Pós-graduação em Tecnologias Aplicadas à Educação

Objetivos do curso

GERAL: Qualificar e aprimorar docentes no exercício profissional, práticas pedagógicas, metodologia de ensino e docência a partir do uso das Tecnologias Aplicadas à Educação.

ESPECÍFICOS

  • Desenvolver habilidades na análise, síntese e avaliação crítica sobre o uso das tecnologias educacionais;
  • Qualificar profissionais para avaliar a relação da teoria e pesquisa na educação sobre o uso das tecnologias na educação;
  • Capacitar e certificar os professores para atuação com foco nas Tecnologias Aplicadas à Educação;
  • Orientar os profissionais em relação aos aspectos pedagógicos e metodológicos de ensino, com uso das tecnologias educacionais.

INVESTIMENTO

MATRÍCULA R$59,00 MATRÍCULA R$59,00

 

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Capítulo 1: Contextualização teórica da aprendizagem

1.1 As teorias da aprendizagem
1.2 As inteligências múltiplas de Gardner
1.3 Taxonomia de Bloom

Capítulo 2: Adaptações importantes para o uso das metodologias ativas

2.1 O professor e o plano de aula inovador
2.2 Instrumentos de avaliação
2.3 Metodologias ativas e suas características

Capítulo 3: Estratégias iniciais de metodologias ativas

3.1 Seminários
3.2 Mapas conceituais
3.3 Estudos de casos
3.4 Simulações

Capítulo 4: Estratégias intermediárias de metodologias ativas

4.1 Aprendizagem entre pares (Peer Instruction)
4.2 Aprendizagem baseada em problemas
4.3 Aprendizagem baseada em projetos
4.4 Desing Thinking

Capítulo 5: Estratégias avanças de metodologias ativas

5.1 Jogos pedagógicos
5.2 Sala de aula invertida (Flipped classroom)
5.3 Sistemas adaptativos

 

Capítulo 1: Cibercultura

1.1 A cultura em rede
1.2 Ciberespaço
1.3 A Cibercultura e a educação

Capítulo 2: A inclusão na Cibercultura

2.1 A inclusão social e digital
2.2 O ambiente virtual
2.3. As dimensões da inclusão na Cibercultura

Capítulo 3: Tecnologia na educação

3.1 A educação e as novas tecnologias
3.2 O surgimento das Tecnologias da Informação e Comunicação- TICs
3.3 Utilidades das TICs

Capítulo 4: As redes sociais

4.1 O papel das redes sociais
4.2. As redes sociais como ferramenta de ensino e aprendizagem
4.3 Aplicação do conteúdo em sala de aula

Capítulo 5: As mídias educativas

5.1 A televisão
5.2 O rádio
5.3 A internet
5.4. Os impressos

 

Capítulo 1: Avaliação Educativa:

1.1 Concepção de Avaliação.
1.2 A importância de Avaliar.
1.3 Objetivos.
1.4 As funções da Avaliação.

Capítulo 2: A Avaliação mediada pelas Tecnologias:

2.1 Agentes da Avaliação.
2.2 Procedimentos Avaliativos.
2.3 Instrumentos .
2.4 Autoavaliação x Avaliação.

Capítulo 3: Tecnologias Educacionais em Avaliação Educacional:

3.1 Novas Tecnologias.
3.2 Trabalho Docente.
3.3 Ambientes Virtuais de Aprendizagem.
3.4 Casos de Sucesso.

Capítulo 4: Processo Avaliativo:

4.1 Critérios Avaliativos.
4.2 Tipo e Procedimentos na Avaliação.
4.3 Instrumentos de Avaliação.
4.4 Autoavaliação.

Capítulo 5: Processo Avaliativo mediado pelas Tecnologias:

5.1 Indicadores no processo avaliativo.
5.2 Vantagens dos Instrumentos Avaliativos no Ambiente Virtual.
5.3 Desvantagens dos Instrumentos Avaliativos no Ambiente Virtual.
5.4 Como criar um processo avaliativo em um Ambiente Virtual.

 

Capítulo 1: Educação e profissão

1.1 A educação e as mudanças profissionais
1.2 O professor no contexto de um futuro cada vez mais próximo
1.3 Preparação dos professores para o uso dos recursos tecnológicos

Capítulo 2: Mídias Integradas

2.1. Como utilizar as mídias de forma integrada
2.2. Crescimento do uso de recursos abertos na educação
2.3. Tecnologias e comunicação virtual, uma evolução no ensino

Capítulo 3: Mídias e Aprendizagem

3.1. Redes de aprendizagem
3.2. Uso da Tecnologia para apoio à pesquisa
3.3. Uso de blogs na escola

Capítulo 4: Tecnologias e Educação

4.1. Tecnologia para comunicação e publicação
4.2. Desenvolvimento de projetos
4.3. Produção compartilhada

Capítulo 5: Tecnologia e conexão

5.1. A escola em conexão com o mundo
5.2. Ambientes presenciais conectados
5.3. Ambientes virtuais de aprendizagem

 

 

Capítulo 1: Conceitos e objetivos de Tecnologia Assistiva.

1.1 Legislações Brasileiras e Internacionais.
1.2 Categorias de Tecnologia Assistiva.
1.3 Tecnologia assistiva e sua classificação.
1.4 Avaliação, prescrição e treino de equipamentos de tecnologia assistiva.

Capítulo 2: Aplicação de Tecnologias Assistivas e Vida Cotidiana.

2.1 Auxílios para a vida diária.
2.2 Comunicação aumentativa (suplementar) e alternativa.
2.3 Recursos de acessibilidade ao computador.
2.4 Acessibilidade e o conceito de desenho universal.

Capítulo 3: Aplicação de Tecnologias Assistivas e Qualidade de Vida.

3.1 Projetos arquitetônicos para acessibilidade.
3.2 Órteses e próteses.
3.3 Auxílios de mobilidade.

Capítulo 4: Aplicação de Tecnologias Assistivas na Inclusão.

4.1 Tecnologia assistiva nas deficiências e incapacidades relacionadas ao movimento humano.
4.2 O uso das Tecnologias assistivas em sala de aula.
4.3 Auxílios para cegos ou com visão subnormal.
4.4 Auxílios para surdos ou com déficit auditivo.

Capítulo 5: Recursos para Tecnologias Assistivas.

5.1 Recursos com materiais economicamente acessíveis.
5.2 Softwares de acessibilidade.
5.3 Ferramentas Web 2.0.
5.4 Aplicativos para dispositivos móveis.

 

Capítulo 1:

1.1 O que é Ead?
1.2 A história da Ead.
1.3 Marco histórico da legislação pós LDB/96

Capítulo 2:

2.1 Estrutura e funcionamento da Ead
2.2 Os sujeitos na modalidade
2.3 Teoria e prática da Ead
2.4 Comparações sobre as definições da educação à distância

Capítulo 3:

3.1 Aplicações sobre os diferentes ambientes de aprendizagem
3.2 O uso das tecnologias na Ead – conceitos e fundamentos
3.3 Avaliações de aprendizagem

Capítulo 4:

4.1 Níveis de Educação a Distância
4.2 Programas e cursos aplicáveis a Ead
4.3 Mídias e materiais didáticos na Ead

Capítulo 5:

5.1 As tecnologias da informação e da comunicação aplicadas a Ead
5.2. Diferentes modos de ver a tecnologia
5.3 Educação em rede

 

Capítulo 1: O sujeito em diálogo com a cultura:

1.1. Definição de sujeito.
1.2. O(s) sujeito(s) e suas relações culturais.
1.3. O(s) sujeito(s) e as diversidades culturais.

Capítulo 2: A inclusão e legislação:

2.1. Legislação e o contexto étnico racial.
2.2. Relações de gênero.
2.3. Religiões e alteridade.

Capítulo 3: As escolas do século XXI em perspectiva (inclusiva?):

3.1. Cotidiano escolar.
3.2. Escola e formação.
3.3. Múltiplos olhares sobre a escola.

Capítulo 4: As fronteiras no âmbito escolar:

4.1. Direitos Humanos e escola.
4.2. Migração e espaço escolar.
4.3. Interdisciplinaridade na escola.

Capítulo 5: Desafios para um mundo inclusivo:

5.1. BNCC e educação inclusiva.
5.2. Tecnologias digitais e inclusão.
5.3. Mundo do trabalho e inclusão.

 

Capítulo 1: Projetos Engajadores na Educação.

1.1 Características de Projetos Engajadores.
1.2 Desenvolvimento de Projetos que Estimulam o Engajamento.
1.3 Impacto do Engajamento nas Metodologias Ativas.

Capítulo 2: Aplicação de Tecnologias na Educação.

2.1 Conceito e Princípios Tecnologias Educacionais.
2.2 Impacto da Tecnologia no Processo de Ensino e Aprendizagem.
2.3 Adoção de Tecnologias em Projetos Educacionais.
2.4 Inteligência Artificial na Educação.

Capítulo 3: Planejamento e Implementação de Projetos Educativos Inovadores.

3.1 Estratégias de Planejamento de Projetos Inovadores.
3.2 Integração de Metodologias Ativas e Inteligência Artificial.
3.3 Desafios e Oportunidades na Implementação.

Capítulo 4: Avaliação e Melhoria de Projetos na Educação Inovadora.

4.1 Avaliação de Impacto das Metodologias Ativas e Inteligência Artificial.
4.2 Feedback e Aprimoramento Contínuo de Projetos Engajadores.
4.3 Lições Aprendidas e Boas Práticas na Educação Inovadora.

Capítulo 5: Modelos de Projetos.

5.1 Exemplos e inspirações de projetos para Educação Infantil.
5.2 Exemplos e inspirações de projetos para Ensinos Fundamentais.
5.3 Exemplos e inspirações de projetos para Ensino Médio.
5.4 Exemplos e inspirações de projetos para Ensino Superior.

 

Capítulo 1: Papel da Gestão em Ambientes Educacionais Digitais:

1.1. Definição de Metas Educacionais
1.2. Tomada de Decisões de Tecnologia

Capítulo 2: Abordagens e Trilhas Curriculares Personalizadas:

2.1. Adaptação Curricular
2.2. Avaliação de Desempenho Educacional

Capítulo 3: Gestão de Práticas Pedagógicas Inter/Transdisciplinares em Ambientes Digitais:

3.1. Integração de Tecnologia nas Práticas Pedagógicas.
3.2. Promoção da Colaboração e Criticidade.

Capítulo 4: Desafios Sociais e Gestão da Aprendizagem Digital:

4.1. Equidade Digital
4.2. Envolvimento da Comunidade

Capítulo 5: Competências Profissionais e Formação Docente em Ambientes Tecnológicos Digitais:

5.1. Identificação de Competências Necessárias
5.2. Desenvolvimento de Programas de Formação

 

Capítulo 1: Transformação Educacional: Experiências Práticas e Empreendedorismo Social em
Ambientes Digitais.

1.1 Service Learning e Empreendedorismo Social: Desenvolvendo Competências em Ambientes Virtuais.
1.2 Exploração das práticas transformadoras de aprendizagem em comunidades online.
1.3 Desenvolvimento de habilidades socioemocionais e empreendedoras em um contexto digital.

Capítulo 2: Comunicação Multicanal na Educação Contemporânea.

2.1 Educação Ubíqua e Multicanal: Maximizando a Comunicação em Ambientes Educacionais.
2.2 Integração de canais de comunicação para uma experiência educacional coesa.
2.3 Utilização de tecnologias para otimizar a comunicação em ambientes educacionais modernos.

Capítulo 3: Inovação Educacional: Disrupção Digital e Novos Paradigmas Educacionais.

3.1 Disrupção e Inovação em Modelos Educacionais: Rumo à Educação do Futuro.
3.2 Análise dos impactos da transformação digital na redefinição de modelos educacionais.
3.3 Estratégias inovadoras para moldar uma educação mais dinâmica e eficiente.

Capítulo 4: Educação 100% Online e Modelos Híbridos: Desafios e Estratégias
para um Mundo Digital.

4.1 Educação 100% Online e Híbrida: Desafios e Oportunidades na Era Digital.
4.2 Superando obstáculos no ensino totalmente online.
4.3 Integração eficaz de ambientes virtuais e presenciais para uma
experiência de aprendizado enriquecedora.

Capítulo 5: Metodologias Ativas e Colaboração Interdisciplinar na Educação Digital
do Século XXI.

5.1 Metodologias Ativas na Educação Digital e Modelos Interdisciplinares: Inovando na
Aprendizagem Contemporânea.
5.2 Implementação de estratégias ativas em ambientes virtuais.
5.3 Colaboração interdisciplinar e cocriação de conhecimento para impulsionar a inovação
na educação digital.

 

Profissionais graduados e licenciados em cursos voltados ao ensino e práticas pedagógicas que tenham
interesse na atuação com as Tecnologias Aplicadas à Educação.

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