.

Capítulo 2: Desvendando a Motricidade.

2.1 Plasticidade neuronal.
2.2 Contribuiçãoda motricidade junto a aprendizagem e memória.
2.3 Estruturas anatômicas envolvidas na motricidade e no conhecimento.

Capítulo 3: Formação do Conhecimento.

3.1 O papel da neurociência.
3.2 Entendendo a cognição.
3.3 Processo de aprendizado, tecnologia e inovação.

Capítulo 4: Aplicação da neurociências junto ao desenvolvimento intelectual.

4.1 Neurociências e educação.
4.2 Dificuldades de Aprendizagem.
4.3 A Mente: desenvolvimento precoce e interatividade.

Capitulo 5: Conhecendo o outro lado.

5.1 Como identificar: déficits e habilidades.
5.2 Abordagem neurobiológica dos transtornos de aprendizagem.
5.3 Doenças Mentais e Neurológicas.
5.4 Como superar os problemas relacionados a aprendizagem.

 

Concepções sobre a educação, suas finalidades e princípios socioculturais.
Os processos de aprendizagem e sua importância no trabalho psicopedagógico
Conceituação de práticas baseadas em evidência na educação.
Práticas psicopedagógicas baseadas em evidências na educação e nos problemas de aprendizagem.
Evidências das Relações entre Desempenho Acadêmico e Habilidades Cognitivas.
Evidências das Intervenções em Funções Executivas.
Dinâmica familiar e relações com aprendizagem.
Avaliação psicopedagógica com apoio a família.
Intervenção psicopedagógica junto à família.
Famílias e problemas de aprendizagem.
A dinâmica familiar e as dificuldades escolares em uma visão sistêmica.
Devolutivas de avaliação e de intervenção.
Acompanhamento e desenvolvimento do estudante.
A relação socioafetiva no desempenho escolar.
A compreensão e a discussão da educação básica, PCNs, L.D.B e temas transversais.
As concepções sobre o fracasso escolar.
Os mitos e os preconceitos acerca da não-aprendizagem.

 

Profissionais graduados e licenciados em cursos voltados ao ensino e práticas pedagógicas que tenham
interesse na atuação na Psicopedagogia Escolar.

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